Carros elétricos: tem diferença entre os motores?

Quais são os motores que equipam os carros elétricos, eles são diferentes? A gente responde
MC
Por
12.04.2025 às 04:00 • Atualizado em 14.04.2025
Compartilhe:
Quais são os motores que equipam os carros elétricos, eles são diferentes? A gente responde

Com o crescimento do mercado de carros elétricos no cenário global surgem muitas dúvidas sobre como eles funcionam, e você sabia que existe mais de um tipo de motor elétrico e existem grandes diferenças entre eles?

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Embora todos os motores elétricos sirvam para transformar energia da bateria em movimento, eles fazem isso de formas diferentes. Cada tecnologia tem características próprias de eficiência, custo, peso e desempenho.

Você também pode se interessar por: 

Pensando em te ajudar a entender um pouco melhor essa nova tendência, nós da redação da Mobiauto te explicamos neste artigo quais são os tipos de motores elétricos que existem no mercado de automóveis e como cada um deles funciona.

1.  Motor de Indução Trifásico (AC)

O motor de indução, também conhecido como assíncrono, é um dos tipos de motores elétricos mais utilizados no mundo não apenas em veículos. Seu funcionamento se baseia no princípio da indução eletromagnética: quando uma corrente alternada passa pelas bobinas do estator, ela cria um campo magnético girante, que induz uma corrente elétrica no rotor. Essa corrente, por sua vez, gera outro campo magnético que interage com o campo do estator, fazendo o rotor girar.

O motor assíncrono tem esse nome devido a velocidade do rotor nunca ser exatamente igual à do campo magnético do estator, havendo sempre uma pequena diferença chamada de "deslizamento", que é essencial para que ocorra a indução.

Vantagens:

  • Custo mais baixo: o motor de indução não utiliza ímãs permanentes, o que reduz significativamente seu custo de produção e torna os materiais mais acessíveis.
  • Alta confiabilidade e robustez: esses motores têm uma construção simples e durável, com menos componentes suscetíveis ao desgaste, o que torna a vida útil deles maior.

A Tesla utiliza esse motor em seus veículos, alguns exemplos são o Model S, Model 3 e Model Y. Embora o motor assíncrono tenha vantagens de manutenção e custo ele não traz tanta eficiência de potência como o motor PMSM.

2.  Motor Síncrono de Imã Permanente (PMSM)

Também é um motor elétrico automotivo bem comum no mercado. Nele, a energia do motor vem da rotação dos imãs do rotor que giram em sincronia com o campo magnético criado pelas bobinas do estator.

Essa configuração também não necessita de corrente de excitação e possui um campo magnético constante, o que faz com que o motor PMSM seja mais potente e eficiente do que os motores de indução.

Vantagens:

  • Mais eficiência no consumo: esse motor não tem as perdas no rotor de um motor de indução, ou seja, tem um melhor aproveitamento de eficiência energética, o que faz com que o carro tenha um consumo de energia melhor e mais sustentável.
  • Mais eficiência de potência: o motor PMSM entrega respostas mais rápidas e precisas ao torque do que um motor de indução. 

A BYD utiliza esse tipo de motor em seus veículos, alguns exemplos são o Dolphin, Seal e Yuan Plus. Embora eles sejam vantajosos e sejam projetados para ter uma longa vida útil, o valor da sua manutenção é mais alto, visto que os materiais que compõem os imãs são metais raros.

3.  Motor de relutância comutado (SRM)

O motor de relutância comutado, ou SRM (Switched Reluctance Motor), é um tipo de motor elétrico que funciona de uma forma diferente dos modelos mais comuns. Sem utilizar imãs ou correntes, seu rotor é feito de chapas metálicas simples, e o movimento é gerado pela atração magnética entre o rotor e o campo criado nas bobinas do estator.

Uma das grandes vantagens desse motor é grande potência gerada e o baixo custo de fabricação, já que ele não precisa de materiais raros ou sofisticados. Além disso, ele também é mais resistente do que os outros motores e tem maior durabilidade.

Esse tipo de motor está ganhando espaço em veículos elétricos, porém, por enquanto, equipa apena modelos de luxo como a BMW i.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp