Segredo: Novo Peugeot 3008 deve chegar ao Brasil e antecipar o que veremos no Jeep Compass 2027; entenda
O novo Jeep Compass ainda não foi anunciado e deve chegar só em 2027, como apurado neste artigo da Mobiauto. Porém, parece ser questão de tempo para termos um vislumbre dessa nova geração do modelo, graças a chegada iminente do novo Peugeot 3008 ao Brasil.
Você pode se interessar por:
- Jeep Compass muda visual e estreia motor turbo de Rampage na linha 2025
- Jeep Renegade Longitude diesel vs Jeep Compass Longitude T270: qual é melhor?
- Segredo: Jeep Compass terá duas versões com motor 2.0 de 272 cv de Rampage
- Novo Jeep Compass BlackHawk já prepara clientes para o futuro do SUV
Já foi confirmado por Linda Jackson, CEO Global da Peugeot, à publicação Motor1, que a marca trará um híbrido plug-in (PHEV) para o mercado brasileiro em um “futuro próximo”. Mas, o que tem o novo Jeep Compass com essa história?
Ainda que não se tenha confirmação, é muito provável que o modelo comentado por Linda Jackson seja o novo Peugeot 3008. Desde sua chegada, em 2021, vem sendo comentada a possibilidade de o veículo ganhar uma versão híbrida plug-in.
O novo 3008 foi apresentado no ano passado para o mercado europeu e já teve seus desenhos registrados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Deste modo, é questão de tempo para a nova geração do SUV chegar aqui e é provável que ela traga sua variante PHEV.
Sua relação com o novo Compass se deve a plataforma usada por ambos. O 3008 é construído sob a arquitetura STLA Medium, a mesma que deve integrar a nova geração do SUV da Jeep.
O compartilhamento de sistemas entre as próprias marcas não é algo novo para a Stellantis, vide o próprio Fiat Grande Panda. A STLA Medium, inclusive, já integra o Opel Grandland, outro SUV médio do grupo, e será adotada ainda por outros produtos desse segmento dentro do guarda-chuva Stellantis.
A arquitetura em questão é capaz de suportar tanto trens de força a combustão quanto híbridos e elétricos, e casa muito bem com as pretensões do novo Compass. Isso porque já é sabido que a nova geração do modelo será comercializada apenas com propulsores movidos a bateria no mercado brasileiro.
Como será o novo Jeep Compass?
Já com a plataforma em mente, é possível deduzir como será o novo Compass. A STLA Medium é uma arquitetura modular e comporta dimensões de 4,3 metros a 4,9 m de comprimento e entre-eixos de 2,7 m a 2,9 m.
Além disso, o sistema permite uma arquitetura elétrica de até 900 V e potências que podem ir de 220 cavalos a 390 cavalos. As baterias podem ter até 98 kWh, e assim podem entregar autonomias elétricas que vão de 500 a 700 km.
Para efeito de comparação, a última geração do Peugeot 3008 tem 4,54 m de comprimento, 1,64 m de altura, 1,89 m de largura e 2,74 m de entre-eixos.
Sua versão híbrida plug-in (que deve vir ao Brasil) é equipada com um trem de força que combina um motor 1.6 turbo a combustão a outro elétrico. A potência combinada é de 194 cavalos de potência e a autonomia puramente elétrica é de 87 km no ciclo WLTP.
Apesar de não ter previsão de chegar ao Brasil, vale ressaltar que o 3008 tem versões elétricas vendidas na Europa. Por lá são três opções, duas com alcances de 525 km e potências de 210 cv e 320 cv, além de uma outra com 230 cv e autonomia de 700 km.
Deste modo, é de se esperar que os conjuntos motores e as medidas do novo Jeep Compass não fujam muito dos já mencionados, visto o compartilhamento de plataforma.