Novo Fiat Fiorino se descola do Uno para ter mais cara de Strada

Furgão líder de vendas muda visual, ganha interior e suspensão de Strada e uma nova calibração do motor para se manter firme no mercado em 2022
Renan Bandeira
Por
03.12.2021 às 11:16
Furgão líder de vendas muda visual, ganha interior e suspensão de Strada e uma nova calibração do motor para se manter firme no mercado em 2022

A Stellantis apresentou nesta sexta-feira (3) o Fiat Fiorino 2022. O furgão derivado do Uno ganhou um tapa no visual justamente para tentar se descolar do irmão, que deixará o mercado ainda neste ano, e ficar mais alinhado à identidade visual de Strada e Pulse. Tudo para seguir vivo e dominando no segmento de utilitários compactos. 

Lançado como linha 2022, o novo Fiorino será vendido em versão única, Endurance, equipada com o velho motor 1.4 Fire Evo flex recalibrado para atender as exigências do Proconve L7, novo pacote de regras de emissões no Brasil. E chega às lojas por R$ 99.990.

A principal mudança visual está concentrada no balanço dianteiro, em que o modelo ganha nova grade com linhas horizontais, logotipo Fiat Script e a Fiat flag no canto inferior direito, se aproximando do visual da nova Strada e do Pulse. Além disso, estreia um pára-choque mais musculoso, com nichos grandes para os faróis de neblina.

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A traseira pouco muda. A lanterna segue com o formato vertical, ao estilo do também quase extinto Dobló, mas recebe novo acabamento interno e contornos escurecidos. A porta direita do baú mantém a assinatura “Fiat” em baixo relevo.

Já o interior é o que mais aproxima o Fiorino da Strada. Agora o furgão compartilha com a picapinha o volante de três raios com base achatada, o envolvente do painel e o cluster analógico com uma tela digital pequena para o computador de bordo.

Furgão líder de vendas muda visual, ganha interior e suspensão de Strada e uma nova calibração do motor para se manter firme no mercado em 2022

De acordo com a Stellantis, a linha 2022 do furgão terá quatro porta-objetos a mais que o atual, totalizando 13 compartimentos. Um deles será exclusivo para guardar a máquina de cartão. Afinal, seus principais usuários serão prestadores de serviço.

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Motor ajustado e novos equipamentos 

O banho de loja deixou o Fiorino com mais cara de Strada, mas essa não é sua única novidade para o utilitário.

O veículo ganhou também uma nova calibração do motor para se enquadrar nas novas normas de emissão da sétima fase do Proconve, que entra em vigor em 1º janeiro de 2022, e equipamentos de segurança.

Começando pelo motor, a Stellantis manteve o 1.4 Evo no cofre do Fiorino. No entanto, o propulsor foi reajustado para render agora 84/86 cv (gasolina/etanol) e 11,8/12,2 kgfm, o que representa uma perda de 1/2 cv e 0,6/0,3 kgfm em relação ao que oferece o 1.4 atualmente.

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Além disso, terá uma entrega de torque e potência em rotações mais altas, sendo 4.000 rpm e 6.000 rpm, respectivamente. Diferente do atual, que se esforça um pouco menos para o serviço, com torque máximo em 3.500 rpm e potência máxima 5.750 rpm.

Isso deve ser compensado pela nova regulagem do câmbio, que fica com a relação mais curta nas segunda e terceira marchas, segundo a Stellantis. Já a quinta marcha foi alongada para reduzir o consumo na estrada em velocidade de cruzeiro. A marcha à ré também foi encurtada.

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A fabricante não especifica quais foram as alterações feitas no motor para ele se enquadrar no Proconve L7, mas promete uma economia de 11,8% de combustível quando abastecido com gasolina e 8,3% com etanol.

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Em relação aos equipamentos de segurança, o Fiorino terá agora controle de estabilidade e tração, itens que serão obrigatórios em todos os carros fabricados no Brasil a partir de 2024 - em um primeiro momento, a regra seria válida já em janeiro de 2022, mas o prazo foi adiado.

O furgão ganha ainda assistente de partida em rampa e sinalização de freio de emergência no pisca-alerta. Esses itens completam a lista de equipamentos que já conta com direção hidráulica, predisposição para rádio, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, vidros e travas elétricas, protetor de cárter e faróis de neblina.

Por fim, o furgão tem um novo conjunto na suspensão traseira, que se mantém em eixo rígido com molas semielípticas, mas agora com formato ômega (Ω) e não reto. O sistema está presente na nova Strada e, segundos a Fiat, seu formato ajuda a superar obstáculos com mais facilidade.

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Ficha técnica - Fiat Fiorino 2022

Furgão líder de vendas muda visual, ganha interior e suspensão de Strada e uma nova calibração do motor para se manter firme no mercado em 2022

Motor e desempenho: 1.4 Evo, 8V, transversal, quatro-cilindros em linha, de 84/86 cv (a 6.000 rpm) e 11,8/12,2 kgfm (a 4.000 rpm). Câmbio manual de cinco marchas. 0 a 100 km/h: 13,7/14,7 segundos (etanol/gasolina). Velocidade máxima: 157/160 km/h (gasolina/etanol).

Consumo: 8,1 km/l com etanol e 11,7 km/l com gasolina, na cidade. E 8,3 km/l com etanol e 12,4 km/l com gasolina, na estrada.

Freios: disco ventilado na dianteira e tambor na traseira.

Suspensão: Independente do tipo McPherson no eixo dianteiro e eixo rígido do tipo ômega na traseira.

Dimensões: 4.407 mm de comprimento, 1.643 mm de altura, 1.899 mm de altura e 2.716 mm de entre-eixos; 176 mm de altura livre do solo; tanque de combustível de 55 litros; 1.131 kg de peso em ordem de marcha; 650 kg de capacidade carga; 400 kg de capacidade de reboque; 3.345 litros de compartimento traseiro.

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