Jeep Compass muda visual e estreia motor turbo de Rampage na linha 2025

Líder dos SUVs médios ainda tem inédita versão esportiva e garantia de cinco anos
VM
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15.04.2024 às 14:00
Líder dos SUVs médios ainda tem inédita versão esportiva e garantia de cinco anos

A Jeep lidera o segmento de SUVs médios com folga desde 2016. O domínio é reflexo do sucesso do Compass, que construiu uma imagem sólida que a marca não está disposta a perder.

Isso ajuda a explicar porque a linha 2025 trouxe mudanças muito mais importantes do que um leve tapa no visual. A lista de novidades inclui novas versões, extensão da garantia, mais itens de série, melhorias na dinâmica de condução e principalmente a oferta de uma motorização turbo mais potente.

Confira os preços e versões do novo Jeep Compass 2025, que sofreu redução de preço comparado à linha 2024:

  • Compass Sport T270: R$ 179.990 (- R$ 5.000)
  • Compass Longitude T270: R$ 196.990 (-R$ 4.800)
  • Compass Limited T270: R$ 216.990 (- R$ 7.000)
  • Compass Serie S T270: R$ 236.990 (-R$ 13.000)
  • Compass Limited TD350 4x4: R$ 249.990 (-R$ 20.000)
  • Compass Overland T400 4x4: R$ 266.990
  • Compass Blackhawk T400 4x4: R$ 279.990

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Motor turbo veio da Rampage

O motor 2.0 da linha Hurricane 4 não é exatamente uma novidade porque já equipava Jeep Wrangler e Ram Rampage. Era, portanto, a escolha mais adequada na “prateleira” da Stellantis - e posso dizer que caiu como uma luva no Compass.

São 272 cv e 40,8 kgfm, que faz do Compass o SUV mais potente fabricado no Brasil. Os números de desempenho impressionam: bastam apenas 6,3 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, com velocidade máxima de 228 km/h. A transmissão é automática de nove marchas com opção de trocas sequenciais na alavanca ou pelas aletas atrás do volante.

Para dar conta de tanta potência e torque, a engenharia da Jeep recalibrou o sistema de freios e adotou novo ajuste na suspensão, com novas molas e amortecedores, que também resultou em menor rolagem da carroceria.

As médias de consumo estão dentro do esperado para um motor tão potente e com turbocompressor. No Compass, os números são de 8,3 km/l na cidade e 10 km/l na estrada.

ADAS é reforçado por novos itens

A Jeep aprimorou o pacote de assistências à condução, conhecido pela sigla ADAS, e o dividiu em dois níveis.

Jeep Compass Overland também tem motor 2.0 Hurricane

No mais completo deles, o veículo tem controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, sensor de fadiga, monitoramento de pontos cegos, assistente de permanência em faixa de rolamento com aviso de saída, leitura de placas de trânsito, farol alto automático, sistema de estacionamento semiautônomo (Park Assist) e alerta de tráfego cruzado traseiro. Juntam-se a eles o assistente de centralizador de faixa e o sistema de detector de mãos fora do volante.

Além de todos esses sistemas, o SUV sai de fábrica com 6 ou 7 airbags (dependendo da versão), controles de estabilidade e de tração, sensores de estacionamento traseiros e assistente de partida em rampas.

Versão esportiva Blackhawk é novidade na linha

A linha 2025 do Compass é composta por sete versões: Sport Flex, Longitude Flex, Limited Flex, Série S Flex, Limited Diesel, Overland Hurricane e Blackhawk Hurricane. As duas últimas são as maiores novidades.

A chegada do Compass Blackhawk aposenta a versão Trailhawk, mas a híbrida 4xe (importada da Itália com um preço bem salgado) teve sua continuidade assegurada pela Stellantis, embora não tenha ficado claro se as mudanças visuais serão replicadas.

Confira a seguir os itens de série e opcionais de cada versão:

Compass Sport Flex:

Central multimídia UConnect com tela de 8,4 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fios, bancos revestidos em tecido, ar-condicionado digital, faróis full LED com assinatura em LED, lanternas em LED, painel digital de sete polegadas, rodas de liga leve de 18 polegadas, sensores de chuva e crepuscular e entradas USB do tipo A e C dianteiras e traseiras.

Opcionais:

Bancos revestidos em couro

Teto solar elétrico e panorâmico Command View

Pacote High Tech: pacote ADAS nível 2 (controle de cruzeiro adaptativo, centralizador de faixa, farol alto automático, sensor de fadiga, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de saída de faixa e leitura de placas de trânsito), painel de instrumentos de 10,25” e central multimídia de 10,1”.

Compass Longitude Flex:

Todos os itens da versão Sport mais pacote ADAS nível 2, painel digital com tela de 10,25 polegadas, central multimídia com tela de 10,1 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fios, rodas de liga leve de 18 polegadas, bancos e volante revestidos em couro e sistema de som Beats com oito alto-falantes e subwoofer no porta-malas.

Opcionais:

Teto solar panorâmico com acionamento elétrico.

Pacote Night Eagle: detalhes externos escurecidos (rodas, frisos laterais, moldura da grade frontal, friso do rack de teto e logotipos), cor especial Sting Gray, plataforma de conectividade Adventure Intelligence, carregador de celular por indução, Park Assist, rebatimento automático dos espelhos retrovisores externos e retrovisor interno eletrocrômico.

Compass Limited Flex e Diesel:

Todos os itens da versão Longitude mais 7 airbags, sistema de conectividade Adventure Intelligence Plus, suporte a Alexa e Wi-Fi com hotspot no veículo, rodas de 19 polegadas, banco do motorista com regulagens elétricas, espelho retrovisor interno eletrocrômico, teto pintado de preto e carregador de celular por indução.

Exclusivos da versão Limited Diesel: tração 4x4 com seletor de modos, controle de velocidade em descidas e câmbio automático de nove marchas.

Opcionais:

Teto solar panorâmico

Compass Série S Flex:

Todos os itens da versão Limited Flex mais rodas de 19 polegadas, alerta de tráfego cruzado traseiro, sensor de pontos cegos, Park Assist e sensores de estacionamento dianteiros, pintura das partes plásticas na cor da carroceria, revestimento interno do teto em preto e teto solar panorâmico com acionamento elétrico.

Compass Overland Hurricane 4x4:

Todos os itens da versão Longitude mais sete airbags, plataforma de conectividade Adventure Intelligence Plus, suporte a Alexa, banco do motorista com regulagens elétricas, pintura das partes plásticas na cor da carroceria, rebatimento automático dos retrovisores externos, partida remota do motor, espelho retrovisor eletrocrômico, revestimento interno do teto em preto, rodas em liga leve de 19 polegadas, teto pintado de preto e carregador de celular por indução.

Opcionais:

Teto solar panorâmico com acionamento elétrico.

Compass Blackhawk Hurricane 4x4:

Todos os itens da versão Overland mais revestimento dos bancos em suede, banco do passageiro com regulagens elétricas, detalhes externos escurecidos, alerta de tráfego cruzado traseiro, sensor de pontos cegos, Park Assist e sensores dianteiros de estacionamento, Performance Pages (painel digital com informações de condução esportiva), tampa do porta-malas com abertura elétrica e sensor de movimento, rodas de liga leve de 19 polegadas com desenho esportivo, pinças de freio vermelhas, pneus 235/45 R19 com tecnologia Seal Inside (capaz de vedar pequenos buracos na banda de rodagem) e teto solar panorâmico com acionamento elétrico.

Demais versões tem motores 1.3 turbo e 2.0 diesel

Com o fim do Compass Trailhawk, a conhecida motorização 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,4 kgfm está disponível apenas na versão Limited - a única também oferecida com a motorização flex.

Demais versões (Sport , Longitude e Série S) são vendidas exclusivamente com o motor 1.3 T270 turboflex, que entrega até 185 cv e 27,5 kgfm.

A tração nas quatro rodas com função de reduzida está presente a partir da versão Limited Diesel. São três modos: Auto (detecta a necessidade de acionamento da tração), Snow (ideal para pisos de baixa aderência, como grama) e Sand/Mud (destinada a terrenos com areia e/ou lama).

Pós-venda é reforçado de olho na concorrência

A Jeep também fez alterações importantes em sua política de pós-vendas. A maior novidade é a oferta de cinco anos de garantia de fábrica ou 100 mil quilômetros rodados, o que ocorrer primeiro.

A boa notícia é que esse período de cinco anos também vale para todas as unidades do Compass a partir do modelo/ano 2022 que ainda estejam com a garantia vigente. Sendo assim, o proprietário de um veículo fabricado há três anos e que, portanto, estaria com a garantia vencendo neste ano, poderá contar com o benefício até 2026.

Além disso, quem adquirir um Compass 0km poderá optar pela blindagem homologada de fábrica, o que não invalida a garantia de cinco anos. O serviço realizado pela Hi-Tech tem nível de proteção III-A e custa aproximadamente R$ 85 mil. Caso prefira, o proprietário poderá diluir o valor da blindagem na parcela do financiamento.

Compass anda até mais do que deveria

Nosso test drive aconteceu em Punta del Este, balneário localizado a duas horas da capital uruguaia Montevidéu. Com um pavimento muito mais bem conservado do que as vias brasileiras, o Compass mostrou toda sua desenvoltura. O motor 2.0 exige uma agilidade incomum para um veículo familiar, fazendo me questionar até se não seria um exagero para um carro desses.

De toda maneira, o Compass turbo embala com facilidade. Basta uma leve cutucada no pedal da direita para o SUV ganhar velocidade de forma progressiva e rápida. A direção elétrica tem uma calibragem adequada para transmitir segurança ao motorista mesmo nas velocidades mais altas. O novo ajuste da suspensão também contribui para essa sensação, fazendo com que a carroceria incline menos nas curvas. A impressão é de que o Compass está mais “grudado” no chão do que antes.

O sistema de centralização do veículo na faixa de rolagem, uma das novidades trazidas no pacote de assistências à condução, realizou uma bem-vinda correção no SUV. Sem essa novidade, o sistema de permanência na faixa fazia o Compass ficar “balançando” de um lado para o outro dentro da faixa. Agora ele assume o controle de forma mais segura e previsível.

Algumas pequenas deficiências do projeto não foram modificadas, como o acionamento da alavanca da seta que ocasionalmente faz o motorista acionar o farol alto sem querer. Porém, são apenas detalhes que não incomodam a vida do condutor, que certamente abrirá um largo sorriso toda vez que acelerar o Compass 2025.

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