Novo VW Nivus GTS: o que o Polo GTS antecipa do inédito SUV cupê esportivo
Desde quando foi lançado no Brasil em 2020, o VW Nivus ficou devendo uma versão de apelo esportivo e também o teto solar – esse último já parcialmente resolvido de forma extra oficial. Mas a primeira reestilização do SUV cupê não deve demorar para chegar e deverá trazer junto a esperada versão esportiva, o Nivus GTS.
Mobiauto avaliou recentemente o VW Polo GTS 2024, versão esportiva do hatch que sem dúvidas acaba antecipando muito da receita do futuro e inédito Nivus GTS, que é esperado para dar as caras ainda neste ano. Prova disso é que o SUV cupê esportivo foi flagrado recentemente em testes e com o tempo vem perdendo a camuflagem. Agora vamos ver o que o Polo GTS antecipa do futuro rival do Fastback Abarth.
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Visual
Apesar de dividir a mesma plataforma e o interior com o Polo, o novo VW Nivus se desprendeu bastante do que temos no hatch quando pegamos suas dimensões e o design da dianteira e traseira, isso numa receita geral. Mas quando apontamos que o Polo GTS dará o caminho para o visual do novo Nivus GTS, isso quer dizer que a receita deverá ser basicamente a mesma – e que sem dúvidas é bem executada.
Com isso, podemos esperar que o novo Nivus GTS venha com elementos em colmeia tanto na grade dianteira quanto na entrada de ar inferior do para-choque, que por sua vez deverá trazer um desenho mais agressivo que o restante da gama do SUV cupê. Vale lembrar que, seja qual for a versão, o Nivus ganhará um redesenho em todas as variantes.
Além disso, podemos esperar a assinatura em LED na grade dianteira, algo que vem sendo costume nos últimos lançamentos da marca, à exemplo do Taos. Mas arriscamos dizer que esse elemento deverá estar presente ao menos na versão esportiva, ficando a dúvida se as demais trarão – o novo T-Cross 2025 mesmo ficou devendo.
Espere ainda por rodas de liga-leve de 18 polegadas, que deverão repetir o design atual, a não ser que a VW nos surpreenda. Na traseira, a reestilização deve trazer finalmente a lanterna interligada por um filete de LED tal qual como o VW Taigo – o irmão gêmeo europeu do Nivus. Por fim, um spoiler também é esperado, nem que seja na parte superior do vidro traseiro, solução diferente do Fastback Abarth, que traz aerofólio sobre a tampa do porta-malas.
Farol IQ.Light matricial
Assim como o Polo GTS, o novo Nivus GTS deverá contar com faróis com tecnologia IQ.Light. A questão é se a novidade será como o Polo GTS mesmo, que traz a tecnologia IQ.Light Matrix, que é capaz de desligar algumas porções dos LEDs para recortar carros que trafegam à frente do motorista no mesmo sentido ou que cruzam com ele no sentido oposto, o que evita o ofuscamento.
O mais provável é que venha com o sistema IQ.Light do VW Taos, que tem como apelo a regulagem do facho em altura e lateralmente, de acordo com as necessidades de iluminação da via e comandos da direção. O sistema também liga ou desliga o farol alto automaticamente e ajusta a intensidade da luz quando detecta outro veículo à frente ou vindo na mão oposta.
Motor 250TSI 1.4 turbo
Como adiantamos anteriormente, o novo VW Nivus GTS contará com o motor 250TSI segundo apurado com fontes ligados a marca. Assim o famoso propulsor 1.4 turbo flex, usado no próprio Polo GTS, bem como no Virtus Exclusive, T-Cross Highline e Taos, deverá continuar entregando seus a potência máxima de 150 cv e até 25,5 kgfm de torque. A transmissão deverá seguir automática de seis marchas, com paddle shifts. Resta saber se o ronco esportivo não será apenas emulado pelo sistema de som como no Polo GTS...
Dados de fábrica do atual Polo GTS apontam aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 8,3 segundos e velocidades máxima de 206 km/h – dados de fábrica sempre com etanol no tanque. De qualquer forma, será um salto considerável frente aos dados do Nivus 1.0 turbo flex, que hoje faz de 0 a 100 km/h em 9,9s e alcança os 189 km/h de velocidade máxima.
Interior
A receita do mesmo interior do VW Polo para toda a gama Nivus deverá seguir, embora não seria surpreendente se o novo SUV cupê ganhasse uma central multimídia com display destacado do painel, como no novo T-Cross 2025. A questão é que a ambientação esportiva do Polo GTS deverá ser replicada no inédito Nivus GTS.
Assim podemos esperar o painel com partes macias ao toque numa fina camada, além da tradicional costura vermelha no próprio painel, bancos e volante. Pedaleiras esportivas, assim como a sigla GTS nos bancos, soleiras e volante também devem fazer parte do conjunto. No entanto, sem dúvidas o mais interessante é a adoção dos volantes com abas laterais bem mais generosas, que visam apoiar o corpo nas curvas.
O Painel de instrumentos de 10,25 polegadas deve aparecer com os grafismos em vermelho, enquanto a central multimídia VW Play terá como diferencial os modos de condução (incluindo o Sport) e a instrumentação extra com dados de pressão do turbocompressor.
Com a chegada do inédito Nivus GTS, o SUV cupê terá um reposicionamento em sua gama, com a versão esportiva fazendo o papel de topo de linha que antes era cumprida pela configuração Highline. O preço deverá ficar acima dos R$ 160.000, já que o Nivus Highline chega aos R$ 154.610 com o opcional do pacote bicolor.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.