Novo Fiat Fiorino se descola do Uno para ter mais cara de Strada

Furgão líder de vendas muda visual, ganha interior e suspensão de Strada e uma nova calibração do motor para se manter firme no mercado em 2022
Por Renan Bandeira
03.12.2021 às 11h:16 • Att. há cerca de cerca de 2 meses
Furgão líder de vendas muda visual, ganha interior e suspensão de Strada e uma nova calibração do motor para se manter firme no mercado em 2022

A Stellantis apresentou nesta sexta-feira (3) o Fiat Fiorino 2022. O furgão derivado do Uno ganhou um tapa no visual justamente para tentar se descolar do irmão, que deixará o mercado ainda neste ano, e ficar mais alinhado à identidade visual de Strada e Pulse. Tudo para seguir vivo e dominando no segmento de utilitários compactos. 

Lançado como linha 2022, o novo Fiorino será vendido em versão única, Endurance, equipada com o velho motor 1.4 Fire Evo flex recalibrado para atender as exigências do Proconve L7, novo pacote de regras de emissões no Brasil. E chega às lojas por R$ 99.990.

A principal mudança visual está concentrada no balanço dianteiro, em que o modelo ganha nova grade com linhas horizontais, logotipo Fiat Script e a Fiat flag no canto inferior direito, se aproximando do visual da nova Strada e do Pulse. Além disso, estreia um pára-choque mais musculoso, com nichos grandes para os faróis de neblina.

Furgão líder de vendas muda visual, ganha interior e suspensão de Strada e uma nova calibração do motor para se manter firme no mercado em 2022

Anuncie seu carro na Mobiauto

A traseira pouco muda. A lanterna segue com o formato vertical, ao estilo do também quase extinto Dobló, mas recebe novo acabamento interno e contornos escurecidos. A porta direita do baú mantém a assinatura “Fiat” em baixo relevo.

Já o interior é o que mais aproxima o Fiorino da Strada. Agora o furgão compartilha com a picapinha o volante de três raios com base achatada, o envolvente do painel e o cluster analógico com uma tela digital pequena para o computador de bordo.

Furgão líder de vendas muda visual, ganha interior e suspensão de Strada e uma nova calibração do motor para se manter firme no mercado em 2022

De acordo com a Stellantis, a linha 2022 do furgão terá quatro porta-objetos a mais que o atual, totalizando 13 compartimentos. Um deles será exclusivo para guardar a máquina de cartão. Afinal, seus principais usuários serão prestadores de serviço.

Leia também: VW Nivus e T-Cross terão novas versões de entrada com motor do Up!

Furgão líder de vendas muda visual, ganha interior e suspensão de Strada e uma nova calibração do motor para se manter firme no mercado em 2022

Motor ajustado e novos equipamentos 

O banho de loja deixou o Fiorino com mais cara de Strada, mas essa não é sua única novidade para o utilitário.

O veículo ganhou também uma nova calibração do motor para se enquadrar nas novas normas de emissão da sétima fase do Proconve, que entra em vigor em 1º janeiro de 2022, e equipamentos de segurança.

Começando pelo motor, a Stellantis manteve o 1.4 Evo no cofre do Fiorino. No entanto, o propulsor foi reajustado para render agora 84/86 cv (gasolina/etanol) e 11,8/12,2 kgfm, o que representa uma perda de 1/2 cv e 0,6/0,3 kgfm em relação ao que oferece o 1.4 atualmente.

Leia também: Os Fiat, Citroën e Peugeot que terão o conjunto 1.3 CVT do Pulse

Furgão líder de vendas muda visual, ganha interior e suspensão de Strada e uma nova calibração do motor para se manter firme no mercado em 2022

Além disso, terá uma entrega de torque e potência em rotações mais altas, sendo 4.000 rpm e 6.000 rpm, respectivamente. Diferente do atual, que se esforça um pouco menos para o serviço, com torque máximo em 3.500 rpm e potência máxima 5.750 rpm.

Isso deve ser compensado pela nova regulagem do câmbio, que fica com a relação mais curta nas segunda e terceira marchas, segundo a Stellantis. Já a quinta marcha foi alongada para reduzir o consumo na estrada em velocidade de cruzeiro. A marcha à ré também foi encurtada.

Leia também: Avaliação: Fiat Pulse tem requisitos para fazer o mesmo sucesso do Uno?

A fabricante não especifica quais foram as alterações feitas no motor para ele se enquadrar no Proconve L7, mas promete uma economia de 11,8% de combustível quando abastecido com gasolina e 8,3% com etanol.

Furgão líder de vendas muda visual, ganha interior e suspensão de Strada e uma nova calibração do motor para se manter firme no mercado em 2022

Em relação aos equipamentos de segurança, o Fiorino terá agora controle de estabilidade e tração, itens que serão obrigatórios em todos os carros fabricados no Brasil a partir de 2024 - em um primeiro momento, a regra seria válida já em janeiro de 2022, mas o prazo foi adiado.

O furgão ganha ainda assistente de partida em rampa e sinalização de freio de emergência no pisca-alerta. Esses itens completam a lista de equipamentos que já conta com direção hidráulica, predisposição para rádio, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, vidros e travas elétricas, protetor de cárter e faróis de neblina.

Por fim, o furgão tem um novo conjunto na suspensão traseira, que se mantém em eixo rígido com molas semielípticas, mas agora com formato ômega (Ω) e não reto. O sistema está presente na nova Strada e, segundos a Fiat, seu formato ajuda a superar obstáculos com mais facilidade.

Leia também: Carros mais vendidos de novembro: Chevrolet Onix volta com tudo à ponta

Ficha técnica - Fiat Fiorino 2022

Furgão líder de vendas muda visual, ganha interior e suspensão de Strada e uma nova calibração do motor para se manter firme no mercado em 2022

Motor e desempenho: 1.4 Evo, 8V, transversal, quatro-cilindros em linha, de 84/86 cv (a 6.000 rpm) e 11,8/12,2 kgfm (a 4.000 rpm). Câmbio manual de cinco marchas. 0 a 100 km/h: 13,7/14,7 segundos (etanol/gasolina). Velocidade máxima: 157/160 km/h (gasolina/etanol).

Consumo: 8,1 km/l com etanol e 11,7 km/l com gasolina, na cidade. E 8,3 km/l com etanol e 12,4 km/l com gasolina, na estrada.

Freios: disco ventilado na dianteira e tambor na traseira.

Suspensão: Independente do tipo McPherson no eixo dianteiro e eixo rígido do tipo ômega na traseira.

Dimensões: 4.407 mm de comprimento, 1.643 mm de altura, 1.899 mm de altura e 2.716 mm de entre-eixos; 176 mm de altura livre do solo; tanque de combustível de 55 litros; 1.131 kg de peso em ordem de marcha; 650 kg de capacidade carga; 400 kg de capacidade de reboque; 3.345 litros de compartimento traseiro.

Você também pode se interessar por:

Citroën C3 renasce no Brasil com dedo da Fiat e ares de SUV

Fiat Pulse: as diferenças entre as cinco versões em 24 fotos

Exclusivo: Fiat Fastback deve ser o nome do SUV cupê 376

Fiat Pulse vs VW Nivus: compare desempenho, dimensões, consumo e preços


Lançamentos
FIat Fiorino 2022
Furgão da Fiat
Carros para trabalho
Furgão de entrada
itens de série Fiorino 2022
Versões Fiorino 2022
Novidades da linha 2022 do Fiorino
Novo visual do Fiorino
rosto de óculos escuros

Comentários