Novo Fiat Argo? Grande Panda é revelado e dá dicas do futuro no Brasil
O Fiat Panda, uma espécie de Uno do mercado europeu, teve sua nova geração revelada. Agora com jeitão de SUV, o modelo carregou por bom tempo uma história compartilhada com o Uno. Agora, fruto do projeto F1H, ele antecipa o que será da nova geração do Argo.
Vale lembrar que, conforme antecipado pela Mobiauto no ano passado, o Fiat Panda e o novo Argo compartilharão plataforma com o Peugeot 208. Recentemente, o jornalista Leonardo Félix, da Autoesporte, revelou que muito do novo Argo será baseado no que já vemos no Citroën C3, além de substituir de uma vez só Mobi e Argo.
Você também pode se interessar por:
- Novo Fiat Argo já tem data de lançamento confirmada
- Como é o Fiat Argo que custa mais de R$ 100 mil
- Novo Fiat Argo usará base de Peugeot 208 para ser 1º SUV híbrido da marca
- Novo Fiat Panda tem imagens vazadas e pode antecipar visual do SUV do Argo
Voltando ao Grande Panda, ele é o primeiro passo de uma Fiat mais globalizada. Ao menos é o plano da marca, por isso ele compartilha o projeto com o Brasil. Sua plataforma é a STLA Smart, que é uma adaptação da CMP, oriunda das francesas Peugeot e Citroën.
A grande vantagem dessa plataforma é a possibilidade do uso de motores híbridos e até mesmo versões elétricas, como o Peugeot e208 e o Citroën e C3.
Como é o Fiat Grande Panda
O Fiat Grande Panda tem esse nome pois, enquanto for possível, a Fiat manterá o atual Panda em alguns mercados europeus. O novo modelo tem 3,99 metros, que é exatamente a medida do Fiat Argo.
Visualmente, o Grande Panda se difere de tudo feito pela Fiat até agora. Ele remete muito aos conceitos mostrados no começo do ano. A carroceria se diferencia bem do C3, mesmo tendo muito das suas características.
O Grande Panda tem visual muito característico, no que podemos chamar de “retrô tech”, ou seja, elementos bem modernos com uma pegada retrô, como as luzes e grades pixelados. De maneira geral, a silhueta lembra o Fiat Panda dos anos 1980.
Um dos destaques visuais está na lateral. Enquanto o C3 tem um vinco, a Fiat aproveitou o espaço para criar um baixo relevo estampando o nome Panda. A traseira repete o baixo relevo no lgo da Fiat, tem lanternas pixelizadas com um X em destaque, além do nome do carro em 3D.
O interior só deve ser revelado em 11 de julho, quando a Fiat irá comemorar 125 anos. O Fiat Panda, na verdade a nova geração do Argo, deverá ser chegar ao Brasil até 2026. Por aqui, é provável que os motores sejam os já conhecidos 1.0 e 1.3 Firefly, além do 1.0 GSE, que é turbo e deverá receber um sistema híbrido leve.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.