VW Polo 1.6 Automático some das lojas após vender menos que GTS

Marca afirma que configuração segue em linha, mas concessionárias afirmam que ela já não faz mais parte do catálogo
Camila Torres
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18.03.2021 às 19:06 • Atualizado em 29.05.2024
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Marca afirma que configuração segue em linha, mas concessionárias afirmam que ela já não faz mais parte do catálogo

O Volkswagen Polo 1.6 MSI com câmbio automático, apesar de ser de marca alemã, está saindo à francesa do Brasil. A Mobiauto consultou cinco concessionárias da marca em São Paulo (SP): todas afirmaram não ter mais a versão, e que ela sequer voltaria a ser produzida.

Já a versão manual segue em linha, de acordo com os lojistas. Coincidentemente, nesta quinta-feira (18) o configurador do Polo 1.6 MSI estava fora do ar para ambas as opções de câmbio, o que pode indicar uma atualização oficial. Consultada, a Volkswagen respondeu à nossa reportagem que o modelo “segue normalmente em linha”.

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Entretanto, de acordo com os concessionários consultados por nossa reportagem, o Polo 1.6 MSI Automático já não estaria mais sendo reposto há alguns meses no estoque, o que significa que suas últimas unidades emplacadas foram residuais.

Isso explicaria por que a versão emplacou apenas 140 unidades no primeiro bimestre de 2021, de acordo com levantamento exclusivo da Mobiauto. O número representa meros 2,77% de todas as vendas do Polo no período.

O índice chega a ser menor até que o da versão esportiva GTS, equipada com o motor 1.4 TSI flex de 150 cv, que é vendida por R$ 114.890 e teve 190 emplacamentos em janeiro e fevereiro (participação de 3,79%).

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Já as versões 1.0 MPI (R$ 63.490), 1.6 MSI Manual (R$ 74.090), Comfortline (R$ 84.975) e Highline (R$ 97.290) continuam em oferta. A 1.6 MSI Automática custava R$ 74.390, segundo a mais recente tabela de preços da marca.

Enquanto o Polo 1.6 MSI AT vai desaparecendo, o irmão VW segue firme com a mesma versão, custando R$ 79.570 com caixa manual ou R$ 85.790 com a automática. 

Diferentemente do hatch, a configuração 1.6 MSI Automática do sedan teve 811 emplacamentos nos dois primeiros meses de 2021, sendo responsável por quase 20% das vendas do Virtus no período.

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Hatches automáticos ficam cada vez mais caros

Já não é possível dizer que existem hatches automáticos populares no Brasil. O Toyota Etios, que era o representante mais barato do segmento à venda no país, por R$ 60.490, disse adeus ao mercado recentemente.

Ao mesmo tempo, o Volkswagen Gol 1.6 AT saltou de R$ 63.590, valor apurado em agosto de 2020, para R$ 69.930 na linha 2022. Um aumento de R$ 6.340 em sete meses, sem levar em conta o pacote de opcionais que eleva seu preço a R$ 76 mil.

A saída do Ford Ka e Nissan March também fez com que esse segmento ficasse mais caro e restrito no Brasil. 

Sendo assim, o hatch automático de menor valor no momento é o Chevrolet Onix, ofertado por R$ 65.390 na versão Turbo AT. Porém, o modelo está com fila de espera de 90 dias devido à paralisação nas atividades da fábrica de Gravataí (RS) causada pela pandemia do novo coronavírus. 

Outra opção é o Hyundai HB20 Vision 1.6 Automático, cujo valor é de R$ 74.790.

 

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