Nissan Sentra diz adeus ao Brasil após emplacar 5 unidades em 2021

Depois de 17 anos no país, modelo é mais um sedan a se afastar de nosso mercado, e sem a certeza sobre se é um adeus definitivo ou só um “até breve”
Camila Torres
Por
27.04.2021 às 17:22
Depois de 17 anos no país, modelo é mais um sedan a se afastar de nosso mercado, e sem a certeza sobre se é um adeus definitivo ou só um “até breve”

O Nissan Sentra não teve tempo de completar a maioridade no Brasil: sai de linha depois de 17 anos sendo comercializado no país. Sem alarde, o sedan médio abriu mão do discurso de despedida e não gastou o português para esclarecer se a decisão se trata de um adeus ou um até breve. 

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A fabricante japonesa resolveu dar baixa no modelo antes que a imprensa automotiva percebesse que o entra fechou o primeiro trimestre de 2021 com apenas cinco emplacamentos, todos registrados em janeiro. Ou seja: já não havia unidades em estoque para emplacar há algum tempo. 

Já em 2020 o volume de vendas do modelo já havia caído para um terço do que havia sido no ano anterior. Parte da culpa pode estar na chegada do novo Versa, mas é preciso considerar que o modelo chegou no final de outubro. Não teve tempo para poder se responsabilizar por uma queda tão drástica nas vendas do irmão. 

Na verdade, a vinda do Kicks, em 2016, pesou até mais contra o Sentra, promovendo uma canibalização interna na qual o SUV, como quase sempre tem acontecido, se sobressaiu em relação ao três-volumes, apesar de este ser maior e mais espaçoso.

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Entre os sedans médios, também é verdade que o Sentra nunca demonstrou fôlego suficiente para ser páreo aos rivais Toyota Corolla, Honda Civic, Chevrolet Cruze e VW Jetta. O design foi ficando ultrapassado, a lista de itens de série, enxuta e ele não nunca foi o dono da melhor performance. 

O valor mais atraente que o da concorrência era um dos fatores que mais contribuíam para o Sentra resistir até aqui. 

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Trajetória do Nissan Sentra no Brasil 

O Sentra foi apresentado mundialmente em 1982, ofertado nas carrocerias sedan de duas ou quatro portas, hatch de três portas ou perua de cinco portas. O que movia o carro era um motor de 67 cv que podia ser combinado a câmbio manual de quatro ou cinco marchas, ou até mesmo a uma transmissão automática de três velocidades.

Até então, o Sentra viveu oito gerações. Mas só foi rodar pela primeira vez no Brasil em 2004, quando já estava na quinta carroceria, lançada em 2002 no exterior. A sexta geração chegou ao país pouco tempo depois, em 2007, com ares de “mini-Cadillac”. A atual é de 2013. 

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Porém, o modelo nunca foi um fenômeno de vendas, mas isso não se deve só ao modelo. Entre as marcas japonesas Toyota, Honda e Nissan, esta última é a que soma vendas mais discretas e possui certa dificuldade de aderência no Brasil. Além disso, o Sentra vinha importado, do México, enquanto Corolla e Civic são produzidos aqui.


Vendas da última geração do Nissan Sentra

Reunimos as vendas do Nissan Sentra em sua última geração, de 2014 a 21, e a sua posição no ranking de sedans médios, de acordo com a Fenabrave (associação nacional dos concessionários), para mostrar como ele foi derretendo nas vendas ano após ano até virar água e escorrer entre os dedos da fabricante. 

Não consideramos as vendas de 2013, pois a Fenabrave não discrimina quantas unidades comercializadas correspondem à sexta e quantas à sétima geração. 

2014
Emplacamentos: 14.270
Posição no ranking: 4º sedan médio mais vendidos

2015
Emplacamentos: 12.529
Posição no ranking: 3º sedan médio mais vendido

2016
Emplacamentos: 6.288
Posição no ranking: 5º Sedan médio mais vendido

2017
Emplacamentos: 3.861
Posição no ranking: 7º sedan médio mais vendido

2018
Emplacamentos: 4.422
Posição no ranking: 5º sedan médio mais vendido

2019
Emplacamentos: 3.189
Posição no ranking: 5º sedan médio mais vendido

2020:
Emplacamentos: 950
Posição no ranking: 10º Sedan médio mais vendo

2021:
Emplacamentos: 5
Posição no ranking: 17º Sedan mais vendido

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Quais os sedans médios comercializados no Brasil?

Com a saída do Nissan Sentra, entre os sedans médios mais acessíveis ainda há várias opções. Porém, nenhuma é comercializada com valores tão atrativos como o dele. Na última atualização do catálogo 0km da Mobiauto, o Sentra registra valores entre R$ 91.090 a R$ 108.990. Veja abaixo quanto estão custando os concorrentes.

Caoa Chery Arrizo 6: R$ 102.990
Kia Cerato: R$ 129.990
Honda Civic: R$ 112.700 – R$ 153.700
Chevrolet Cruze: R$ 118.290 - R$ 141.790
Toyota Corolla: R$ 120.790 – R$ 158.890
Volkswagen Jetta: R$ 137.720 – R$ 181.240
Toyota Prius: R$ 190.990

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Como será a nova geração do Nissan Sentra e ela vem para o Brasil?

Depois de 17 anos no país, modelo é mais um sedan a se afastar de nosso mercado, e sem a certeza sobre se é um adeus definitivo ou só um “até breve”

O design bem mais arrojado e esportivo foi uma das maiores apostas do Sentra de oitava geração. O modelo ganhou frente mais baixa, faróis em LED com visual alongado e estreito, e seguiu a tendência de teto flutuante com o aplique preto na coluna “C”. 

Por dentro, nas versões mais caras, o sedan médio oferece agora quadro de instrumentos TFT de 7 polegadas e central multimídia flutuante de 8 polegadas compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Os bancos e o acabamento do painel em couro com costuras marcantes reforçam a estética esportiva. 

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Por baixo do capô há um motor 2.0 de 151 cv e 20 kgfm, casado com um câmbio CVT de última geração. Outra novidade é que a suspensão traseira não será mais por eixo de torção, mas sim independente.

O novo Nissan Sentra terá também um pacote de segurança que faz jus à fama dos carros japoneses, como frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestre, alerta de tráfego traseiro e farol alto, alerta de saída de faixa e de fadiga, alerta de colisão frontal e dez airbags. 

Resumidamente, essas são as mudanças que mais merecem destaque. Mas a pergunta que não quer calar é se a nova geração vem para o Brasil, principalmente agora com a extinção da anterior. 

A declaração oficial da da Nissan deixa o mistério no ar. Confira na íntegra: 

"A renovação do portfólio de sedãs faz parte da estratégia da Nissan no Brasil e está seguindo o ciclo natural de vida de cada produto. No caso do Sentra, o modelo segue nos planos da empresa, que ainda avalia fatores de adequação ao mercado e, por isso, não tem prazo para seu lançamento. Mas, a Nissan conta no país com o Novo Nissan Versa, que tem tamanho, conforto e tecnologia que o tornam muito competitivo mesmo contra modelos do segmento de sedãs médios."

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