10 itens para checar no carro antes de viajar no Carnaval
O Carnaval chegou e tem gente que vai aproveitar para aproveitar o feriado com a família ou amigos, certo? Mas para aproveitar a folia é preciso pegar a estrada com seu veículo, com isso não dá para deixar de tomar alguns cuidados básicos com ele.
Seja no litoral, interior ou até mesmo nas grandes cidades, dois foliões não faltam: sol e chuva. Com o verão até o fim de março, as altas temperaturas e a intensidade das chuvas podem ser os vilões da folia.
Você também pode se interessar:
- VW Tera aparece antes do Carnaval com traseira à lá Peugeot e motor de Up!
- Rodízio de veículos de São Paulo está suspenso no carnaval?
- Motorizado ou na base do empurra? Como se move um carro alegórico
- Rodízio de veículos de São Paulo está suspenso no carnaval?
No caso do calor, os componentes do carro sofrem mais do que o normal, enquanto a água da chuva vai exigir pneus em bom estado. Dessa forma, a Mobiauto preparou 10 pontos importantes para se verificar no carro antes de colocar as malas no porta-malas.
10. Lubrificante do motor
Vale antes de ligar o carro e partir para a estrada dar uma olhada no nível do óleo do motor. A maioria dos motores costuma trabalhar a 90° C, mas as altas temperaturas podem exigir ainda mais das engrenagens.
Por isso, a lubrificação atua para o funcionamento, sendo algo vital para a saúde do motor, sendo ainda completada pelo item seguinte que você deve verificar.
9. Sistema de arrefecimento
Seja o líquido específico de arrefecimento, o mais indicado, ou água desmineralizada, é essencial completar o radiador. Assim como verificar o estado em que o suporte do líquido está. Com as altas temperaturas, um vazamento pode acarretar na temperatura acima do que o motor deve trabalhar e deixar você parado na estrada com aquela fumaça saindo do capô. Caso haja algum problema, é perigoso até o motor fundir e causar um prejuízo grande.
8. Pneus
Você pode ter os freios em perfeito estado, mas são os pneus que serão os protagonistas no caso de uma frenagem mais brusca e uma rodagem sem sustos. Além disso, as altas temperaturas podem aumentar a pressão dos pneus e causar estouros e o consumo irregular do material. Não se esqueça de consultar o manual para ver a calibragem.
Sem falar que em caso de chuvas pesadas, comuns no verão, pneus em bom estado podem significar a diferença entre uma passagem segura pelas lâminas de água na estrada ou uma aquaplanagem que tira o controle do carro das mãos do motorista.
7. Estepe
Já verificou o estado do seu pneu de estepe? Então, olhar para o pneu guardado só quando se precisa é deixar a sorte escolher sobre a continuação da sua viagem. Sem falar que o mau estado causa riscos para segurança.
6. Bateria
O cuidado com a saúde da bateria deve ser especial não só no pré-Carnaval. Durante o trajeto e até mesmo no destino da viagem, evite estacionar o veículo em lugares com muita exposição ao sol por longos períodos. As altas temperaturas podem diminuir a vida útil da bateria.
5. Ar-condicionado
O maior aliado dentro do carro com um altas temperaturas é o ar-condicionado, principalmente se o veículo estiver parado sob intenso sol em um trânsito congestionado. Por isso, não esqueça de checar o filtro do ar e o gás que faz parte do sistema de climatização do seu carro.
4. Freios
O calor intenso pode ser inimigo do seu freio também. Além de verificar se o sistema de frenagem está apto para viagem, é preciso tomar cuidado ao pisar no pedal do freio durante a viagem. Evite deixar o pé “estacionado” no pedal por longos períodos ou frear de forma brusca, isso pode causar a perda temporária da frenagem e deixar você sem freio.
Esse tipo de situação costuma acontecer principalmente na descida de serras. Em caso de carro manual, deixar a marcha sempre engatada (usando o famoso freio-motor) divide tarefa com os freios e ajuda a não deixar o carro “na banguela”.
3. Itens de emergência
Não pense exclusivamente na alimentação. Ter um kit de primeiros socorros, água para hidratação e até para completar o sistema de arrefecimento (aqui preferencialmente desmineralizada) que trabalha bastante em dias de muito calor.
2. Sinalizações do carro
Antes de sair, confira se as luzes de freio, de seta, marcha a ré, posição (lanterna) e faróis alto e baixo estão funcionando. Para os veículos de 2023 em diante, verifique as Luzes de Posição Diurnas (DRL), pois elas são obrigatórias.
O estado das paletas do limpador de para-brisa também é essencial. A chuva chegou e a borracha muitas vezes ressecada dos limpadores não deu conta da chuva? A visibilidade vai ser prejudicada, sem falar no risco de segurança.
1. Combustível
O calor também pode acelerar a evaporação do combustível. Mas não é esse o principal problema. Calcule a autonomia e gasto do seu carro antes da viagem para ter uma margem de segurança.
Abastecer no posto de bandeira conhecida também é fundamental e pode salvar sua viagem. Afinal, a economia de alguns reais até podem satisfazer com o tanque cheio, mas o prejuízo pode ser incalculável com o uso de combustível adulterado.
Por Vinicius Moreira
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.