Fiat Landtrek: picape média da marca italiana vem aí para assustar a Hilux

Stellantis confirma que picape média da Peugeot será vendida no Brasil com a insígnia da marca italiana
LF
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01.12.2022 às 19:37
Stellantis confirma que picape média da Peugeot será vendida no Brasil com a insígnia da marca italiana

A Stellantis confirmou nesta quinta-feira (1º) que venderá uma picape média no Brasil a partir do segundo semestre de 2023. Em breve comunicado divulgado praticamente na mesma hora em que a Chevrolet anunciou a pré-venda da nova Montana, a fabricante informou que “confirma sua terceira picape para o país”, ao lado de Strada e Toro.

“O início da comercialização do novo modelo do segmento de D-picapes (média) será no segundo semestre de 2023”, diz o comunicado. “Atualmente, o veículo está em fase final de desenvolvimento nos Centros Técnicos de Engenharia da Stellantis no Polo Automotivo em Betim (MG)”, finaliza.

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O segmento D apontado pela marca é o de picapes médias, atualmente ponteado pela Toyota Hilux, mas que também possui concorrentes como Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200 Triton, Nissan Frontier e VW Amarok.

E que picape é esta? Trata-se da Peugeot Landtrek, que chegou a ser anunciara para nosso mercado sob a insígnia da marca francesa, mas teve seu lançamento aqui atrasado. O motivo agora sabemos. Ainda não está claro se esta picape será vendida apenas como Fiat ou se terá também sua variante Peugeot, tampouco se se chamará mesmo Landtrek.

Como será a “Fiat Landtrek”

Derivada da picape chinesa F70, um projeto desenvolvido pela então PSA com a Changan, a Landtrek já é comercializada em outros países da América Latina, bem como na África do Sul. Sua chegada ao Brasil ainda não se deu porque, aqui, ela utilizará uma motorização diferente.

Nos mercados onde já é vendida, a Landtrek A Landtrek mede 5.390 mm de comprimento na configuração cabine dupla, sendo 1.963 mm de largura, 3.180 mm de entre-eixos e até 1.835 mm de altura. Como comparação, ela tem 7,5 cm, 10,8 cm, 9,5 cm e 2 cm a mais do que a Hilux nas respectivas dimensões.

Possui, ainda, 29 graus de ângulo de ataque, 25 graus de transposição de rampa e 27 graus de saída, além de 600 mm de nível máximo de imersão, até 42 graus de inclinação lateral e até 3 toneladas de capacidade de reboque. A capacidade de carga declarada em outros países é de 1,2 tonelada e a de reboque, de até 3,5 toneladas.

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Quanto ao motor, na época de preparação para nosso mercado enquanto Peugeot, a Landtrek seria comercializada com o 2.0 BlueHDi de 181 cv de potência e 40,8 kgfm de torque mais câmbio automático de seis marchas e tração 4x4. Era pouco para a atual realidade do segmento.

Agora, espera-se que a picape com logotipo Fiat traga sob o capô o propulsor 2.2 MultiJet II de 203 cv e 44,9 kgfm. É o mesmo propulsor que estará presente na nova Ram 1200 nacional, e que aos poucos deve substituir o atual 2.0 MultiJet em toda a gama da Stellantis. O câmbio, assim, passa a ser de nove velocidades, da ZF.

A Stellantis não anunciou de onde virá a picape, mas atualmente a Peugeot Landtrek é montada pela Nordex em Montevidéu (Uruguai). Entretanto, já há planos divulgados para produzi-la em Córdoba (Argentina). É de lá que ela deve ser importada.

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