Como é o sistema "Olho de Deus" usado pela BYD em seus novos carros
Para democratizar o ADAS – conjunto de assistências de condução e segurança - a todos os veículos, a BYD criou um novo sistema, os chamados “Olhos de Deus” (“God’s Eye). Ele deve equipar todos os carros elétricos da marca, do Dolphin Mini ao Yangwang até 2026.
No último evento de divulgação da marca, na China, a BYD revelou que seu novo sedan acessível Qin L EV, já será equipado de fábrica com o novo sistema de segurança da marca na versão mais básica, C.
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O novo sistema de segurança da montadora chinesa será conectado a inteligência artificial DeepSeek e terá processador central ligado a rede 5G e satélites. E será dividido em três categorias, assim como o ADAS atual: “God’s Eye C”, “God’s Eye B” e “God’s Eye A”.
O “God’s Eye C” é a versão inicial destinada aos veículos de entrada da marca, como o Dolphin Mini. É equipado com três conjuntos de câmeras que totalizam 12 unidades ao redor do veículo, cinco radares de ondas milimétricas e 12 radares ultrassônicos. A tecnologia entrega uma percepção de 360 graus com precisão de um centímetro nos sensores ultrassônicos.
A versão “God’s Eye B”, além dos recursos da linha de entrada, é alimentada com o atual sistema ADAS da marca, DiPilot 300 e é direcionada aos modelos premium da BYD, como Denza.
E, por fim, a configuração mais complata, “God’s Eye A”, conta com três sensores LiDAR (responsável pela detecção do que está ao redor do veículo através da emissão de pulsos de luz que atingem objetos) e o atual sistema mais avançado de segurança da marca, DiPilot 600. Essa versão é destinada aos modelos de luxo da marca como, Yangwang.
Vale lembrar que atualmente apenas os modelos acima de R$ 159 mil (cerca de US$ 27 mil) da BYD são equipados com o sistema ADAS, e possuem as seguintes versões:
- DiPilot 100: função básica do Adas com NOA, com 100 teraflops, alimentado por chip Drive N Orin da Nvidia para o Journey 5 da Horizon Robotics. Entrega assistência de permanência na faixa, controle de cruzeiro adaptativo, assistência de saída de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito e controle inteligente de velocidade, por exemplo.
- DiPilot 300: nível intermediário com condução semiautônoma HNOA em rodovias, um lidar, 300 teraflops e um chip Nvidia Orin X. Oferece assistência de pilotagem e sistema de suspensão inteligente DiSus-C que traz mais conforto e estabilidade ao carro.
- DiPilot 600: sistema mais avançado vendido pela empresa HNOA e CNOA para condução nas cidades, diversos lidars, condução do tipo L4, com 508 teraflops, e alimentação por dois chips Nvidia Orin X. Esse sistema permite a condução autônoma de nível superior, facilitando manobras complexas e maior interação com o ambiente.