VW Polo 1.6 Automático some das lojas após vender menos que GTS
O Volkswagen Polo 1.6 MSI com câmbio automático, apesar de ser de marca alemã, está saindo à francesa do Brasil. A Mobiauto consultou cinco concessionárias da marca em São Paulo (SP): todas afirmaram não ter mais a versão, e que ela sequer voltaria a ser produzida.
Já a versão manual segue em linha, de acordo com os lojistas. Coincidentemente, nesta quinta-feira (18) o configurador do Polo 1.6 MSI estava fora do ar para ambas as opções de câmbio, o que pode indicar uma atualização oficial. Consultada, a Volkswagen respondeu à nossa reportagem que o modelo “segue normalmente em linha”.
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Entretanto, de acordo com os concessionários consultados por nossa reportagem, o Polo 1.6 MSI Automático já não estaria mais sendo reposto há alguns meses no estoque, o que significa que suas últimas unidades emplacadas foram residuais.
Isso explicaria por que a versão emplacou apenas 140 unidades no primeiro bimestre de 2021, de acordo com levantamento exclusivo da Mobiauto. O número representa meros 2,77% de todas as vendas do Polo no período.
O índice chega a ser menor até que o da versão esportiva GTS, equipada com o motor 1.4 TSI flex de 150 cv, que é vendida por R$ 114.890 e teve 190 emplacamentos em janeiro e fevereiro (participação de 3,79%).
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Já as versões 1.0 MPI (R$ 63.490), 1.6 MSI Manual (R$ 74.090), Comfortline (R$ 84.975) e Highline (R$ 97.290) continuam em oferta. A 1.6 MSI Automática custava R$ 74.390, segundo a mais recente tabela de preços da marca.
Enquanto o Polo 1.6 MSI AT vai desaparecendo, o irmão VW segue firme com a mesma versão, custando R$ 79.570 com caixa manual ou R$ 85.790 com a automática.
Diferentemente do hatch, a configuração 1.6 MSI Automática do sedan teve 811 emplacamentos nos dois primeiros meses de 2021, sendo responsável por quase 20% das vendas do Virtus no período.
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Hatches automáticos ficam cada vez mais caros
Já não é possível dizer que existem hatches automáticos populares no Brasil. O Toyota Etios, que era o representante mais barato do segmento à venda no país, por R$ 60.490, disse adeus ao mercado recentemente.
Ao mesmo tempo, o Volkswagen Gol 1.6 AT saltou de R$ 63.590, valor apurado em agosto de 2020, para R$ 69.930 na linha 2022. Um aumento de R$ 6.340 em sete meses, sem levar em conta o pacote de opcionais que eleva seu preço a R$ 76 mil.
A saída do Ford Ka e Nissan March também fez com que esse segmento ficasse mais caro e restrito no Brasil.
Sendo assim, o hatch automático de menor valor no momento é o Chevrolet Onix, ofertado por R$ 65.390 na versão Turbo AT. Porém, o modelo está com fila de espera de 90 dias devido à paralisação nas atividades da fábrica de Gravataí (RS) causada pela pandemia do novo coronavírus.
Outra opção é o Hyundai HB20 Vision 1.6 Automático, cujo valor é de R$ 74.790.
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