Chevrolet Tracker: custos de revisão, seguro e peças de manutenção

Saiba quanto custa manter um dos SUVs compactos mais vendidos do Brasil
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09.08.2021 às 09:48
Saiba quanto custa manter um dos SUVs compactos mais vendidos do Brasil

Por Fernando Vasconcellos

Depois de passar anos como um mero coadjuvante da categoria, o Chevrolet Tracker ganhou no primeiro semestre de 2020 uma nova geração. Com ela, passou a brigar em pé de igualdade contra os principais concorrentes do segmento de SUVs compactos.

O modelo, que na geração anterior vinha do México, agora é produzido no Brasil, mais precisamente em São Caetano do Sul (SP), e comercializado nas versões LT, LTZ e Premier.

Todas as configurações levam sob o capô o motor 1.0 turboflex com três cilindros e injeção indireta multiponto de combustível, que rende 116 cv de potência (com qualquer combustível) e 16,3/16,8 kgfm de torque (gasolina/etanol). Tirando a versão de entrada, manual, as demais são automáticas de seis marchas.

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Apenas a configuração topo de linha, Premier, pode receber o 1.2 turboflex de 132/133 cv e 19,4/21,4 kgfm (gasolina/etanol), igualmente três-cilindros e sem injeção direta. Neste caso, a caixa é sempre automática de seis velocidades produzida pela própria General Motors.

Totalmente renovado, o Chevrolet Tracker trocou a plataforma D2XX do sedan médio Cruze e do hatchback Cruze Sport6 para ser construído sobre a base GEM dos compactos Onix e Onix Plus. Com eles, o SUV compartilha mecânica, itens de segurança e a central multimídia MyLink com internet 4G sem fio a bordo.

Independentemente da versão, o Tracker é equipado de série com seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e Isofix (pontos de ancoragem de cadeirinhas infantis no banco traseiro).

Os preços praticados para a linha 2022 do Chevrolet Tracker são os seguintes (agosto de 2021): 1.0 turbo manual (R$ 99.750), LT 1.0 turbo automática (R$ 109.290), LTZ 1.0 turbo automática (R$ 118.490), Premier 1.0 turbo automática (R$ 127.390) e Premier 1.2 turbo automática (R$ 136.490).

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Chevrolet Tracker LTZ – principais equipamentos de série

Desde a configuração de entrada (1.0 turbo manual), o SUV compacto traz: central multimídia MyLink de 8 polegadas e compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay; volante multifuncional; computador de bordo; direção elétrica; rodas de aço de 16” com calotas; luzes de rodagem diurna; luzes de posição em LED; rack de teto na cor preta; banco do motorista com regulagem de altura.

A LT automática acrescenta: rodas de liga leve aro 16”; rack de teto na cor prata; grade cromada; maçanetas na cor do veículo; câmera de ré; internet 4G com conexão sem fio para até sete dispositivos; chave presencial; partida do motor por botão; controle de cruzeiro.

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Na LTZ, o Tracker conta com os itens da LT mais: rodas de liga leve de 17”; bancos e volante revestidos de couro; alerta de ponto cego; faróis com acendimento automático.

O Tracker Premier 1.0 turbo adiciona: sensor de chuva; frenagem automática de emergência; bancos revestidos de couro bicolor; rodas de liga leve de 17” com acabamento exclusivo; carregador de celular por indução; faróis de LED; ar-condicionado digital; retrovisor interno antiofuscante. 

Por fim, a versão Premier com motorização 1.2 turbo é a única a contar com teto solar panorâmico.

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Quanto custa manter o Chevrolet Tracker LTZ 

Utilizamos como referência a versão LTZ 1.0 turbo automática. Reunimos os valores das revisões até 60.000 quilômetros. Essas manutenções são feitas anualmente ou a cada 10.000 quilômetros rodados. Confira:

Revisão 10.000 km: R$ 424
Revisão 20.000 km: R$ 744
Revisão 30.000 km: R$ 632
Revisão 40.000 km: R$ 812
Revisão 50.000 km: R$ 608
Revisão 60.000 km: R$ 744
Total: R$ 3.964

Também pesquisamos os valores da cesta de peças formada pelos seguintes componentes:

Farol do lado direito, retrovisor externo direito, para-choque dianteiro, lanterna traseira direita, filtro de ar-condicionado (elemento), filtro de ar do motor, jogo de quatro amortecedores, pastilhas de freio dianteiras, filtro de óleo do motor e filtro de combustível. A soma ficou em R$ 7.821,23.

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Chevrolet Tracker LTZ – cotação de seguro

Além dos custos de manutenção, levantamos o valor médio de seguro para a picape, utilizando o seguinte perfil: homem de 36 anos, casado, sem filhos, morador da zona sul de São Paulo, que utiliza o carro diariamente para ir ao trabalho, sem condutor entre 18 e 25 anos e com garagem fechada em casa e no trabalho.

As cotações têm assistência 24 horas, com cobertura total contra colisão (100% da tabela Fipe), furto/roubo, incêndio e para os vidros.  Para Tracker LTZ, o preço médio das apólices ficou em R$ 3.552,14, com valor médio de franquia de R$ 6.660,59.

A apólice mais barata (Plano Básico da Sompo Seguros) ficou em R$ 1.956,99, com franquia de R$ 9.954,02, mais carro reserva durante sete dias e cobertura de R$ 50 mil para danos corporais e materiais. A cotação mais cara (Plano Top da Porto Seguro) chegou no valor de R$ 4.619,52, também com carro reserva e indenizações de R$ 75 mil, e franquia de R$ 4.951.

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Chevrolet Tracker LTZ – consumo (Inmetro)

Consumo Tracker LTZ: 8,2 km/l (etanol) e 9,6 km/l (gasolina) na cidade / 11,9 km/l (etanol) e 13,7 km/l (gasolina) na estrada.
Autonomia rodoviária (tanque de 44 litros): 422 km (etanol) / 603 km (gasolina)

Imagens: Divulgação

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