GWM Tank 300: 7 truques geniais do SUV contra Toyota SW4 e Trailblazer
A linha Tank da GWM promete chegar com força no segmento de SUVs off-road brasileiro, e sua vinda parece cada vez mais próxima. Isso porque um GWM Tank 300 foi flagrado recentemente no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), pelo portal @supercarroscampinas, após chegar do exterior.
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A chegada do SUV híbrido aqui já não era segredo, mas o flagra indica uma proximidade maior para o lançamento. O que corrobora com isso também é o planejamento de expansão da empresa no mercado brasileiro, que abarca novos lançamentos e até a possibilidade de uma segunda fábrica no estado de Santa Catarina, já que a primeira entrará em atividade ainda este ano em Iracemápolis (SP).
Como já foi falado, o carro vem com objetivo de fazer frente no segmento de SUVs do porte de Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer. Mas será que o Tank 300 tem o necessário para entrar nessa briga? Conheça os diferencias do SUV chinês para brigar no segmento.
Mecânica híbrida
Diferentemente de SW4 e Trailblazer, o GWM Tank 300 não trará motorização turbodiesel, mas um sim completamente híbrido, o qual combina o propulsor 2.0 a gasolina a um elétrico alimentado por uma bateria de 1,75 kWh.
O rendimento do conjunto motriz é de 341 cv de potência e 64,7 kgfm de torque, números que colocam o SUV chinês acima de suas concorrentes, pelo menos no quesito potência do motor (200 cv para Trailblazer e 204 cv para SW4).
Câmbio automático e tração integral
Apesar de se destacar por possuir uma tração 4x4, ela também está presente em seus concorrentes. Agora, o que o Tank 300 apresenta de diferencial em seu conjunto motriz é sua transmissão automática de nove marchas simuladas, o qual se destaca em relação ao câmbio de seis marchas presentes nos SUVs da Chevrolet e Toyota.
Bloqueio de diferencial
O bloqueio de diferencial é um recurso muito utilizado na mecânica de veículos offroad, e com o Tank 300 não é diferente. O veículo possui o recurso em sua traseira e dianteira, e permite que as rodas tanto direitas quanto esquerdas andem em velocidades iguais em pisos de menor aderência.
Apesar de ser uma função comum para veículos do segmento, nem todos o possuem na traseira e na dianteira, como é o caso da SW4.
Design robusto
O que chama atenção logo ao bater os olhos no Tank 300 é seu design. O visual segue um padrão diferente de outros veículos da GWM no Brasil, com cara mais de Jipão mesmo, com formas mais quadradas, semelhantes ao do icônico Mercedes-Benz G63.
Essa aparência é uma das marcas da linha Tank e faz do carro uma boa pedida para aqueles que preferem visual mais tradicional para o fora de estrada, a qual não se faz presente em SW4 e Trailblazer.
Tecnologia embarcada
O visual mais conservador na parte externa não se repete dentro da cabine. Por lá, o nível de acabamento é digno de um modelo chinês, com quadro de instrumentos e central multimídia integradas em duas telas de 12,3 polegadas, carregamento por indução, bancos de couro, rodas aro 18, sistema ADAS e volante feito de material específico que proporciona maior aderência para as mãos do motorista em terrenos off-road.
Ângulos de entrada e saída
Os ângulos de ataque e saída do veículo são de 33° e 34°, além de vão livre do solo de 22,4 cm e capacidade de imesão na água até 70 cm. Números que deixam o SUV ainda mais preparado para o off-road.
Para efeitos de comparação, o Tank 300 supera seus futuros rivais, tanto nos ângulos de ataque como os de saída, na SW4 eles são respectivamente de 29° e 25° e de 30° e 19,4° na Trailblazer.
Preço menor que concorrentes
Ainda não há nenhum tipo de confirmação de preço para o Tank 300, mas dado seu preço de $ 899.900 no México (R$ 273 mil na conversão direta), espera-se que o SUV saia no mínimo por R$ 350 mil.
Mesmo que o preço seja acima disso, o Tank 300 poderá competir com os concorrentes TrailBlazer e SW4, que custam R$ 379.990 e R$ 368.550, respectivamente.
Flagra: @supercarroscampinas