12 carros 1.0 mais rápidos que um Chevrolet Opala SS 4.1

Sigla SS do Opala ficou marcada como sinônimo de esportividade para o icônico da GM
Vinicius Moreira
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02.03.2025 às 10:42 • Atualizado em 31.03.2025
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Sigla SS do Opala ficou marcada como sinônimo de esportividade para o icônico da GM

O Chevrolet Opala possui toda uma legião de fãs que ultrapassou a barreira das gerações em que o modelo foi vendido (1968-1992). Por outro lado, os carros com motores 1.0 também apresentaram desempenho fraco e são válidos apenas por conta do baixo consumo de combustível.

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Por isso, comparar esses dois mundos pode parecer estranho, mas a Mobiauto separou 12 veículos que mostram como os atuais propulsores 1.0 evoluíram a ponto de deixar para trás um Opala “seis canecos” de 138 cavalos de potência em um teste de 0 a 100 km/h.

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Chevrolet Opala SS - Ficha técnica

Motor: dianteiro, longitudinal, 6 cilindros em linha, aspirado, carburado
Potência:  138 cv a 4 000 rpm
Torque:  29 mkgf a 2 400 rpm
Câmbio:  manual de 4 marchas, tração traseira
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,8 s
Velocidade máxima : 170 km/h

Não que 12,8 segundos para chegar aos três dígitos no velocímetro seja lento, afinal, para o início dos anos 70, era um número de encher os olhos. O ponto é que com motores de três cilindros, auxiliados pela turbina, fazem dos modelos 1.0 até rápidos. Confira a lista:

12. Chevrolet Tracker

Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros, 16V, turbo, flex
Potência: 117/121 cv (G/E)
Torque:  18,3 kgfm e 18,9 kgfm (G/E)
Câmbio: automático de seis marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,9 segundos
Velocidade máxima: 177 km/h

11. Chevrolet Onix

A versão hatch do Onix não tem motor turbo com câmbio manual. Mesmo assim, a variante LT AT já fica quase na casa dos 10 segundos para chegar aos 100 km/h.

Motor: 1.0 turbo flex, dianteiro, transversal, 12V, comando de válvula variável.
Potência:
116 cv a 5.500 rpm
Torque:
16,8/16,3 kgfm de torque (E/G) a 2.000 rpm
Câmbio:
automático de seis marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h:
10,7 s
Velocidade máxima:
187 km/h

10. Chevrolet Onix Plus

Como na versão hatch do Onix, a carroceria sedan não faz tanta diferença assim e o compacto embala bem contra o irmão mais velho de montadora.

Motor: 1.0, dianteiro, transversal, turbo, flex, 3 cilindros em linha, injeção direta, comando duplo de válvula.
Potência:
até 121 cv (Gasolina/Eanol)
Torque:
Até 18,3 kgfm (G/E)
Câmbio:
manual de seis marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h:
10,4 segundos
Velocidade máxima:
187 km/h

9. VW Polo

VW Polo

O VW Polo é vendido em oito versões ao todo, mas apenas algumas são elegíveis para essa lista. Estamos falando de tudo equipado com o motor 170 TSi. Para o 0 a 100 km/h, existe uma pequena diferença de 0,4 segundos entre a versão com câmbio manual e automático.

Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros 12V, turbo, flex, injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas no cabeçote com variação na admissão e escape, acionado por correia dentada.
Potência: 116 cv (E) / 109 cv (G) - 5.000rpm
Torque: 16,8 kgfm (E/G) 1.750-4.500 rpm (E)/ 1.750-4.250 rpm (G)
Câmbio: manual de cinco marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,1 s (E/ G)
Velocidade máxima: 195 km/h (E) / 190 km/h (G)

8. VW Nivus

VW Nivus

O Volkswagen Nivus ganhou um novo visual e até truque para ficar mais rápido e econômico. Mesmo assim, o 0 a 100 km/h encontra o mesmo tempo, o que não é ruim, já que ele também fica abaixo do tempo do Opala SS.

Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12V, turbo, flex, duplo comando de válvulas com variação na admissão, injeção direta.
Potência: 116/128 cv a 5.500 rpm (G/E)
Torque: 20,4 kgfm de 2.000 a 3.500 rpm (G/E)
Câmbio: automático, 6 marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,5/9,9 segundos (G/E)
Velocidade máxima: 192 km/h (G/E)

7. VW T-Cross

VW T-Cross

Com o mesmo 200 TSI do Nivus, o T-Cross é outro que se encaixa nessa lista e olharia o Opala pelo retrovisor na arrancada.

Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros 12V, flex, injeção direta
Potência:  
116/128 cv a 5.500 rpm (G/E)
Torque: 
 20,4 kgfm de 2.000 a 3.500 rpm (G/E)
Câmbio: 
automático, 6 marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10 segundos Velocidade máxima : 192 km/h

6. Renault Kardian

O Renault Kardian é um SUV que conta com motor turbo de três cilindros. Além da versão automática que fica abaixo dos 10 segundos para chegar aos 100 km/h, a variante de entrada com câmbio automático não faz feio e precisa de 11,4 s.

Motor:  1.0, dianteiro, transversal, turbo, flex, 3 cilindros em linha, 12V, injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas variável
Potência:  120/125 cv (G/E) a 5.000 rpm
Torque:  20,4/22,4 kgfm (G/E) a 2.000 rpm/2.250 rpm
Câmbio: mecânica dupla embreagem (banhada a óleo), 6 marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,9 segundos
Velocidade máxima : 180 km/h

5. Fiat Strada

O carro mais vendido no Brasil nos últimos três anos também pode integrar essa lista. Desde que ele esteja equipado com o motor turbo estreado pelo Fiat Pulse.
Motor:  1.0, dianteiro, transversal, turbo, flex, 3 cilindros em linha, 12V, injeção direta de combustível.
Potência:  125/130 cv (G/E) a 5.750 rpm
Torque:  20,4 kgfm (G/E) a 1.700 rpm
Câmbio: CVT automático, simulação de 7 marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,5 segundos
Velocidade máxima : 180 km/h

4. Fiat Fastback

O SUV cupê também é uma versão esportiva para chamar de sua, que é a Abarth. No entanto, nessa variante o motor é o T270, um 1.3 de quatro cilindros. Mas já nas versões com motor 1.0 de três cilindros, o SUV já supera o Opala. 

Motor:  1.0, dianteiro, transversal, três cilindros, 12V, turbo, flex, duplo comando de válvulas, injeção indireta
Potência:  125/130 cv (G/E) a 5.750 rpm
Torque:  20,4 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: automático do tipo CVT, 7 marchas simuladas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,4 segundos (E) / 9,5 segundos (G)
Velocidade máxima : 194 km/h

3. Fiat Pulse

O Fiat Pulse foi o primeiro carro do grupo Stellantis a estrear o motor T200 no Brasil. Esse propulsor turbo não tem apenas bons números de consumo, como mostra para o que veio.

Motor:  1.0, dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12V, turbo, flex, duplo comando de válvulas com variação inteligente na admissão (MultiAir III), injeção direta de combustível, taxa de especificações 10,5:1
Potência:  125/130 cv (G/E) a 5.750 rpm
Torque:  20,4 kgfm (G/E) a 1.700 rpm
Câmbio: automático, CVT, 7 marchas simuladas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,7/9,4 segundos (G/E)
Velocidade máxima : 187/189 km/h (G/E)

2. Peugeot 208

O hatch da marca francesa passou por uma reestilização em 2024. Apesar do visual esportivo da versão Style, são as opções de topo, Active e GT, que superam o Opala. 

Motor:  1.0, dianteiro, transversal, três cilindros, 12V, turbo, flex, duplo comando de válvulas, injeção indireta
Potência:  125/130 cv (G/E) a 5.750 rpm
Torque:  20,4 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: automático do tipo CVT, 7 marchas simuladas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9 segundos (E) / 9,2 Segundos (G)
Velocidade máxima : 205 km/h

1. Citroen C3 You!

Ó C3 você! é a única versão do hatch que vem equipada com motor turbo. Por isso, o modelo da marca francesa é mais um que a bateria do icônico Opala.

Motor:  1.0, dianteiro, transversal, três cilindros, 12V, turbo, flex, duplo comando de válvulas, injeção indireta
Potência:  125/130 cv (G/E) a 5.750 rpm
Torque:  20,4 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: automático do tipo CVT, 7 marchas simuladas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9 segundos (E) / 9,2 Segundos (G)
Velocidade máxima : 205 km/h

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