Comece 2026 de carro novo. Encontre seu próximo veículo aqui.

Polícia usa óculos 'dedo-duro' contra maus motoristas na China

Tecnologia com IA checa veículos em tempo real e acelera fiscalização
Por
26.12.2025 às 08:20
Compartilhe:

Quem vê apenas um policial de óculos na China pode achar que, a princípio, o oficial corrige problemas de visão. Só que na cidade de Changsha, a Divisão de Controle de Tráfego do Departamento Municipal de Segurança Pública está usando óculos inteligentes (bem parecidos como os de grau) para agilizar a identificação de veículos infratores.

Uma vez que policial "vê" o automóvel, o óculos se conecta ao banco dados em tempo real, reconhece a placa e exibe informações do automóvel, como a inspeção obrigatória, registro do veículo e histórico de infrações, por exemplo.

Você também pode se interessar por:

O grande diferencial é a praticidade, pois os policiais podem fazer as averiguações sem interromper seu trabalho, além de tornar a fiscalização mais célere no dia a dia. E funciona tanto de dia quanto de noite.

Produzido pela chinesa Rokid, o óculos são equipados com uma câmera grande angular de 12 megapixels e um algoritmo de inteligência artificial para estabilizar e manter a nitidez da imagem, mesmo quando os policiais estão em movimento ou trabalhando em trânsito intenso. Totalmente carregada, a bateria pode durar até oito horas de uso contínuo. Já a precisão é de 99%.

Os óculos vão além do rastreamento de veículos. Eles também oferecem reconhecimento facial, tradução de voz em tempo real em mais de 10 idiomas e gravação de vídeo, como os Rayban Meta ou Oakley Meta.

De acordo com a Divisão de Controle de Tráfego de Changsha, o tempo médio para verificar um veículo caiu de 30 segundos para apenas 1 a 2 segundos, aumentando a eficiência do tráfego em 80% e reduzindo significativamente a probabilidade de conflitos nas estradas.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Compartilhe este artigo: