Novo Jeep Compass: entenda o que vai mudar no SUV em 2021

SUV médio mais vendido no mercado será renovado no segundo trimestre de 2021. Veja o
LF
Por
14.12.2020 às 19:26
SUV médio mais vendido no mercado será renovado no segundo trimestre de 2021. Veja o

Embora esteja do outro lado do mundo e tenha muitas desconexões com nossa realidade de mercado, a China tem se tornado cada vez mais um ponto de referência para anteciparmos carros que chegarão em breve às ruas do Brasil.

Um exemplo recente disso é o Jeep Compass. Líder disparado no segmento de SUVs médios desde que teve sua atual geração apresentada no Brasil, em 2016, o utilitário que compartilha plataforma com Renegade e Fiat Toro já teve um facelift de meia-vida apresentado no gigante asiático.

Confira o valor do seu carro na Tabela Fipe

Nem todas as mudanças serão transplantadas para o Compass produzido nacionalmente em Goiana (PE), cujo lançamento deve acontecer no segundo trimestre de 2021.

Mas o fato é que o SUV chinês antecipa boa parte das alterações visuais externas (sutis) e, principalmente, internas. Porque é por dentro que se concentrarão as principais alterações.

Observando o painel do Compass, é notável a presença de uma central multimídia maior, que seguirá a tendência de outros modelos do Grupo FCA, como Fiat Argo e Strada. A tela de 10,25 polegadas não ficará alojada no console central do veículo, como no modelo atual. 

Leia também: JAC renova três SUVs de uma vez e T60 fica irreconhecível

Ela será colocada mais acima, com a tela alinhada ao painel de instrumentos e seguindo estilo flutuante. No mercado chinês, foi apresentada com sistema inteligente de comando por voz. Além disso, muda também o volante e a logotipia da marca no cubo central da peça.

Outra mudança notável é o visual da cabine, que está mais sofisticado. As cores internas deverão ser mais discretas por aqui, claro, mas o painel recebe divisões horizontais e console central com acabamento em preto brilhante e menos poluído. 

Os botões físicos estão alinhados em uma régua, acima das portas de conexão para carga para smartphones e acesso à central multimídia. A partida por botão foi mantida e ainda ganha o carregamento por indução.

Leia também: Ram 1500 esgota pré-venda e FCA fatura R$ 42 milhões em 18 horas

Por fora, o visual contará com faróis mais afilados na parte interna, que devem ser full-led, e uma faixa horizontal em preto que liga os faróis de neblina, estes mais elevados. Já as sete divisões da grade terão novo desenho, apostando no design de cascata e deixando o de colmeia.

A parte inferior do pára-choque dianteiro ainda conta com aplique preto que forma a tomada de ar frontal, e percorre todo o perímetro do modelo. Na traseira, a ponteira dupla de escape fica à mostra, e também haverá novidades na disposição interna dos elementos das lanternas.

Leia também: Carros de Fiat e Jeep poderão ser assinados como Spotify e Netflix 

Outra curiosidade sobre o novo Compass é que ele ficará ligeiramente maior. Na China, foi apresentado com 4.424 mm de comprimento, 1.819 mm de largura, 1.652 mm de altura e 2636 mm de entre-eixos. Comparando com o atual, são 8 mm a mais de comprimento e 14 mm a mais de altura.

Para o Brasil, o cofre do motor deve receber o novo 1.3 GSE T4 turboflex de quatro cilindros com 16 válvulas e injeção direta, que deve render entre 150 e 160 cv de potência e entre 25 e 26 kgfm de torque com etanol. 

Ele substituirá o atual 2.0 Tigershark de 166 cv e virá acoplado a uma caixa CVT com simulação de marchas e engrenagem para otimizar arrancadas.

Leia também: SUV vs picape: 6 duelos para você saber qual escolher

A opção 2.0 MultiJet turbodiesel seguirá em linha nas versões de topo, mas deve ser recalibrado para ir além dos atuais 170 cv e 35,7 kgfm. A ele seguirá servindo a caixa automática de nove marchas da ZF.

Confira mais detalhes do projeto neste novo vídeo do quadro O Que Vem Pra Pista:

 

Você também pode se interessar por:

Quais carros de Fiat e Jeep terão motor turbo (e quando chegam)
SUV Jeep de 7 lugares terá motores 1.3 turbo e 2.0 diesel
O que o SUV Jeep de 7 lugares herda do Compass e o que é só dele
VW Taos: onde ele ganha e onde perde do Compass em dimensões
Corolla Cross: como os japoneses farão um sedan virar SUV

Mobiauto: um jeito inteligente de comprar carro.

Comentários