Flagra: Ram 1200 nacional surge com peças de Commander, Renegade e Toro

Picape já aparece com dimensões definitivas e maiores que a da Toro, mas ainda usa peças provisórias de seus irmãos de plataforma
Renan Rodrigues
Por
03.11.2022 às 18:00
Picape já aparece com dimensões definitivas e maiores que a da Toro, mas ainda usa peças provisórias de seus irmãos de plataforma

O sucesso da Ram no Brasil aumentará nos próximos anos. Isso acontecerá graças a chegada de uma picape com produção nacional. A informação já foi confirmada em agosto por ninguém menos que o presidente da empresa na América do Sul, Antonio Filosa, de acordo com o site Auto Data. A chegada deve acontecer entre o fim de 2023 e começo de 2024.

Agora, as primeiras unidades de testes já rodam pelo Brasil com forte camuflagem e estrutura definitiva, aproveitando a base da Fiat Toro, porém com dimensões espichadas. 

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Entretanto, elementos da carroceria do protótipo flagrado pelo perfil @bfmsoficial, que gentilmente cedeu as imagens à nossa reportagem, apontam que a picape ainda não tem uma carroceria completa. Por isso mesmo, junta peças de diversos outros modelos Fiat e Jeep que utilizam a plataforma Small Wide 4x4. 

Picape já aparece com dimensões definitivas e maiores que a da Toro, mas ainda usa peças provisórias de seus irmãos de plataforma

Vale ressaltar que o amigo Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos, vem desde março de 2021 publicando sobre o chamado projeto 291, que prevê uma picape média cabine dupla com estrutura monobloco para concorrer com as versões de topo de Toyota Hilux e cia.

O que o flagra revela

O primeiro ponto é o porte. A dianteira será bem alta, enquanto o entre-eixos deverá ser maior que os 2,99 metros da Toro, provavelmente acima dos 3 metros. As bitolas também serão maiores, indicando uma maior largura, assim como vão livre do solo mais generoso e suspensões reforçadas. A expetativa é que a picape seja maior que o modelo da Fiat, aproximando-se do porte da Hilux. 

Picape já aparece com dimensões definitivas e maiores que a da Toro, mas ainda usa peças provisórias de seus irmãos de plataforma

Na carroceria, encontramos peças provisórias compartilhadas com a Jeep: os faróis são os do Renegade, enquanto portas dianteiras, para-brisa e coluna A vêm do Commander. Isso indica que a Ram 1200 não aproveitará tantas partes assim da estrutura da Toro, adotando uma carroceria nova.

Picape já aparece com dimensões definitivas e maiores que a da Toro, mas ainda usa peças provisórias de seus irmãos de plataforma

Já a porção traseira, incluindo portas e posição do bocal de combustível, parecem emprestadas da própria Toro, que tem um corte mais reto e longe da caixa de rodas em relação aos Jeep. Isso tudo, somado ao sistema de camuflagem pesado que a Stellantis adota, corrobora que a carroceria ainda não está totalmente definida. 

Uma Toro gigante

Chamada informalmente de “Ram 1200”, a futura picape nacional tem como grande surpresa o fato de que deve usar a estrutura monobloco da própria Toro, em vez de uma carroceria sobre chassi de longarina, como outras picapes médias. 

Picape já aparece com dimensões definitivas e maiores que a da Toro, mas ainda usa peças provisórias de seus irmãos de plataforma

O próprio Autos Segredos flagrou há alguns dias uma mula do modelo, utilizando carroceria da Toro, porém com freios traseiros a disco e suspensões substancialmente elevadas. Ao lado dela constava um Toyota SW4, SUV da Hilux, indicando que se tratava de um teste comparativo. Sua plataforma, portanto, será a Small Wide.

Segundo a Quatro Rodas, o projeto 291 terá entre-eixos e carroceria alongada em relação à Toro, além de bitolas maiores. A caçamba contará com abertura em tampas laterais bipartidas, como as da Toro e as da Ram 1500, e compartimentos de carga fechados nos para-lamas traseiros, o chamado Ram Box.

Leia também: Ram 3500 exagera no porte, na força e no luxo a R$ 500.000

Picape já aparece com dimensões definitivas e maiores que a da Toro, mas ainda usa peças provisórias de seus irmãos de plataforma

Os motores serão 2.0 turbo a gasolina (ou flex), de 274 cv e 40,8 kgfm, da família GME, ou 2.2 MultiJet turbodiesel de 200 cv e 45 kgfm. As duas opções devem trazer câmbio automático de nove marchas da ZF (já usado por Toro e por todos os Jeep nacionais 4x4), tração nas quatro rodas e sistema híbrido leve de 48 Volts para aprimorar o consumo de combustível.

Com a provável “Ram 1200”, a Stellantis preencherá outra lacuna de mercado, fazendo sua marca de picapes ter presença cada vez mais forte no país. Antes dela, a marca lançará por aqui a Classic, que nada mais é do que uma Ram 1500 de geração antiga, vendida a preço mais acessível. Acima dela seguirão a 1500 Classic, 1500 Rebel, a 2500 e a gigante 3500.

Projeções: Kleber Silva/@kdesignag

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