VW Tera aparece antes do Carnaval com traseira à lá Peugeot e motor de Up!
O Volkswagen Tera será o principal lançamento dos últimos cinco anos da marca alemã no Brasil. Com base de Polo, ele tenta mostrar sua própria personalidade e visual escapa antes de estreia no Carnaval do Rio de Janeiro.
Pouco antes do vazamento da imagem que ilustra este artigo, a Volkswagen já havia mostrado alguns detalhes do SUV compacto. Nas imagens, era possível ver parte da lataria e das rodas, uma amostra mais real daquilo que havia sido mostrado no Rock in Rio do ano passado.
A Volkswagen mostrará o Tera no Carnaval do Rio de Janeiro, e o veículo será uma das principais atrações do desfile. No mercado de SUV compactos, a marca alemã também quer os holofotes e pretende te-lo como SUV mais vendido do mercado.
Você também pode se interessar por:
- Novo Volkswagen Tera 2026 chegará desfilando no Brasil; entenda
- VW Tera 2026: o que você precisa saber do SUV rival do Pulse
- Volkswagen Tera usará mesma estratégia do Fox para fazer sucesso no Brasil
- VW Tera: novo SUV pode dificultar a vida do Polo no Brasil
Para isso, a expectativa interna é de mais de 200 mil unidades fabricadas por ano. A meta ambiciosa se espelha no sucesso do Polo Track, lançado como veículo de custo-benefício e que ganhou um bom volume de vendas nos últimos dois anos.
A receita do Tera será parecida. A plataforma MQB-A0 é a mesma do irmão hatch, assim como será o entre-eixos de 2,56 metros. A motorização também não mudará, já que o SUV deve ser apresentado aqui com motorização 170 TSI, que é o 1.0 turbo flex da VW, com calibração do UP!, para entregar 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque.
A versão 1.0 MPi deve existir, mas aparecerá nos próximos meses. Ela terá até 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque - câmbio sempre manual de cinco marchas. Ou seja, mesma usina do Polo Track.
Visual apresentado nas imagens é parecido com o que vimos no flagra do Tera, na neve, dias atrás. Obviamente que sem os disfarces ficou mais clara a presença do pára-choque coberto de vincos e a tomada de ar grande, com design interno de colmeia.
A grade é estreita e alinhada aos faróis afilados, que serão de LED com DRL de LED integrada.
De perfil, o SUV mostra bem sua semelhança com o Polo. Desde a curva do pára-brisas, até as portas, coluna B, coluna C e recorte dos vidros traseiros.
Muda a traseira, que ganha elementos abaulados próximos as caixas de roda para aumentar o corpo do veículo. Diferente de Nivus e T-Cross, nada de lanterna interligada com filete de LED. Modelo terá barra longitudinal em preto ligando as luzes, mas sem funcionalidade - parecido com o que vemos nos Peugeot 208 e 2008.
Ainda que não tenha saído flagra interno, podemos esperar por bancos e ancoragens parecidos com o que vemos no Polo. Além disso, painel de portas, frontal e console central, devem ser idênticos ao do hatch.
Nas versões de entrada o Tera deve contar com painel de instrumentos pequeno, mas digital, e opção de multimídia VW Play de 10,1 polegadas. Já na versão mais cara, podemos aguardar por um cluster de 10,25 polegadas digital, e VW Play de 10,1 de série.
O Volkswagen Tera deve ser vendido por aqui com preços entre R$ 110 mil e R$ 140 mil
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.