Os sedans que (ainda) custam menos de R$ 100 mil
O ano de 2021 promete grandes lançamentos de sedans para o Brasil, mas trouxe algumas perdas também. Atentos às manobras do mercado automotivo, levantamos quais sedans restam em nosso mercado por menos de R$ 100 mil. Antes de irmos direto a lista, vamos relembrar as despedidas que já tivemos nesses primeiros quatro meses do ano.
Em janeiro, a Ford anunciou o fechamento das suas fábricas no Brasil e a descontinuação de seus modelos de produção nacional, entre eles o Ford Ka Sedan. Mal a poeira baixou e a Toyota anunciou o fim de linha do Toyota Etios hatch e sedan. Isso significa duas opções a menos para motoristas de aplicativos.
Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto
Em março, a Citroën confirmou a saída de linha do C4 Lounge. Já no fim do abril, o Nissan Sentra que já não conseguia mais espaço diante do lançamento do seu irmão, o novo Versa, também disse adeus. Foram muitos sedans indo embora em apenas um terço de ano.
Com isso, mais os constantes reajustes que vêm sendo praticados nos preços, a lista de sedans abaixo de R$ 100 mil ficou mais enxuta. Resta-nos conferir o que sobrou.
Já podemos adiantar, que, apesar das perdas significativas, ainda temos modelos interessantes abaixo da faixa de seis dígitos para compra. A crítica fica apenas para a velocidade com que os preços têm aumentado, mas isso é tema para outra conversa.
Leia também: Os carros que mais aumentaram de preço no começo de 2021
Sedans R$ 60 mil a R$ 70 mil
As opções entre os sedans na faixa de R$ 60 mil são diversificadas. Há modelos que são verdadeiros dinossauros sobre rodas, como o Fiat Grand Siena, que não troca de geração há quase dez anos, até o novo Hyundai HB20S, lançado em 2019.
A última vez que o Grand Siena passou por atualização foi em 2017. Mesmo assim, o veterano se mantém como uma alternativa interessante, por ser o sedan zero-quilômetro mais barato do Brasil e pelo generoso porta-malas de 520 litros. Não à toa, o modelo é queridinho entre os motoristas de APP.
Leia também: Os melhores carros 0 km para motoristas de aplicativo
Nissan Versa V-Drive, Chevrolet Joy Plus e Renault Logan também têm o valor como o principal aliado para se destacar em meio à multidão. O Logan tem ainda o mesmo trunfo do Grand Siena: muito espaço para as malas. São 510 litros no total.
Já o V-Drive se garante no espaço interno. Esse é um ótimo exemplo de carro tamanho família. Para quem busca um modelo para rodar no dia a dia e viajar nos finais de semana, o V-Drive é quase um coringa.
Além do amplo espaço para os passageiros e porta-malas de 460 litros, o sedan da Nissan com motor 1.0 apresenta um consumo bom, chegando a fazer 12,9 km/litro na cidade ou 15,3 km/litro na estrada com gasolina. Mas ele tem um pecado grave, a roda presa. Para ir de 0 a 100 km/h, leva custosos 16 segundos.
Leia também: Sete carros brasileiros que não andam: se arrastam
Já o Chevrolet Joy Plus, antigo Prisma, destaca-se por ser o terceiro sedan zero-quilômetro mais barato à venda no Brasil. Um dos seus principais concorrentes é VW Voyage, cuja versão de entrada é separada do Joy Plus por uma diferença de R$ 5.100. Não vamos entrar em um comparativo entre os modelos agora, pois a discussão é longa, mas o veterano da marca alemã anda com preços salgados pelo que entrega.
Para quem busca um sedan atualizado recentemente a preço módico, o novo Chevrolet Onix Plus e o novo Hyundai HB20S são as opções do momento.
O sedan da GM se destaca desde a versão de entrada, pela lista de itens de série generosa, que inclui seis airbags, alarme antifurto, aviso de não utilização do cinto de segurança para todos os passageiros, controlador do limite de velocidade e central multimídia de 8 polegadas sensível ao toque.
Leia também: Sedans 0km com maiores porta-malas
O Hyundai HB20S não tem uma lista de equipamentos tão robusta quanto a do rival desde a versão de entrada, mas ainda oferece quatro airbags, alarme, sinalização de frenagem de emergência e central multimídia de 8 polegadas sensível ao toque.
Preço: R$ 59.489 a R$ 63.642
Preço: R$ 61.990 a R$ 81.990
Preço: R$ 63.830
Preço: R$ 65.590 a R$ 68.690
Preço: R$ 66.520 a R$ 89.830
6. VW Voyage
Preço: R$ 68.930 a R$ 78.020
Preço: R$ 69.690 a R$ 93.790
Sedans de R$ 70 mil a R$ 80 mil
Aqui já temos opções mais premium como: Fiat Cronos, Honda City, novo Nissan Versa e Toyota Yaris Sedan, além de versões intermediárias de Onix Plus e HB20S. Curiosamente, todas essas opções vêm sofrendo para encontrar espaço no mercado. Às vezes, ficar no meio termo pode não ser algo muito favorável no setor automotivo.
O Fiat Cronos até hoje não conseguiu cair nas graças do público, nem mesmo com sua versão esportivada, HGT. Enquanto seu irmão Argo já foi destaque da categoria e nas vendas gerais, o irmão fabricado na Argentina sofre com as oscilações do dólar.
Leia também: Avaliação: Pegada esportiva do Fiat Cronos HGT só não pegou o motor
Yaris Sedan e Honda City têm o mesmo calcanhar de Aquiles: seus potenciais consumidores olham mais para o Corolla, no caso do Toyota, ou para o Civic, no do Honda. No caso desses dois sedans médios, acontece o mesmo que na monarquia: a maior parte do povo só tem olhos para os filhos mais velhos.
Mas quem prioriza a marca, faz questão de um modelo zero-quilômetro e não está disposto a ultrapassar a faixa dos R$ 100 mil para ter um sedan na garagem acaba contribuindo para que City e Yaris Sedan garantam sua fatia das vendas.
Seguindo a mesma lógica, o Nissan Versa poderia sofrer problema parecido com o irmão maior Sentra. Mas o modelo já estava desatualizado para conseguir tal feito. E trazer a nova geração do Sentra para dividir as vendas entre os dois sedans não foi a alternativa escolhida pela Nissan, pelo menos até agora.
Leia também: Onde o novo Nissan Versa ganha ou perde de Onix Plus e Virtus
Agora especulando um pouco para não perder o hábito, dos quatro modelos abaixo, o Versa é o que dá mais indícios de que irá se destacar nas vendas. É o mais novo, agradou visualmente ao público, tem uma lista de equipamentos justa e o valor está de acordo com a concorrência.
Se o novo Versa vender mais que o City (que está para trocar de geração ainda este ano) e Yaris Sedan, será uma boa jogada da Nissan, pois mesmo sendo bem vista como a maioria das fabricantes de carro japonesa, ela ainda não desfruta da mesma aderência que Honda e Toyota têm no Brasil. Enfim, até o final do primeiro semestre tiraremos a prova.
Leia também: Carros mais vendidos em 2020 por categoria: hatch, SUV, sedan e picape
8. Fiat Cronos
Preço: R$ 71.879 a R$ 96.462
9. Honda City
Preço: R$ 74.800 a R$ 101.300
10. Nissan Versa
Preço: R$ 77.990 a R$ 99.990
Preço: R$ 80.190 a R$ 97.390
Sedans de R$ 80 mil a R$ 100 mil
Caoa Chery Arrizo 5 e o Kia Cerato estão tentando disputar espaço com o VW Virtus. Só que os concorrentes de fabricantes asiáticas ainda estão longe de dar conta do rival da marca alemã.
Entre os amantes dos sedans, não é difícil encontrar um apaixonado pelo Virtus. Para a maioria, o grande empecilho para estacioná-lo na garagem é o preço. Se há quem ache o VW Virtus caro, o Arrizo 5 por R$ 90.490 e o Kia Cerato a partir de R$ 94.990 têm mais dificuldades ainda para encontrar quem queira arcar com o valor para levá-los às ruas.
Leia também: VW Polo e Virtus: os principais problemas, segundo os donos
12. VW Virtus
Preço: R$ 81.975 a R$ 121.790
Preço: R$ 90.490
14. Kia Cerato
Preço: R$ 94.990 a R$ 129.990
Talvez você também se interesse:
Comparativo: Chevrolet Onix Plus ou Hyundai HB20S?
Os melhores carros 0 km para motoristas de aplicativo
Carro automático: vantagens e desvantagens do conversor de torque
Aumento do preço dos combustíveis faz disparar procura pelo GNV
Documento do carro digital: já é possível transferir tudo online?
0
A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.