Jeep Commander da vida real é assim. Pré-venda terá sinal de R$ 5.000

Imagens cedidas pelo Mundo Drive mostram mostram SUV de 7 lugares sem camuflagem. Reservas começam nesta semana, limitadas a 500 unidades
Renan Bandeira
Por
23.08.2021 às 12:46
Imagens cedidas pelo Mundo Drive mostram mostram SUV de 7 lugares sem camuflagem. Reservas começam nesta semana, limitadas a 500 unidades

Dias antes de seu lançamento e com o visual já revelado revelado pela Stellantis, o Jeep Commander abandonou a camuflagem e foi flagrado com a carroceria limpa nas ruas. O novato será o maior SUV nacional do portfólio da Jeep e poderá levar até sete passageiros.

Nas imagens cedidas pela página @mundodrive, do Instagram, o Commander da vida real mostra ser visualmente mais sofisticado do o que vimos no teaser da semana passada. O destaque vai para a pintura bicolor, que chama atenção com a carroceria em branco pérola e o teto em preto brilhante. 

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Além disso, os envolventes dos pára-choques e das caixas de roda na cor da carroceria, no mesmo padrão do Compass Série S, contribuem para dar o ar premium do suvão.

O Jeep ainda mostrou o bom facho de iluminação de seu conjunto óptico full-LED, que tem desenho exclusivo, além das luzes de seta do tipo dinâmicas posicionadas em um filete acima dos faróis. 

Imagens cedidas pelo Mundo Drive mostram mostram SUV de 7 lugares sem camuflagem. Reservas começam nesta semana, limitadas a 500 unidades

As luzes de condução diurna de LED foram alojadas no pára-choque, logo acima dos faróis de neblina, e são ligadas por uma faixa horizontal de aço escovado. O mesmo material é usado no acabamento da parte inferior dos pára-choques dianteiro e traseiro.

A traseira tem lanternas de LED bi-partidas, unidas também por uma barra de aço escovado que cruza a traseira do veículo, e é inspirada no irmão maior Wagonner - que não é vendido no Brasil. A luz de marcha ré está alojada mais abaixo, no pára-choque.

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Detalhe curioso é que o conjunto de suspensão do eixo traseiro, que é o mesmo McPherson de Renegade e Compass, parece ser mais elevado. 

Imagens cedidas pelo Mundo Drive mostram mostram SUV de 7 lugares sem camuflagem. Reservas começam nesta semana, limitadas a 500 unidades

Esse fator pode aumentar o arrasto da carroceria em curvas, até por isso vemos pneus com banda de rodagem bem largos no Commander, a fim de equilibrar a estabilidade e suportar melhor o peso extra do modelo em relação aos dois SUVs menores da marca.

Ainda assim, o Commander, um SUV de sete lugares do segmento D, mostra novamente suas semelhanças com o Compass, um utilitário esportivo do segmento C, de quem herda não apenas a plataforma Small Wide, mas também a estrutura da carroceria.

Imagens cedidas pelo Mundo Drive mostram mostram SUV de 7 lugares sem camuflagem. Reservas começam nesta semana, limitadas a 500 unidades

Portas-laterais dianteiras, recortes parciais dos pára-lamas dianteiros, pára-brisa e colunas A, tudo isso é compartilhado com o SUV de porte menor, como a Mobiauto já contou.

Entretanto, o Commander terá entre-eixos e balanço traseiro esticados, além de teto ligeiramente mais alto da coluna B para trás. Com isso, conseguirá comportar uma terceira fileira de assentos.

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Imagens cedidas pelo Mundo Drive mostram mostram SUV de 7 lugares sem camuflagem. Reservas começam nesta semana, limitadas a 500 unidades

Versões e motorização

Segundo o jornalista Jorge Moraes, o novo Commander será vendido em duas versões de acabamento: Limited e Overland. Ambas poderão ser compradas em dois tipos de motorização. 

A mais simples é a T270, munida do 1.3 turboflex de 180/185 cv (gasolina/etanol) e 27,5 kgfm (qualquer combustível), mais câmbio automático de seis marchas da Aisin. Nela, a tração é dianteira com bloqueio eletrônico do diferencial.

As de topo terão a opção TD 4x4 com o conhecido propulsor 2.0 MultiJet turbodiesel, recalibrado para entregar 380 Nm ou 38,7 kgfm de torque, embora com os mesmos 170 cv de potência já vistos em Compass, Renegade e Fiat Toro.

Imagens cedidas pelo Mundo Drive mostram mostram SUV de 7 lugares sem camuflagem. Reservas começam nesta semana, limitadas a 500 unidades

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Neste caso, a tração será nas quatro rodas sob demanda (com prioridade para o eixo dianteiro), com reduzida e controle de velocidade em declives. Assim como o Compass, o Commander 4x4 diesel deve contar com um tanque de Arla 32 para controlar a emissão de poluentes.

O material cedido pelo Mundo Drive ainda deu um spoiler do desempenho desta última opção nas acelerações, que foi recalibrada justamente para ter a mesma desenvoltura de Compass e Renegade carregando mais peso. Mas saberemos mais sobre isso nos próximos dias.

Pré-venda do Commander

Imagens cedidas pelo Mundo Drive mostram mostram SUV de 7 lugares sem camuflagem. Reservas começam nesta semana, limitadas a 500 unidades

A Jeep anunciou nesta segunda-feira (23) que na estreia mundial do Commander, que é quinta-feira (26), haverá a pré-venda de 500 unidades do veículo.

A marca não informou qual será a versão disponível, nem motorização ou preço final do modelo. No entanto, o interessado poderá realizar a compra antecipada pelo hotsite exclusivo do SUV a partir das 10h de quinta-feira com um sinal de R$ 5.000, ou fazer a reserva em uma concessionária.

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Segundo a montadora, os 500 compradores ganharão um kit com uma mala de couro personalizada da Jeep e um kit Trousseau. Além disso, quem comprar o Commander até o fim da pré-venda, em 7 de outubro, terá as três primeiras revisões grátis.

Para pessoa física, a montadora ainda promete pagar o valor da tabela Fipe de Renegade e Compass usados.

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