VW Polo Track: como deve ser o substituto de Gol, Fox e Up!

Conselho global da marca confirma projeto de novo hatch de entrada para o Brasil, que havia sido revelado pela Mobiauto em primeira mão no ano passado
LF
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20.03.2021 às 08:00
Conselho global da marca confirma projeto de novo hatch de entrada para o Brasil, que havia sido revelado pela Mobiauto em primeira mão no ano passado

Em setembro do ano passado, a Mobiauto publicou em primeira mão a notícia de que a Volkswagen estava desenvolvendo para o Brasil um projeto chamado Polo Track, baseado na atual geração do Polo, porém com o objetivo de ser o novo modelo de entrada da marca no país.

Nesta semana, ninguém menos que Alexander Seitz, membro do Conselho Administrativo global da companhia, confirmou a existência do projeto durante a conferência dos conselheiros voltada à apresentação dos resultados anuais da empresa à imprensa internacional.

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Ao comentar a situação do mercado sul-americano, o executivo ressaltou que a marca Volkswagen sofreu uma queda de 20% nas vendas em 2020, devido à pandemia do coronavírus, mas ponderou que há a expectativa de alcançar um breakeven (situação em que não há lucro nem prejuízo no balanço) já em 2021.

Para tanto, segundo ele, a fabricante vem investindo em “ajustes de capacidade das fábricas para redução de turnos e um alto grau de localização da plataforma MQB”. Por fim, apontou o “Polo Track como um produto de entrada para toda a região, com potencial até de ser exportado para fora da América do Sul”.

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Conselho global da marca confirma projeto de novo hatch de entrada para o Brasil, que havia sido revelado pela Mobiauto em primeira mão no ano passado
Polo Track seguiria a receita de outros modelos da linha Track já lançados pela VW: alguns adereços aventureiros e equipamentos básicos de conforto e segurança

Mas, afinal, o que será esse modelo? Sua produção – também conforme revelamos em primeira mão – ocorrerá em Taubaté (SP). Ele deve ser lançado provavelmente no primeiro semestre do ano que vem, junto com o facelift do Polo nacional, que deverá ser posicionado acima do Polo Track na gama.

Ainda há pouquíssimas informações concretas a seu respeito, mas ao que tudo indica será um Polo sem a reestilização de meia vida que chegará à Europa no segundo semestre deste ano e ao Brasil no começo de 2022. Em vez da atualização visual, o Polo Track teria a "cara" do hatch atual, mas com alguns adereços para não ficar com ares de produto antigo.

O colega Renato Aspromonte, do @overboostbr, preparou uma projeção antecipando como pode ficar o modelo. As imagens estão logo acima. A expectativa é que ele use motor 1.0 MPI, um três-cilindros 12V aspirado flex de 84 cv com etanol. O 1.6 MSI (quatro-cilindros 16V, também naturalmente aspirado, de 117 cv) também pode entrar na jogada.

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Conselho global da marca confirma projeto de novo hatch de entrada para o Brasil, que havia sido revelado pela Mobiauto em primeira mão no ano passado

Projeção do site russo Kolesa.ru antecipa como deve ser a dianteira do Polo reestilizado. Ele ficará acima do Polo Track na gama

Com isso, o novo Polo passaria a usar exclusivamente o propulsor 200 TSI (1.0 três-cilindros turboflex 12V com injeção direta de 128 cv usando o combustível vegetal) e o câmbio automático de seis marchas.

O objetivo do Polo Track será substituir, de uma só vez, o Up! (que está com os dias contados e deve sair de linha ainda este ano), o Fox (que não deve passar de 2022) e o Gol, servindo como novo modelo da marca voltado ao segmento de entrada e a vendas para frotas.

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Projeção do site russo Kolesa.ru antecipa como deve ser a traseira do Polo reestilizado. Ele ficará acima do Polo Track na gama

Vale lembrar que, a partir de 2022, uma nova legislação voltada ao controle de emissões, o Proconve L7, entrará em vigor no país. E, em 2023, o controle eletrônico de estabilidade passará a ser obrigatório em qualquer veículo 0 km comercializado em nosso território.

Isso significa que projetos muito antigos e dotados de motorização menos eficiente, como é o caso dos atuais Fox e Gol 1.6 8V da família EA111, ficarão em desacordo com os padrões e precisarão ou ser atualizados, ou substituídos. Ao que parece, a VW já tomou sua decisão a respeito. 

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