Nissan Frontier deixa de ser produzida na Argentina e culpa pode ser da Renault

Modelo japonês será descontinuado ao final do ano, mas fábrica já deve saber seu substituto
LF
Por
30.03.2025 às 14:10 • Atualizado em 25.04.2025
Compartilhe:
Modelo japonês será descontinuado ao final do ano, mas fábrica já deve saber seu substituto

Nesta sexta-feira (28), a Nissan anunciou uma mudança importante em sua linha de montagem. A picape média Frontier deixará de ser construída na fábrica de Santa Isabel em Córdoba, na Argentina, focando 100% da sua fabricação no México.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Apesar de não confirmado, tal alteração pode estar diretamente ligada a Renault. O complexo localizado em Córdoba, onde a Frontier é fabricada é de propriedade da marca francesa, que pode ter novos planos para o polo.

Você também pode se interessar por:

Estamos falando da Renault Niágara, que começará a ser fabricada no nosso país vizinho em 2025 e está com o lançamento previsto para 2026. Para se ter uma noção de quão ambicioso é o projeto da nova picape da Renault, o investimento total chega aos US$ 350 milhões, conforme anunciado pela fabricante em setembro de 2024.

Além do mais, a derivação francesa da Nissan Frontier, Renault Alaskan também sairá de linha no fim do ano. Com isso, não é difícil de se pensar que a Niágara tenha roubado o espaço de fabricação da Nissan Frontier e sua irmã. Importante comentar, que a Frontier irá continuar viva no nosso mercado, mas importada do México.

Como é a Renault Niágara?

A Renault Niágara apareceu pela primeira vez como conceito em 2023. Trata-se de uma picape monobloco de porte intermediário e que utiliza a mesma plataforma presente no Renault Kardian: RGMP. Tal base é modular e consegue comportar veículos de até 5 metros de comprimento e 3 metros de entre-eixos, mas o maior trunfo está na motorização.

Isso porque a RGMP suporta qualquer tipo eletrificação, seja híbrido ou elétrico, dessa forma poderemos ter uma picape no mínimo com tecnologia MHEV. Nas configurações a combustão a Renault Niagara deverá seguir os passos do Renault Duster, utilizando o propulsor 1.3 turbo flex TCe de 163 cv e 25,5 kgfm de torque.

Vale ressaltar também que ao contrário de que se pensava, a nova picape da fabricante francesa não irá matar a Renault Oroch no Brasil, como a Mobiauto já explicou em outro artigo.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp