VW Nivus e Polo ganham ar “touch” do Polo europeu, T-Cross vira semiautônomo

Além dos novos itens, todos os modelos com motor 200 TSI adotam start-stop por causa das novas regras de emissão. Má notícia são as estimativas de preço...
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18.11.2021 às 18:50 • Atualizado em 26.11.2021
Além dos novos itens, todos os modelos com motor 200 TSI adotam start-stop por causa das novas regras de emissão. Má notícia são as estimativas de preço...

Com Camila Torres

A Volkswagen divulgou nesta semana acréscimos aos pacotes de equipamentos de todos os seus compactos nacionais construídos sobre a plataforma MQB A0: Polo, Virtus, Nivus e T-Cross. A mais abrangente das mudanças foi a inclusão do sistema start-stop em todas as versões 200 TSI (1.0 turboflex de 128 cv) automáticas dos quatro modelos.

A fabricante justificou a adoção como parte de sua “estratégia Way to Zero, que visa neutralizar as emissões de CO2 dos modelos até 2030 em nível global”. A Mobiauto entende que se trata de uma adequação ao Proconve L7, novo conjunto de normas sobre emissões e eficiência energética que entra em vigor no Brasil em 2022.

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Além dos novos itens, todos os modelos com motor 200 TSI adotam start-stop por causa das novas regras de emissão. Má notícia são as estimativas de preço...

Como complemento, cada um dos quatro recebeu outros itens inéditos em seus respectivos catálogos. Os irmãos Polo e Virtus, por exemplo, passam a contar de série, nas versões Highline e GTS, com o ar-condicionado automático digital tipo Climatronic Touch, presente na oitava geração do Golf e no novo Polo já lançado na Europa.

O curioso é que, com esse item, mais a central VW Play e o volante aplicados na linha 2022, Polo e Virtus já começaram a transformar o painel antes mesmo de receberem a atualização visual prevista para o ano que vem, e que deixará o sedan com visual diferente do hatch. Tirando a central VW Play, os demais elementos já existem no Polo europeu renovado.

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Além dos novos itens, todos os modelos com motor 200 TSI adotam start-stop por causa das novas regras de emissão. Má notícia são as estimativas de preço...

O Nivus Comfortline incorporou esse mesmo componente de fábrica e também o indicador de pressão dos pneus, além de voltar a ter a central Composition Touch de série e ganhar controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e frenagem autônoma emergencial (AEB), antes presentes só na versão de topo. 

Já o quadro de instrumentos 100% digital de 10,25”, de série na Highline, passou a  aparecer como novo opcional na configuração mais barata do SUV cupê.

Por fim, o T-Cross herdou o pacote semiautônomo com ACC e AEB do Nivus de série em todas as versões exceto a de entrada, Sense. Ao mesmo tempo, o cluster digital se tornou opcional na versão intermediária 200 TSI. Ele continua como equipamento de série nas opções Comfortline 200 TSI e Highline 250 TSI.

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A Volkswagen não abriu, ainda, os preços oficiais dos quatro modelos com o acréscimo dos novos equipamentos, mas a Mobiauto já descobriu as estimativas das novas etiquetas junto à rede concessionária. O Polo Comfortline, por exemplo, saltará de R$ 100.540 para cerca de R$ 102.500 e o Highline, de R$ 108.020 para aproximadamente R$ 112.000.

O Virtus, nas mesmas versões, pulará de R$ 105.190 para R$ 115.000 estimados na versão Comfortline e de R$ 120.190 para cerca de R$ 124.000 na Highline. Já o Nivus, que custava R$ 108.690 na opção Comfortline e R$ 125.990 na Highline, agora deve superar se aproximar de R$ 120.000 e R$ 130.000, respectivamente.

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Por fim, o T-Cross 200 TSI terá os seguintes reajustes: de R$ 124.990 para cerca de R$ 130.000 na versão 200 TSI; de R$ 140.790 para aproximadamente R$ 143.000 na Comfortline 200 TSI; de R$ 151.090 para mais de R$ 153.000 na Highline 250 TSI. Com todos os opcionais mais pintura bicolor, o teto do SUV compacto superará a barreira de R$ 170.000.

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