Renault registra novo Sandero no Brasil, mas com visual “Dacia”
A Renault ainda não definiu se lançará as novas gerações de Sandero, Logan e Stepway no Brasil. A dupla de compactos não faz parte do plano de investimentos de R$ 1,1 bilhão que a marca anunciou até o primeiro semestre do ano que vem, e sua chegada ao nosso mercado ainda depende da aprovação da matriz.
Os modelos já foram apresentados à Europa, sob a insígnia da Dacia, mas aqui teriam outro nome – Taliant para o sedan, que já foi revelado na Turquia, e possivelmente Clio para o hatch, conforme apurado pela Mobiauto. Tudo para conviverem com a atual geração, que seguiria em linha aproveitando os atuais nomes para hatch e sedan. O lançamento ficaria para o fim de 2022 ou até 2023.
Anuncie seu carro grátis na Mobiauto
Enquanto a definição não ocorre, a fabricante francesa já registra partes do novo Sandero no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). O curioso é que as patentes divulgadas pelo órgão nesta terça-feira (16) são do modelo Dacia, sem nenhuma adaptação visual nem nas chapas dianteiras nem nas traseiras.
Isso, muito possivelmente, significa que os registros nada mais são do que isso: registros, sem conexão com o visual definitivo que os novos Sandero e Logan – rebatizados como Clio (nome ainda indefinido) e Taliant (já confirmado) – teriam em nosso mercado.
Leia também: Novo Corolla Cross é moderno, mas carrega um item de picapes dos anos 1980
O designer Kleber Silva, do perfil @kdesignag, que trabalha na Mobiauto, preparou algumas projeções do novo Sandero e também do Stepway, com desenho 100% baseado na nova geração dos Dacia europeu, porém com insígnia Renault. São eles que ilustram a primeira parte desta reportagem.
Outros possíveis nomes para este novo hatch, também constantes no INPI, são Kardian e Ascalia. Por enquanto, os projetos são conhecidos pelos códigos internos XJF (hatchback) e XJI (sedan). Há, ainda, um pequeno SUV a ser derivado da mesma plataforma, a CMF-B, cujo código é o HJD e que seria posicionado abaixo do Duster, com o mesmo entre-eixos do hatch.
A produção dos substitutos de Sandero e Logan, caso sejam confirmados para o Brasil, ocorrerá em São José dos Pinhais (PR), junto com os atuais Sandero e Logan nacionais.
Leia também: Novo Jeep Compass capota em teste e deixa ver o tanque de ureia
O colega Renato Aspromonte, do @overboostbr, preparou projeções exclusivas para a Mobiauto de como devem ficar os novos Clio e Taliant. São elas que você verá daqui por diante em nossa reportagem.
Por fora, tanto o visual dianteiro quanto traseiro dos novos terão forte inspiração no Clio V, com faróis contornados por guias de LED na forma de ganchos e lanternas bipartidas.
Por dentro, o painel será basicamente o mesmo de Dacia Sandero e Logan de terceira geração, mas com o volante do atual Duster brasileiro. A central multimídia deve ser uma evolução daquela encontrada no próprio Duster, incluindo projeção sem fio de celulares.
Leia também: Por que tantas marcas de carro estão mudando o logotipo?
Caso venha, a nova família de compactos estreará no país o propulsor 1.0 TCe, um três-cilindros turboflex com injeção direta. A especificação favorita para compor a gama é a TCe 110, que rende 110 cv e 20 kgfm com gasolina.
Além dele, os modelos podem aproveitar os conhecidos 1.0 (três-cilindros) e 1.6 (quatro-cilindros) SCe aspirados, também flexíveis, de respectivos 82 e 118 cv quando abastecidos com etanol.
Leia também: Novo SUV Fiat tem frente inspirada na Toro e volante, no novo Compass
Em dimensões, o novo hatchback medirá cerca de 4,09 m de comprimento, 1,85 m de largura e 2,60 m de entre-eixos, medidas herdadas do Dacia Sandero 3. Já o Taliant terá quase 4,40 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos, com porte muito similar ao do Virtus.
Você também pode se interessar por:
Estes são os 5 carros que a Renault fará no Brasil com R$ 1,1 bilhão
Novo Renault Captur 1.3 turbo chega em junho e será assim
Renault Duster e Ford EcoSport: a 1ª grande rivalidade de SUVs nacionais
Qual versão do Renault Duster 2021 vale mais a pena?