Os carros de verdade que desmontam como Lego

Jeep Wrangler, Ford Bronco e Hummer EV são voltados ao nicho off-road e podem ter partes da carroceria removidas
Renan Bandeira
Por
17.03.2021 às 18:13
Jeep Wrangler, Ford Bronco e Hummer EV são voltados ao nicho off-road e podem ter partes da carroceria removidas

É comum que a indústria de brinquedos se inspire na indústria automotiva algumas vezes para criação de novos produtos. Mas já imaginou se esse ciclo fosse invertido?

É isso que parece estar acontecendo ultimamente. Os lançamentos de Jeep Wrangler, Ford Bronco e da picape elétrica Hummer EV nos levam a acreditar que engenheiros dessas grandes marcas gostavam mesmo de se divertir com Legos.

Sim, estamos falando do famoso jogo de peças de montar e desmontar cenários, carros e outras formas, e o motivo é simples: todos os carros citados acima desmontam!

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Jeep Wrangler, Ford Bronco e Hummer EV são voltados ao nicho off-road e podem ter partes da carroceria removidas

Entre eles, o primeiro a chegar ao mercado nacional foi o Wrangler. Ele é o jipe mais raiz que a Jeep vende no Brasil, movido por um motor 2.0 turbo a gasolina de 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, além de tração 4x4. O problema é que não custa menos que R$ 352.990.

Ele pode ser comprado nas opções Sahara, Sahara Overland e Rubicon. Todas as opções podem ser desmontadas - umas mais, outras menos - para que o proprietário configure seu carro como achar mais adequado.

Diferente dos jipes mais antigos, que tinham partes desmontáveis confeccionadas em um material parecido com lona, o Wrangler conta com partes rígidas que também podem ser retiradas. A diferença é que, infelizmente, elas não são dobráveis e têm de ser deixadas em casa.

As adaptações do veículo permitem que seu teto seja removido para quem quer a sensação de um aventureiro conversível, e que as portas sejam retiradas também, para os que gostam de contato total com a natureza.

Jeep Wrangler, Ford Bronco e Hummer EV são voltados ao nicho off-road e podem ter partes da carroceria removidas

No Brasil, a marca tentou fazer algo parecido com o Renegade em 2015. A versão de topo, Trailhawk, com motor turbodiesel e tração 4x4, tinha o teto My Sky com duas peças plásticas que podiam ser removidas e guardadas no interior do veículo durante o passeio. Porém, não fez sucesso e deixou de ser oferecido na linha 2018.

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Voltemos às novidades. Para não deixar a Jeep sozinha nessa empreitada, a Ford lançou o seu próprio desmontável, que é a nova geração do Bronco. 

A marca buscou manter características de outras gerações do jipe ao ressuscitá-lo, com vincos fortes na carroceria que dão a forma quadrada da cabine e com a manutenção dos faróis redondos. 

Jeep Wrangler, Ford Bronco e Hummer EV são voltados ao nicho off-road e podem ter partes da carroceria removidas

Assim como o Wrangler, o Ford pode ter teto e portas removidos, seja na configuração de duas ou quatro portas. Na carroceria mais simples, a cobertura rígida removível estará sempre presente, enquanto na de quatro portas a parte de cima pode ser de lona. Todas prometem ser facilmente retiráveis.

Além da versão aventureira com duas opções de carroceria, há uma outra com pegada mais urbana, a Sport. Ela tem estrutura monobloco, iguais aos carros de passeio, e porte de Territory. É esta que chegará ao Brasil nos próximos meses, por não menos de R$ 250.000. E sem desmontar, infelizmente.

Já o novo Bronco “raiz” usa a plataforma da Ranger com chassi encurtado. Não se sabe quando as opções desmontáveis chegam ao Brasil - se é que chegam -, diferentemente do Wrangler.

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Os motores são os 1.5 três-cilindros de 181 cv e o 2.0 quatro-cilindros de 250 cv, ambos a gasolina e sobrealimentados por turbo. O último deles era usado na variante mais potente do extinto Ford Fusion.

Jeep Wrangler, Ford Bronco e Hummer EV são voltados ao nicho off-road e podem ter partes da carroceria removidas

O último dos carros que desmontam como Lego é a novíssima picape elétrica Hummer EV. A marca, pertencente à GM (General Motors), que também é dona da Chevrolet, é conhecida por seus jipes enormes e truculentos, mas morreu em 2010 no esteio da grande crise financeira de 2008, que levou a GM quase à falência.

Mais de dez anos depois, a Hummer voltará à vida com uma nova geração do jipe, mas a surpresa é que ele terá carroceria de picape e motores 100% elétricos - deixando de lado o legado dos supermotores a combustão - que eram responsáveis por um “superconsumo” de combustível.

O conjunto elétrico, superpotente, que equipará todas as versões varia entre 634 cv e 1.023 kgfm nas opções de entrada e 811 cv e 1.313 kgfm nas de topo. A configuração de lançamento “Edition 1” será ainda mais bruta, com mais de 1.000 cv e absurdos 1.590 kgfm.

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Embora seja coberto de tecnologia e movido por propulsores elétricos, o novo Hummer não deixou de manter características robustas e tradicionais de seus antecessores. Ainda que tenha ganhado vértices arredondados, os traços da carroceria lembram - e muito - as antigas gerações quadradas do jipe.

Jeep Wrangler, Ford Bronco e Hummer EV são voltados ao nicho off-road e podem ter partes da carroceria removidas

A superpicape tem um sistema de desmontagem mais simples, que permite a retirada apenas do teto. Mas leva vantagem contra os outros modelos citados neste texto por ter uma enorme caçamba, podendo levar suas partes móveis por onde for. Se ela vem um dia ao Brasil? Muito difícil de prever ou apostar.

Todavia, tanto a picape como Bronco e Wrangler são veículos de nicho, mais procurados por pessoas que querem se aventurar em trilhas. Suas partes desmontáveis têm o objetivo de aumentar o contato dos passageiros no habitáculo com o ambiente externo.

Mas lembre-se - principalmente os proprietários do Ford e do Jeep: verifique o tempo antes de sair por aí com um deles desmontado. Vai que o dia ensolarado vira chuvoso… Aí a brincadeira com esses verdadeiros Legos sobre roda se desencaixa por completo.

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