Jeep Renegade e Commander serão híbridos na linha 2026, mas Compass não
Os Jeep Renegade e Commander ganharão o sistema 48V MHEV na linha 2026. A informação foi antecipada pelo jornalista Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos. Os modelos também ganharão discretas reestilizações para marcar a novidade mecânica.
Falando na reestilização, deverá se restringir a mudanças em para-choques, desenhos internos dos faróis, novos arranjos nas lanternas traseiras e melhorias pontuais no interior.
Você também pode se interessar por:
- Por que o Compass diesel saiu de linha e o Commander não
- Jeep aplica promoção para vender mais Renegade, Compass e Commander
- Jeep Renegade 2025: o que mudou no consumo do SUV após perder potência
- Novo Jeep Compass já tem data para apresentar seu novo visual
O sistema em questão é consideravelmente mais forte que o utilizado pelos Fiat Pulse e Fastback, que utilizam um sistema de 12V. A grande diferença está no motor elétrico. Nos Fiat o propulsor possui apenas 4 cv sem a capacidade de tracionar as rodas.
Já no sistema que será usado por Fiat Toro, Jeep Renegade e Commander, o motor elétrico tem 28 cv e 5,6 kgfm de torque e pode tracionar as rodas em determinados momentos, como na partida inicial, saídas de semáforos e auxílio na hora de fazer uma ultrapassagem.
Além do sistema híbrido, todos os carros que adotarem o novo sistema, que sempre será ligado ao motor 1.3 turbo de 176 cv e 27,5 kgfm de torque, trocarão a transmissão.
No lugar da atual transmissão automática de seis marchas, a Stellantis adotará um câmbio automatizado de dupla embreagem batizado de eDCT. Segundo o Autos Segredos, essa transmissão suporta até 36,6 kgfm de torque e será utilizada também na nova geração do Jeep Compass.
Por falar em Jeep Compass, ele será o único Jeep nacional a não adotar o sistema de 48V. Isso por conta da chegada da nova geração. A Stellantis entende que não faria sentido o custo de implementação em SUV que trocará de geração em breve.
Dessa forma, apenas quando a nova geração do SUV médio chegar, algo previsto para final de 2026 ou início de 2027, o modelo terá configurações híbridas. Vale lembrar que a nova geração deverá aparecer em breve na Europa.
Por Renan Rodrigues
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.