Ford F-150 é a nova picape mais potente do Brasil. Veja versões, itens e fotos

Picape mais vendida dos EUA chega ao Brasil para enfrentar a Ram 1500 em duas versões, mas os preços ainda são um mistério
Camila Torres
Por
10.02.2023 às 14:00 • Atualizado em 19.04.2023
Picape mais vendida dos EUA chega ao Brasil para enfrentar a Ram 1500 em duas versões, mas os preços ainda são um mistério

O portfólio de picapes da Ford acabou de ganhar mais uma integrante no Brasil, e de peso. Após anos de espera, a F-150 finalmente foi lançada em nosso mercado. 

Agora, os simpatizantes dessa picape grandalhona, cuja família é o modelo mais vendido nos Estados Unidos há décadas, não precisam mais recorrer à importação independente para levá-la para casa, pois a partir da próxima terça-feira (14) ela será vendida oficialmente nas concessionárias da marca.

A Ford F-150 é esperada há anos pelos brasileiros fãs de picapes grandes, tão populares nos EUA. Enquanto a marca ponderava sobre trazer a F-150 para o Brasil, importadores independentes não perdiam tempo. Até que a Ram 1500 chegou por aqui para atender este público. 

Picape mais vendida dos EUA chega ao Brasil para enfrentar a Ram 1500 em duas versões, mas os preços ainda são um mistério

Talvez você também se interesse:

Primeira unidade do novo Ford Mustang é leiloada por R$ 2,8 milhões
Ford Maverick híbrida pode ter o mesmo preço da versão a combustão
8 picapes e utilitários que serão lançados em 2023 com preço estimado
As 10 picapes mais econômicas do Brasil em 2023
 

Com a rival há dois anos no nosso mercado, a Ford decidiu que era hora de enfrentá-la em outro território. Afinal, nos EUA, a Ford F-150 é líder absoluta há 41 anos. Mas será que no Brasil terá a mesma vantagem sobre a 1500? 

Ela chega por aqui em duas versões: Lariat e Platinum, ambas com motor do Mustang, muitos mimos, assistentes de condução e requinte digno de marca de luxo. Preços? Esses a fabricante decidiu ainda não revelar... Confira abaixo, versões, itens de série e dados técnicos da nova picape grandalhona do mercado.


Como é a Ford F-150?

Picape mais vendida dos EUA chega ao Brasil para enfrentar a Ram 1500 em duas versões, mas os preços ainda são um mistério

Nosso contato com a nova F-150, por enquanto, deu-se com a picape estacionada. Porém, o que todos já esperavam se confirmou: ela chega com o motor 5.0 V8 Coyote a gasolina do Mustang. Com isso, ela rouba da Ram 1500 o título de picape mais potente do Brasil.

São 405 cv de potência a 6.000 rpm, 5 cv a mais que a 1500, sendo 56,7 kgfm de torque a 4.250 rpm (exatamente o mesmo torque da picape da Ram). Porém, no 0 a 100 km/h oficial, a F-150 ela leva uma pequena desvantagem, precisando de 7,1 segundos, contra 6,4 segundos da rival. 

Durante a apresentação, executivos da Ford foram questionados por que a Ford não trouxe nenhuma versão a diesel, e a resposta foi por conta dos custos de adaptação para a marca e para o consumidor.

Leia também: Fiat Landtrek: picape média da marca italiana vem aí para assustar a Hilux

Na verdade, trata-se de legislação. Para ter motor a diesel no Brasil, uma picape precisa ser homologada para aguentar pelo menos 1 tonelada de carga na caçamba, o que nenhum desses modelos do porte da F-150 ou da Ram 1500 consegue nos EUA. Afinal, são produtos mais voltados a transporte de reboque.

Por ser a gasolina, a F-150 tem consumo de 6,3 km/litro na cidade e 8,6 km/litro na estrada, segundo o Inmetro. Veja os dados completos do motor:

Motor: 5.0, dianteiro, longitudinal, 8 cilindros em V, 32V, aspirado, gasolina, injeção direta, duplo comando variável de válvulas, bloco e cabeçote de alumínio
Potência: 405 cv a 6.000 rpm
Torque: 56,7 kgfm a 4.250 rpm
Câmbio: automático, 10 marchas
Tração: tração integral de duas velocidades AWD com travamento mecânico 4WD
0 a 100 km/h: 7,1 segundos
Velocidade máxima: 174 km/h (limitados eletronicamente)
Consumo (Inmetro): 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada
Suspensão: dianteira independente Double Wishbone e traseira com eixo rígido e feixe de molas. 

Leia também: Primeiro GWM nacional será picape híbrida flex mais forte que VW Amarok V6


Qual a capacidade da caçamba e de reboque da Ford-F150?

Picape mais vendida dos EUA chega ao Brasil para enfrentar a Ram 1500 em duas versões, mas os preços ainda são um mistério

A capacidade de carga da caçamba da Ford F-150 é de 728 kg na versão Lariat e 681 kg na configuração mais cara, Platinum. Já a capacidade volumétrica do compartimento fica em 1.370 litros para ambas. 

Como dissemos, picapes grandes como esta têm capacidade de carga muito parecida com a de picapes compactas brasileiras. A da 1500 ainda é menor, apenas 610 kg. Isso porque todas focam na capacidade de reboque, que na F-150 chegam a 3.515 kg, ainda distantes das 5 toneladas que a Ram 1500 é capaz de puxar.

Picape mais vendida dos EUA chega ao Brasil para enfrentar a Ram 1500 em duas versões, mas os preços ainda são um mistério

Quem já conhece o segmento de picapes grandes sabe bem que o espaço interno é quase um apartamento. Sem contar os porta-objetos generosos, na versão Platinum, tem até um compartimento que pode ser colocar sob o console para usar como mesa de escritório ou para fazer uma refeição.

Ford F-150 2023 - Dimensões: 5.884 mm de comprimento, 3.694 mm de entre-eixos, 2.089 mm de largura, 1.962 mm de altura, 136 litros de tanque de combustível; capacidade de carga, 728 kg (Lariat) ou 681 kg (Platinum); volume da caçamba, 1.370 litros; capacidade de reboque, 3.515 kg.

Leia também: Nova Ford Ranger: como e quando a “mini F-150” vem para peitar a Hilux


Ford F-150 2023: versões e itens de série

Picape mais vendida dos EUA chega ao Brasil para enfrentar a Ram 1500 em duas versões, mas os preços ainda são um mistério

A Ford informou que vai revelar os preços das duas versões da F-150 somente mais próximo à pré-venda do modelo. Mas, considerando o valor da Ram 1500 (R$ 456.000) e que o Mustang já custa R$ 566.300, podemos esperar uma versão de entrada picape entre R$ 460.000 a R$ 480.000. E a topo de linha, acima de R$ 500.000.

Durante o lançamento, a Ford também não quis revelar quantas unidades pretende trazer para o Brasil ou uma estimativa de vendas. Apenas se limitou a informar que o tempo de espera da picape será de 90 a 120 dias.

Dentre os itens de série da Ford F-150 chamam atenção na versão Lariat, a escada de acesso à caçamba com apoio para mão, o conjunto de faróis e lanternas todo em LED, o aquecimento dos bancos, o teto solar panorâmico e o sistema de som premium Bang & Olufsen de oito alto falantes. 

Leia também: Flagra: Ram 1200 nacional surge com peças de Commander, Renegade e Toro

Além da parte estética e conforto, se destaca o pacote de assistente a condução que vem de série desde a versão de entrada e inclui: assistente autônomo de frenagem (com detecção de pedestres), câmera de ré com detecção de objetos e assistente de engate, monitoramento de ponto cego, assistente em cruzamentos com sistema de frenagem autônoma, assistente de manobras evasivas, sistema de permanência em faixa e até sistema de assistência em curvas.


Ford F-150 Lariat

Picape mais vendida dos EUA chega ao Brasil para enfrentar a Ram 1500 em duas versões, mas os preços ainda são um mistério

Preço: não divulgado

· Ganchos de reboque dianteiro

· Abertura e fechamento elétrico da porta da caçamba

· Acesso ao veículo iluminado

· BoxLink™ com (4) travas na caçamba

· Escada de acesso à caçamba

· Engate para reboque com conector de 4 pinos

· Retrovisores externos com ajuste elétrico e indicação de direção

· Luz elevada de freio (Brake-light)

· Pontos e ganchos de fixação na caçamba

· Protetor de caçamba

· Rodas de liga leve de 20" Escurecidas

· Pneus 275/60 R20 AT2

· Estribos laterais fixos

· Faróis dianteiros em LED

· Faróis de neblina em LED

· Projetores LED dinâmicos

· Faróis traseiros em LED

· Iluminação externa 360°

· Iluminação na caçamba

· Para-choques na cor do veículo

· Maçanetas e retrovisores na cor do veículo

· Ar-condicionado para a segunda fileira de bancos

· Banco do motorista com ajuste elétrico de 10 posições

· Banco do passageiro com ajuste elétrico de 8 posições

· Bancos dianteiros aquecidos/ventilados

· Bancos traseiros aquecidos

· Ajuste elétrico de altura e profundidade do volante com memória

· Ajuste elétrico de pedais com memória

· Compartimento trancável sob o banco traseiro

· "Console central com porta-objetos e descansa braço

· integrado"

· Encosto de cabeça com ajuste

· Espelho retrovisor eletrocrômico

· Iluminação interna ambiente

· Luz de leitura

· Para-brisa Acústico

· Tapetes de borracha

· Teto solar panorâmico

· 8 Airbags (dianteiros, laterais, cortinas e joelhos)

· Acendimento automático dos faróis

· Farol alto automático

· Alarme perimétrico

· Alças de segurança dianteira/traseira

· Assistente de partida em rampas (HLA)

· "Cintos de segurança traseiros laterais e central de 3

· pontos"

· Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura e pré-tensionadores

· Controle automático em descidas (HDC)

· Controle Eletrônico Anti-capotamento

· Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TCS)

· Alerta de colisão frontal

· Assistente Autônomo de frenagem (com detecção de pedestres)

· "Câmera de ré com detecção de objetos e assistente de

· engate"

· Sistema de monitoramento de ponto cego com (BLIS) cobertura de reboque

· Assistente de manobras evasivas

· Assistente em cruzamentos com sistema de Frenagem Autônoma

· Alerta de Permanência em Faixa

· Sistema de permanência em faixa

· Sensor de estacionamento traseiro

· Sensor de estacionamento dianteiro

· Sistema de Assistência de Frenagem (DBS)

· Sistema de Assistência em Curvas

· Freios a disco nas 4 rodas com ABS

· Freios ABS com EBD

· Controle de oscilação de reboque

· Sensor de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS)

· Luzes de condução diurna (DTRL)

· ISOFIX - Ganchos de fixação de cadeiras de crianças

· Protetores inferiores off-road

· Travamento elétrico da caçamba

· Travamento elétrico das portas

· Abertura das portas por código sem chave (Keypad)

· Ar-condicionado automático digital de duas zonas

· Carregador de celular por indução

· Câmeras: frontal, traseira e engate

· Câmera 360°

· Chave com sensor de presença: Acesso inteligente e Partida sem chave (Ford Power)

· Freio de mão eletrônico

· Função Auto Hold

· Painel de Instrumentos digital de 12"

· Sensor de chuva

· Tomadas de 12V (1) frontal e (1) banco traseiros

· "Tomadas 110 V (1) frontal, (1) banco traseiro e (1)

· caçamba"

· Pro Trailer assistente de reboque

· Controle de freio para reboque

· Vidros elétricos frontal / traseiro

· Vidros elétricos dianteiros com abertura e fechamento com um toque para cima/baixo

· Tela central multifuncional touch screen de 12"

· Conectividade Android Auto e Apple Car Play sem fio

· "Sistema de som premium com 8 Alto-falantes feito por

· Bang & Olufsen HD Radio™"

· Comandos de áudio e voz no volante

· Bluetooth

· Entradas USB tipo A e tipo C

· Rádio AM/FM

· Alerta de acionamento do alarme no celular

· Alertas de funcionamento do veículo

· Partida remota agendada

· Partida remota com acionamento do ar-condicionado

· Sistema de localização do veículo no celular

· "Status remoto do veículo (nível do combustível,

· hodômetro)"

· Travamento e destravamento remoto do veículo

Leia também: Ram 1500 e 2500: os custos surreais de manutenção das maiores picapes do Brasil


Ford F-150 Platinum 

Picape mais vendida dos EUA chega ao Brasil para enfrentar a Ram 1500 em duas versões, mas os preços ainda são um mistério

Preço: não divulgado 

· Luz elevada de freio (Brake-light) em LED

· Estribos laterais com acionamento elétrico

· Maçanetas, retrovisores e ganhos dianteiros cromados

· Aplique traseiro cromado com inscrição "Platinum"

· Console central com superfície de apoio

· Soleira exclusiva "Platinum"

· Sistema de som premium com 18 Alto-falantes feito por
Bang & Olufsen HD Radio™

· Volante com logo Ford cromado 

· Bancos com costuras e logo Platinum


Qual a diferença entre a Ford F-150 Lariat e Platinum?

As diferenças entre as versões da Ford F-150 estão em alguns detalhes estéticos e de conforto. A versão topo de linha Platinum ganha alguns mimos mais sofisticados, como estribos laterais elétricos e sistema de som premium com 18 alto-falantes (o dobro da Lariat). 

Além disso, a versão Lariat tem uma pegada mais esportiva, com detalhes em preto como grade e rodas escurecidas. Enquanto a Platinum segue uma linha muito mais luxuosa, apostando em diversos detalhes cromados, como a grade, a enorme faixa na traseira com o nome da versão.

Anuncie seu carro na Mobiauto 

Comentários