Comparativo: Onix sedan ou HB20 sedan 2020?

Compare design, espaço, desempenho, consumo, segurança e itens de série do Onix sedan e HB20 Sedan 2020.
Camila Torres
Por
08.10.2019 às 16:25 • Atualizado em 27.11.2019
Compare design, espaço, desempenho, consumo, segurança e itens de série do Onix sedan e HB20 Sedan 2020.

Eis a pergunta que não quer calar: Onix Sedan ou HB20 sedan 2020? A resposta para esta pergunta depende muito das preferências do consumidor e não apenas dos próprios modelos. Mas se você está em busca de uma resposta técnica, a Mobiauto avaliou as versões topo de linha dos modelos para poder responder qual a opção mais assertiva, com base nos quesitos: design, espaço, desempenho, consumo e segurança. 

Leia também: 5 Sedans novos de até 50 mil

Antes de começar o comparativo, veja o cenário atual dos dois modelos. O nome de batismo do Onix sedan é Onix Plus, porém, já era de se esperar que a primeira opção seria o nome a se popularizar. O modelo veio para substituir o Chevrolet Prisma – sedan mais vendido da marca americana e do acumulado de carro vendidos no Brasil em 2019. O novo sedan já está disponível para compra e conta com quatro versões:

Onix Plus Turbo 1.0 Automático: R$ 58.790
Onix Plus Turbo 1.0 LT Manual: R$ 61.190
Onix Plus Turbo 1.0 LTZ Manual: R$ 65.790
Onix Plus Turbo 1.0 Premier Automático: R$ 73.190

Confira ofertas do Chevrolet Prisma

O Hyundai HB20S já está na segunda geração, mas não tem uma colocação muito expressiva no ranking de carros mais vendidos do Brasil, mas pelo menos está entre os 50. A linha 2020 foi lançada no mês de setembro, assim como o Onix Plus, mas só chegará as lojas em novembro. Pois, a fabricante decidiu iniciar as vendas com a categoria hatch. O HB20 sedan conta com mais versões que o rival, são sete no total, partem do valor de R$ 55.390 e vão até R$ 81.290. 

HB20S Vision 1.0 Manual: R$ 55.390
HB20S Evolution 1.0 Manual: R$ 58.390
HB20S Vision 1.6 Manual: R$ 62.590
HB20S Vision 1.6 Automático: R$ 67.390
HB20S Evolution 1.0 turbo Automático: R$ 71.790
HB20S Diamond 1.0 turbo Automático: R$ 76.890
HB20S Diamond Plus 1.0 turbo Automático: R$ 81.290

Confira ofertas do Hyundai HB20S

Modelos apresentados, hora do ‘comparativo: Onix sedan ou HB20 sedan 2020?’. O embate é formado pelas versões topo de linha Chevrolet Onix Plus Turbo 1.0 Premier Automático comercializado por R$ 73.190 e pelo Hyundai HB20S Diamond Plus Turbo 1.0 Automático ofertado por R$ 81.290. 

Design

Chevrolet Onix Sedan se sobressai em quase todos os quesitos, mas perde no desempenho. para o HB20 Sedan 2020.

 Onix Plus 2020: A frente é composta pela grade hexagonal avantajada com contorno cromado e pelos vincos expressivos do capô, que dão agressividade ao modelo (característica ausente na maioria dos sedans populares). Os faróis não ocupam tanto a lateral da carroceria como no Prisma, dando mais espaço aos vincos que percorrem o sedan de uma ponta a outra. As colunas contam com adesivo na cor preta, os retrovisores e maçanetas são na mesma cor da carroceria e as rodas em liga aro 16. As lanternas traseiras se estendem até a tampa do porta-malas, que conta com uma curva acentuada, o conjunto dá a sensação do carro ser mais largo do que de fato é.  

Chevrolet Onix Sedan se sobressai em quase todos os quesitos, mas perde no desempenho. para o HB20 Sedan 2020.

HB20S 2020: o sedan da Hyundai tem a dianteira marcada pelo capô que exibe um caimento mais acentuado. Os faróis, apesar de terem design inédito, revelam o estilo característico da Hyundai pela forma como são encaixados na carroceria quase que na vertical e acompanhando as linhas laterais da tampa do capô. A grade hexagonal em cascata com contorno cromado completa a estética frontal do sedan. Na lateral, a linha de cintura termina antes de chegar à coluna ‘C’, as janelas recebem delineado cromado na parte inferior, assim como as maçanetas externas e as rodas são em liga aro 15. A linha do teto é continua até o porta-malas, dando a traseira um estilo fastback.


Chevrolet Onix Sedan se sobressai em quase todos os quesitos, mas perde no desempenho. para o HB20 Sedan 2020.

O Chevrolet Onix sedan 2020 é equilibrado e beira a sofisticação. O Hyundai HB20 sedan 2020 é ousado e tem um ar futurístico. Mas dos dois, o Onix Plus é o mais equilibrado e coerente e ainda perdeu o design com ar de carro popular, ao ganhar uma estética inspirada em modelos de categorias superiores. 

Leia também: 10 Novidades do Hyundai HB20 2020

Espaço

O sedan da Chevrolet sai na frente nas dimensões em relação ao sedan da Hyundai. O Onix tem o comprimento de 4470 mm, o HB20S 4260 mm. O Onix Plus tem entre eixos de 2600 mm, o HB20S 2530 mm, uma vantagem considerável de 70 mm. O Onix Plus tem largura de 1730 mm, o HB20S tem 1720 mm, a diferença é praticamente imperceptível. Na altura é onde os dois modelos se encontram, com 1470 mm. Já no porta-malas, por uma diferença de apenas 6 litros, sai na frente o HB20S com capacidade de 475 litros, enquanto o Onix Plus tem 469 litros. 

Chevrolet Onix Plus 2020

Comprimento: 4470 mm
Entre eixos: 2600 mm
Largura: 1730 mm
Altura: 1470 mm
Porta-malas: 469 litros

Hyundai HB20S 2020

Comprimento: 4.260
Entre eixos: 2.530
Largura: 1.720
Altura: 1.470
Porta-malas: 475 litros

Desempenho

Tanto o Chevrolet Onix Plus Turbo Premier, como o Hyundai HB20S Diamond Plus contam com motor 1.0 turbo de 3 cilindros em linha e caixa de câmbio automática de 6 marchas. O Onix Plus tem injeção indireta e entrega 116 cavalos com gasolina ou etanol, 16,3 kgfm de torque abastecido com gasolina e 16,8 kgfm de torque com etanol. Já o HB20S tem injeção direta e motor um pouco mais potente, são 120 cavalos e 17,5 kgfm de torque, apresentando os mesmos números com gasolina e etanol. Ponto para o sedan de marca coreana.

Veja a ficha técnica do Chevrolet Onix Plus

Consumo 

Já na economia de combustível quem ganha ponto é o Chevrolet Onix Plus Turbo Premier. A autonomia do sedan abastecido com etanol é de 8,6 km/litro na cidade e 10,9 km/litro na estrada, com gasolina passa para 12 km/litro na cidade e 15,7 km/litro na estrada. Enquanto o Hyundai HB20S Diamond Plus faz com etanol 8,6 km/litro na cidade e 10,3 km/litro na estrada, com gasolina a autonomia é de 12,2 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada. 

Ficha técnica Hyundai HB20S aqui

Segurança 

Itens compartilhados: assistente de partida em aclive, controlador de velocidade cruzeiro, câmera de ré, acendimento automático dos faróis, controlador de limite de velocidade, banco com encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos para os cinco passageiros, alarme, sistema de freios com ABS e EBD, sistema de fixação de cadeiras para crianças ("Isofix e Top Tether"), e controle eletrônico de estabilidade e tração.

Itens do Onix Plus Turbo Premier: seis airbags, aviso sonoro do cinto de segurança, regulagem de altura dos faróis, sistema de imobilização do motor, indicador de nível de vida de óleo, lanterna de neblina, luz de condução diurna em LED e luzes laterais indicadoras de direção. 

Itens do HB20S Diamond Plus: quatro airbags, sistema de alerta e frenagem autônomo, alerta de mudança de faixa, monitoramento da traseira via câmera (DRVM), monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), retrovisores externos com ajuste elétrico e luz indicadora de direção, sinalização de frenagem de emergência (ESS), sensor de estacionamento traseiro e acionamento intermitente do indicador de direção (3x).

Os dois sedans nas versões topo de linha compartilham praticamente os mesmos itens de segurança. E nos itens que os diferenciam, quem leva vantagem é o Hyundai HB20S, por ter sistemas mais relevantes como: sistema de frenagem autônomo e alerta de mudança de faixa. No teste de colisão realizado pelo Latin NCAP, o Onix conquistou 5 estrelas de 5, segundo a Chevrolet (o resultado ainda não foi divulgado). A Hyundai revelou no lançamento do HB20 que a expectativa é que o modelo conquiste pelo menos 4 estrelas no teste de impacto. 

A disputa entre os sedans realmente ficou acirrada quando se trata de segurança. O Hyundai HB20S Diamond Plus tem mais itens. Porém, até o momento tudo indica que o Chevrolet Onix Plus tem a estrutura mais resistente, o que o deixa uma estrela a frente do HB20 se a expectativa da fabricante coreana se concretizar. 

O que pode ser um critério de desempate é que a Chevrolet oferece um pacote chamado R8M por R$ 3.000 (mesmo com o pacote, a versão mais cara do Onix Plus, ainda tem um custo menor que a topo de linha do HB20S), que entre outros itens, acrescenta Easy Park – sistema de estacionamento automático e sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro, deixando-o ainda mais atraente. 

Principais itens de série: 

Itens compartilhados: banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, direção elétrica progressiva, maçanetas internas cromadas, console central com descansa-braço, lanterna de neblina, tomada de força 12V no console central e partida sem chave.

Itens do Onix Plus Turbo Premier: banco traseiro bipartido e rebatível, bancos dianteiros esportivos com encosto de cabeça integrado, brake Light, central multimídia de 7 polegadas, carregador Wireless, coluna de direção com regulagem em altura e profundidade, conjunto de alto falantes – seis unidades, entrada USB dupla para o banco traseiro (apenas carregamento), interruptor para inibir o airbag do lado do passageiro (com indicação visual), espelhos retrovisores externos elétricos na cor do veículo, luz de condução diurna em LED e luzes laterais indicadoras de direção.

Itens do HB20S Diamond Plus: acionamento intermitente do indicador de direção (3x), ar-condicionado digital, bancos de couro, central multimídia de 8 polegadas, sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor, Smart Shift (alavancas atrás do volante para fazer a mudança de marchas manualmente), USB para carregamento rápido de celular e volante com regulagem de altura e profundidade. 

Confira ofertas do Hyundai HB20S

Qual comprar?

O Chevrolet Onix perdeu para o Hyundai HB20 somente no desempenho, por ter um motor um pouco menos potente. Mas em compensação, é mais econômico, mesmo não tendo o sistema start/stop que o concorrente oferece. O sedan da Chevrolet ainda exibe uma estética mais atrativa aos olhos e é mais espaçoso, só fica em desvantagem no porta-malas por ser 6 litros menor que o do rival. No que diz respeito a segurança, o modelo também surpreende ao conquistar cinco estrelas no Latin NCAP. Mas não tem o sistema de frenagem autônomo e alerta de mudança de faixa oferecidos no HB20S.

Como se pode ver o Chevrolet Onix Plus Turbo Premier levou praticamente vantagem em quase todos os quesitos, a começar pelo preço, custando R$ 8.100 a menos. Isso não significa que o Hyundai HB20S não é uma boa opção, pelo contrário é um modelo a se considerar, tanto que o embate foi acirrado. Porém, o objetivo do comparativo é apontar um vencedor, e neste foi o Chevrolet Onix Plus. E assim como nas corridas de Fórmula 1, não importa se a vitória se deu por uma diferença mínima, pois um ganhador, é um ganhador. 

Talvez você também se interesse: 

Chevrolet lança Onix 2020 hatch
Avaliação Ford ka Sedan
Avaliação Chevrolet Prisma
Avaliação Toyota Yaris Sedan
Avaliação Volkswagen Virtus

Comentários