Eis o Fiat Fastback Abarth com kit de 220 cv que chega em breve

Conceito exibido no lançamento do Fastback Abarth traz parte do aguardado pacote “stage 2”, com motor flex de maior potência específica no mundo
Diego Dias
Por
27.10.2023 às 12:03
Conceito exibido no lançamento do Fastback Abarth traz parte do aguardado pacote “stage 2”, com motor flex de maior potência específica no mundo

A Stellantis aproveitou o lançamento do novo Fiat Fastback Abarth 2024 para exibir um conceito do SUV cupê que parecia apenas uma customização visual da Mopar, divisão de acessórios do grupo. Porém, além do belo pacote visual inspirado em carros de track day, este Fastback Abarth preparado já traz o tão aguardado kit de preparação oficial da Abarth para Pulse Abarth e o próprio Fastback Abarth.

As informações deste chamado “Stage 2” do motor 1.3 turbo flex foram antecipados pela Quatro Rodas em agosto. Em comum, as versões esportivas de Pulse e Fastback têm o motor turbo Turbo 270 da Stellantis em sua especificação convencional, já usada por diversos veículos do grupo, como Fiat Toro, Jeep Renegade, Compass e Commander.

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A questão é que a empresa está pensando em deixar os esportivos da Abarth com desempenho ainda melhor, com números de potência e torque acima do que temos hoje.

Motor original x preparado

Atualmente o motor 1.3 turbo rende 180 cv de potência com gasolina e 185 cv com etanol a 5.750 rpm, sendo 27,5 kgfm de torque a 1.750 rpm com ambos os combustíveis. São números de tirar o chapéu já nessa especificação, pois fazem dele o motor turbo flex com maior potência específica no mundo.

Mas a Stellantis quer ir além, assim como uma parte dos compradores de Pulse Abarth e Fastback Abarth. Ciente de que muitos de seus clientes quererão remapear o motor a fim de encontrar números ainda melhores em dinamômetro, a fabricante está desenvolvendo um kit de preparação “tudoquidá” para o motor Turbo 270 da família GSE.

Segundo engenheiros da empresa que conversaram com a reportagem da Mobiauto, o kit atenderá principalmente entusiastas de track day. A novidade será oferecida pelo braço de acessórios da empresa, a Mopar, e deve ser lançada em 2024.

Em nossas apurações, descobrimos que a meta da Stellantis é que o dono de um Abarth com kit de preparação possa rodar por até 1 hora em pista sem se preocupar, isso com temperatura na casa de 40°C. E que, depois, possa voltar rodando com o próprio carro para casa sem se preocupar com quebras.

Os números previstos para esse kit de preparação para a gama Abarth são impressionantes para um motor de 1,3 litro: 220 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, equivalentes aos da primeira safra do Golf GTI de sétima geração oferecido no Brasil. Chama a atenção, ainda, a potência específica, que chega a incríveis 169 cv por litro.

Para se ter ideia, o Toyota GR Corolla 1.6 turbo de 304 cv tem potência específica de 190 cv/litro, enquanto o Mercedes-AMG A45S com seu 2.0 turbo de 421 cv, chega a 210 cv/litro. A diferença é que estes são motores movidos apenas a gasolina. Assim, Pulse e Fastback Abarth preparados pela Mopar terão oficialmente o motor flex com maior potência específica do mundo.

Como é de se imaginar, o motor 1.3 GSE T4 receberá diversos itens adicionais para chegar à potência desejada. Coloque na conta: um novo filtro de ar tipo cônico, para maior captação de ar frio, a fim de alimentar a turbina e gerar uma mistura mais rica; novos coletores de admissão; até mesmo um intercooler mais parrudo, para melhor arrefecimento do motor – que vai ter que trabalhar sob maiores temperaturas. Um novo sistema de escape também está nos planos e, caso o Fastback de track day tenha dado um spoiler, ambos terão escapamentos com saídas de 4 polegadas.

Fastback de track day

Durante o lançamento do Fastback Abarth, a Stellantis exibiu um Fastback montado para track day, que somava para-choques com defletores, capô com saídas de ar funcionais, dutos de ar para os freios, saias laterais, dupla saída de escapamento, rodas OZ Racing de 18 polegadas pintadas de branco e suspensão mais baixa. Por dentro, ostentava bancos concha vermelhos com cintos de quatro pontos, aletas maiores atrás do volante para trocas de marcha, interior aliviado da porta traseira em diante e até mesmo santantônio.

Todo esse projeto de preparação do stage 2 by Mopar está em testes finais. Descobrimos, ainda, que a Stellantis vai oferecer o kit de preparação completo ou  partes dele, com o proprietário de um Abarth podendo optar apenas por um filtro de ar cônico, por exemplo. Ou seja, o cliente poderá comprar o kit “tudoquidá” de uma vez ou “sóoquidá”. O conceito exibido pela marca trazia quase todos os componentes, exceto o filtro cônico.

É importante frisar que será um desafio oferecer um kit de preparação com o aval de fábrica, ainda mais em tempos de normas de emissões cada vez mais rígidas. Resta saber como ficará a questão da garantia. Seja como for, é uma atitude ousada da Stellantis apostar numa marca esportiva no segmento abaixo de R$ 200.000. Junte tudo isso ao papel importante que Abarth faz para a imagem da Fiat, que certamente se refletirá em maiores números de vendas para os SUVs.

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