Uno morre, mas deixará DNA em novos Fiat e até Peugeot por muitos anos

Plataforma 327, que deu origem à segunda geração do hatch, seguirá viva em outros quatro produtos do grupo Stellantis, e não será por pouco tempo
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29.12.2021 às 14:39
Plataforma 327, que deu origem à segunda geração do hatch, seguirá viva em outros quatro produtos do grupo Stellantis, e não será por pouco tempo

O Fiat Uno está saindo de linha no Brasil após 37 anos de histórias e duas gerações. A série especial de encerramento da produção, chamada Ciao, marcará sua despedida e será limitada a 250 unidades. Depois, o modelo surgido em 1984, na icônica primeira geração, e que trocou de carroceria em 2010 gozará de merecida aposentadoria.

O Uno sairá de cena como o Fiat mais popular ao longo dos 45 anos de existência da fabricante no país. Em quase quatro décadas de mercado, foram mais de 4,3 milhões de unidades produzidas em Betim (MG), o que faz dele o segundo modelo mais fabricado e vendido na história da indústria automobilística nacional, atrás apenas do VW Gol.

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Plataforma 327, que deu origem à segunda geração do hatch, seguirá viva em outros quatro produtos do grupo Stellantis, e não será por pouco tempo

No entanto, a morte do Uno não significará a extinção definitiva de seu DNA, pelo menos não quando falamos da segunda geração, lançada em 2010 através do projeto 327. Sua plataforma, que também deu origem ao Palio de segunda geração (projeto 326), este descontinuado em 2018, seguirá viva em pelo menos outros quatro produtos do grupo Stellantis.

Três deles já estão nas ruas e um, ao que tudo indica, será lançado em 2022. E se prepare, porque, a julgar pelo ciclo de vida dos tipos de veículo que estamos falando, podemos esperar que a “alma” do velho Novo Uno se manterá presente entre os brasileiros por pelo menos mais dez anos. Isso se não chegar a 20. Confira quais são esses modelos:

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Fiat Mobi

Plataforma 327, que deu origem à segunda geração do hatch, seguirá viva em outros quatro produtos do grupo Stellantis, e não será por pouco tempo

Lançado em 2016, através do projeto X1H, o Mobi foi cria direta do Uno, embora a Fiat tenha tentado disfarçar isso de todas as maneiras. Na verdade, estamos falando de um encurtamento da plataforma 327, com portas laterais traseiras, entre-eixos e porta-malas menores, porém aproveitando boa parte da estrutura do irmão até a coluna B.

O Mobi foi criado para disputar mercado com o VW Up! em um Brasil no qual as fabricantes ainda apostavam com afinco nos carros de entrada. O país ruiu e os dois fracassaram, mas, diferentemente do Up!, o Mobi se mantém em catálogo até hoje (na corda bamba, é verdade). 

O mais provável é que siga como carro de entrada do grupo Stellantis no país até 2024, quando uma nova legislação que obrigará o uso de controle de estabilidade e tração em todos os modelos vendidos no país, será colocada em vigor. Quando morrer, dificilmente deixará um sucessor.

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Fiat Strada

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A já formada Stellantis bem que tentou dissociar a nova Strada do Mobi e do Uno. Para tanto, trabalhou bem o visual da picape, deixando a dianteira com elementos exclusivos e a traseira com um ar de mini-Toro, o que conferiu a ela uma personalidade própria.

Além disso, resolveu batizar sua plataforma com um novo nome, MPP, tentando criar uma forçosa ligação entre a nova Strada e os irmãos Argo (MP1) e Cronos (MP-S). Mas não se engane: a segunda geração da picapinha é nascida, sim, da costela do projeto 327, aproveitando muitos elementos de Uno, Mobi e Fiorino.

E se tomarmos como parâmetro o tempo que a primeira geração, derivada do Palio 178, permaneceu no mercado, 23 anos (de 1997 a 2020), podemos esperar que, através da Strada, o DNA do Novo Uno se fará presente no seio da sociedade brasileira por mais bons e longos anos, para não dizer décadas.

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Fiat Fiorino

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Falando em Fiorino, o furgão trocou de geração no fim de 2013, simplesmente porque não compensava mais investir em mudanças no antecessor (baseado no Uno I) em meio à nova obrigatoriedade de freios ABS e airbags frontais em todos os automóveis e comerciais leves aqui vendidos. 

Desde então, o Fiorino passou os últimos oito anos sem receber nenhum dos dois facelifts aplicados ao Uno no período. Afinal, um veículo voltado puramente ao trabalho requer atualizações muito mais esporádicas.

Seu visual só ganhou um tapinha agora, no fim deste ano. A fabricante aproveitou a deixa de ter que adequá-lo às novas normas do Proconve L7 para dar ao furgão uma nova grade dianteira, inspirada na Strada e no Pulse, descolando-o assim do moribundo Uno.

Mas, assim como a Strada, o Fiorino deve sobreviver no mercado por um período considerável após essas atualizações. É mais uma garantia de que o Uno se for, mas seu DNA não morrerá tão cedo.

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Novo Peugeot Partner

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Segundo os colegas da Autoesporte, a Stellantis prepara para breve o lançamento de uma nova geração do Peugeot Partner. A grande surpresa é que o furgão da marca francesa deve herdar a estrutura justamente do... Fiat Fiorino!

De acordo com o Autos Segredos, em reportagem mais recente, o novo Partner receberá o nome Partner Rapid e deve ser lançado no primeiro semestre de 2022, compartilhando com o Fiorino toda a carroceria e a motorização. Apenas a dianteira receberá elementos visuais exclusivos. O Uno se foi, mas o projeto 327 seguirá rendendo frutos mesmo após a sua morte.

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