Novo VW Tera: como é o carro que vai abrir o carnaval do Rio de Janeiro
Depois de anos, especulações sobre nomes, projeções e flagras, finalmente o novo VW Tera 2026 vai dar as caras. Com isso, é fato que o novo SUV compacto da Volkswagen será um dos principais lançamentos do ano, vindo para concorrer num segmento disputado. A novidade vai abrir o carnaval do Rio de Janeiro, pois será apresentado neste final de semana em plena avenida Marquês de Sapucaí.
Com isso, teremos um dos principais lançamentos do ano durante o carnaval carioca, onde o VW Tera será revelado – e que contará também com a cobertura da Mobiauto. Baseado na plataforma MQB A0, a mesma dos irmãos Polo, Virtus, Nivus e T-Cross, o novo VW Tera será o rival da marca alemã para o Fiat Pulse e Renault Kardian.
Visual
Nesta semana, a Volkswagen revelou mais alguns detalhes do novo VW Tera 2026 em plena Avenida Marquês de Sapucaí, palco do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. O SUV compacto vai dar as caras por lá depois de anos de espera, tanto que será o lançamento mais importante da marca depois do Nivus.
Visualmente, o novo VW Tera contará com a linguagem de design atual da marca com linhas mais limpas, mas ainda terá um estilo próprio. Isso ficou evidente tanto pelas imagens que registramos do modelo escondido atrás de um painel de LED no Rock in Rio 2024 quanto pelas imagens do SUV rodando na neve no exterior.
Dito isso, podemos falar que o Tera aparentemente terá um estilo mais bombado que os concorrentes Fiat Pulse e Renault Kardian, mesmo que seu comprimento seja um pouco considerável, enquanto os faróis terão perfil mais afilado com assinatura diferente da gama Polo e Nivus (com LED dividido), enquanto a grade será mais estreita – bem parecida com o que temos no Taos novo vendido no exterior.
Quando vamos para a traseira, as fotos de flagra do SUV rodando na neve nos leva a acreditar que o Tera contará com lanternas interligadas por uma barra de LED, mas não considere, pois suas lanternas serão similares ao do Polo, porém mais estreitas e com uma régua em black piano. Essa peça vai reforçar a sensação de largura do modelo, que terá ainda rodas de 17 polegadas nas versões mais caras, mas as mais básicas vão contar com calotas.
Infelizmente, não houve qualquer flagra da cabine de forma que fosse identificar mudanças ou se o novo Tera compartilhará o mesmo painel do Polo tal qual como o Nivus. É esperado que o novo SUV traga o painel de instrumentos de 8 polegadas, enquanto a multimídia deverá ser a famosa VW Play de 10,1 polegadas com suporte a Android Auto e Apple CarPlay com conexão sem fio.
O porte do VW Tera
Quando fazer sua estreia dia 2 de março, o novo VW Tera chegará para complementar a gama de SUVs da Volkswagen e será o mais barato da linha, ficando abaixo do Nivus. Seu porte deverá ficar na casa dos 4,10 metros de comprimento, portanto, um pouco maior que os 4,07 m do Polo. A largura deverá passar de 1,75 m do hatch, enquanto a distância entre-eixos de 2,56 m deverá ser a mesma.
Fica a dúvida quando a capacidade do porta-malas, mas podemos esperar algo pouco além dos 300 litros do Polo. Para efeito de comparação, o irmão tcheco Skoda Kylaq tem 466 litros de capacidade, litragem otimista que considera até a linha do teto, enquanto no Brasil é até a linha do vidro.
O motor do VW Tera
Como o VW Tera vai fazer sua estreia como um SUV de base e posicionado logo acima do Polo e abaixo do Nivus, podemos esperar duas motorizações. Nos modelos mais básicos, que poderão ser apresentados pela marca em um segundo momento, o SUV deverá contar com o 1.0 aspirado flex de três cilindros que rende até 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque. Vale lembrar que a informação de que o modelo teria motorização 1.0 MPI foi publicada primeiramente pelo jornalista Leonardo Felix, do site Autoesporte.
As demais contarão com o famoso motor 1.0 turbo flex debaixo do capô, mas calibrado na forma do 170TSI que entrega até 116 cv e 16,8 kgfm de torque. O câmbio deverá ser manual ou automático, assim se preparando principalmente em relação ao Renault Kardian que oferece tais opções. Já a variante 1.0 MPI deverá ter apenas transmissão manual. Obviamente não podemos descartar um possível Tera 200 TSI com 128 cv e 20,4 kgfm.
Preços do VW Tera
Quando fazer sua estreia no carnaval do Rio de Janeiro, o VW Tera aumentará a gama de SUVs da Volkswagen. Assim ela ficará nesta ordem: Tera, Nivus, T-Cross, Taos e Tiguan. Vale dizer que o Nivus Comfortline custa hoje R$ 143.490, portanto o Tera deve ficar abaixo disso, com possíveis preços entre R$ 100.000 e R$ 135.000.
Com produção na fábrica de Taubaté (SP), o novo VW Tera será o responsável por aumentar o volume de produção da marca no Brasil e consequentemente de suas vendas. Agora é aguardar ele finalmente dar as caras, algo que acontece neste domingo com cobertura da Mobiauto.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.