O que a Volkswagen fará com o investimento de R$ 9 bilhões?
A Volkswagen anunciou um investimento adicional de R$ 9 bilhões até 2028. Soma-se aos R$ 7 bilhões entre 2022 e 2026, ao todo, a fabricante alemã vai injetar R$ 16 bilhões na indústria automotiva brasileira. Mas o que será feito com esse aporte complementar? É o que vamos destrinchar ao longo deste artigo.
A montadora alemã afirmou que no prazo de até quatro anos serão 16 novos veículos lançados no Brasil, dos quais quatro serão produzidos em solo nacional. Entre os novos modelos “nacionais” estão incluídos híbridos, elétricos e flex.
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O projeto de fabricação no Brasil comtempla uma nova picape, um novo motor focado em eficiência para híbridos, um SUV compacto, dois modelos nacionais e uma plataforma. Este último item foi anunciado como uma nova proposta, mas apuramos que a plataforma é a já conhecida MQB, com algumas melhorias na base.
A produção será distribuída em quatro fábricas da montadora no Brasil:
- São José dos Pinhais (PR) – Nova picape
- Taubaté (SP) – Novo SUV
- São Bernardo do Campo (SP) – Dois novos modelos
- São Carlos (SP) – Novo motor
Fora essas informações, a marca procura manter no sigilo mais detalhes dos seus projetos. Entretanto, algumas atualizações como o facelift do VW T-Cross já está confirmado, como a Mobiauto já tinha adiantado.
Na Europa, o SUV compacto já é cotado para ser substituído por um modelo elétrico, com visual inspirado no VW ID.2.
Voltemos ao Brasil. Enquanto isso, a curto prazo, já adiantamos também a chegada da atualização do VW Nivus. O único movimento revelado pela marca alemã é de que a VW Amarok continuará sendo produzida na Argentina. Por falar em picape, a VW deve divulgar esse ano o visual da atualização da VW Saveiro.
Financiamento do BNDES
Com todo esse montante investido, a VW também vai contar com uma parcela de financiamento do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento). Serão R$ 500 milhões destinados para a fabricante.
O aporte foi justificado com foco no investimento da descarbonização e transição energética da indústria. Ou seja, soluções híbridas, elétricas e impacto no meio ambiente no uso de veículos híbridos/flex.
BNDES e Volkswagen possuem um histórico de parcerias. Em 2004, o banco público concedeu R$ 300,2 milhões para produção de novos caminhões. Já em 2006, foram R$ 497 milhões para expansão da produção dos modelos VW Fox e VW Crossfox. Seis anos depois, a instituição financeira aprovou mais R$ 342 milhões para atualização da frota. No total, nos últimos 20 anos, o BNDES concedeu pouco mais de R$ 1,6 bilhão em financiamento para a montadora.
Fotos: Renan Rodrigues/Mobiauto
Projeção: @KDesign
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.