Chevrolet Cruze (2ª ger.): bom custo-benefício e motor turbo a partir de R$ 78 mil
O Chevrolet Cruze de segunda geração parou de ser fabricado na Argentina há um ano, mas saiu de linha no Brasil em definitivo em meados de 2024 com o fim dos estoques das concessionárias. Mesmo descontinuado, o sedan médio é uma opção muito interessante para quem procura no mercado de usados um carro equipado com um eficiente motor turbo, bom nível de equipamentos e ainda é prazeroso de dirigir.
A segunda e derradeira geração do Cruze, lançada em 2016, impressiona pelo salto de qualidade construtiva em relação ao modelo anterior. Essa evolução pode ser creditada à plataforma e a motorização turbo compartilhadas com o Opel Astra europeu.
Você também pode se interessar por:
- Chevrolet Cruze (2ª geração): os principais problemas, segundo os donos
- Chevrolet Cruze 1.4 turbo: catalisador custa metade de um Fiat Mobi
- Chevrolet Cruze sai de linha e encerra legado da Opel no Brasil
- Renault Kardian: os principais problemas, segundo os donos
No lugar do antigo motor Ecotec 1.8 flex aspirado de 144 cv de potência e 18,9 kgfm de torque, o novo Cruze passou a ser movido pelo Ecotec 1.4 turboflex de 153 cv e 24,5 kgfm, sempre combinado ao câmbio automático de seis marchas.
Desempenho e consumo
De acordo com os dados de fábrica, o Chevrolet Cruze 1.4 turboflex acelera de 0 a 100 km/h na casa dos 9 segundos e atinge a velocidade máxima de 214 km/h.
O consumo médio declarado pelo Inmetro é de 7,6 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada quando abastecido com etanol. Com gasolina, o sedan faz, em média, 11,2 km/l em percurso urbano e 14 km/l em rodovia.
Principais equipamentos do Chevrolet Cruze (2ª geração):
A versão de entrada LT é equipada de série com airbags frontais e laterais, controles de estabilidade e tração, faróis de neblina, sensores de estacionamento traseiro, câmera de ré, monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado automático, direção elétrica, volante multifuncional com ajustes de altura e profundidade, computador de bordo, sistema start-stop, controle de cruzeiro, central multimídia MyLink de 7 polegadas, rodas de liga leve de 17 polegadas, entre outros.
Na versão LTZ são adicionados os airbags de cortina, acabamento interno bicolor, faróis adaptativos com luzes diurnas em LED e acendimento automático, sensores de chuva e de estacionamento dianteiro, acabamento externo cromado, chave presencial com partida do motor à distância, rebatimento elétrico dos retrovisores, rodas de liga leve de 17” escurecidas, MyLink de 8” com GPS nativo, Android Auto e Apple CarPlay.
Assistências de condução, como alerta de colisão frontal, sensor de ponto cego, indicador de distância do veículo à frente, alerta de permanência em faixa, carregador de celular por indução, sistema de estacionamento automático (Park Assist) e banco do motorista com regulagem elétrica fazem parte do pacote da versão LTZ 2 (passou a ser chamada de Premier na linha 2020).
Pontos fortes do Chevrolet Cruze (2ª geração):
- Desempenho do motor 1.4 turboflex
- Consumo de combustível relativamente baixo para um sedan médio
- Dirigibilidade
- Estabilidade
- Bom nível de equipamentos
Pontos fracos do Chevrolet Cruze (2ª geração):
- Sistema start-stop sem botão de desligamento até a linha 2020
- Brake-light quebra com certa facilidade
- Acabamento interno poderia ser melhor
- Ausência de paddle shift para a troca de marchas
Preços do Chevrolet Cruze (2ª geração) na Tabela Fipe:
Linha 2017
- Cruze LT 1.4 turboflex Aut: R$ 77.909
- Cruze LTZ 1.4 turboflex Aut: R$ 81.953
Linha 2018
- Cruze LT 1.4 turboflex Aut: R$ 80.898
- Cruze LTZ 1.4 turboflex Aut: R$ 87.703
Linha 2019
- Cruze LT 1.4 turboflex Aut: R$ 87.023
- Cruze Black Bow Tie 1.4 turboflex Aut : R$ 92.608
- Cruze LTZ 1.4 turboflex Aut: R$ 94.278
Linha 2020
- Cruze LT 1.4 turboflex Aut: R$ 97.150
- Cruze Premier 1.4 turboflex Aut: R$ 106.120
Linha 2021
- Cruze LT 1.4 turboflex Aut: R$ 99.688
- Cruze LTZ 1.4 turboflex Aut: R$ 107.945
- Cruze Premier 1.4 turboflex Aut: R$ 110.845
Linha 2022
- Cruze LT 1.4 turboflex Aut: R$ 103.452
- Cruze Midnight 1.4 turboflex Aut: R$ 108.849
- Cruze LTZ 1.4 turboflex Aut: R$ 110.644
- Cruze Premier 1.4 turboflex Aut: R$ 113.617
Linha 2023
- Cruze LT 1.4 turboflex Aut: R$ 106.228
- Cruze Midnight 1.4 turboflex Aut: R$ 119.091
- Cruze LTZ 1.4 turboflex Aut: R$ 120.141
- Cruze Premier 1.4 turboflex Aut: R$ 121.394
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp