Exclusivo: VW T-Cross renovado já tem protótipos montados no Brasil

Fabricante já montou as primeiras unidades do SUV reestilizado no Paraná, em caráter de protótipo. Chegada será como linha 2025
LF
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04.09.2023 às 15:40
Fabricante já montou as primeiras unidades do SUV reestilizado no Paraná, em caráter de protótipo. Chegada será como linha 2025

A Volkswagen já montou os primeiros protótipos nacionais do VW T-Cross renovado. A reestilização de meia vida do SUV compacto chegará ao mercado em meados do ano que vem, conforme revelado em primeira mão pela Mobiauto, já como virada para o ano-modelo 2025.

Nossa reportagem agora pode afirmar que a fabricante alemã já produziu os primeiros protótipos do novo T-Cross em São José dos Pinhais (PR), já como forma de promover atualizações nas linhas a fim de comportar os novos componentes do modelo.

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Os protótipos estão sendo montados com camuflagem zebrada por toda a carroceria e são os primeiros do T-Cross com visual renovado no Brasil. Eles devem começar a ser vistos rodando em testes pelas ruas brasileiras nos próximos meses.

O visual deve ser o mesmo adotado pelo T-Cross europeu, que inclusive já teve seu desenho registrado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) brasileiro. Ainda assim, é possível que haja novidades nos traços dos para-choques e arranjos das lanternas traseiras.

Isso significa que outros protótipos, flagrados meses atrás, que teoricamente antecipavam o facelift do SUV, eram apenas mulas com visual antigo para testar como o SUV se comportaria com o motor 1.0 TSI turbo flex de 109 cv de potência com gasolina e 116 cv com etanol de Polo e Virtus, previsto para ser usado em uma futura nova versão de entrada do SUV.

Há, ainda, chances de que esses protótipos vistos em rodagem meses atrás estivessem testando já as motorizações 200 e 250 eTSI híbridas flex que a VW pretende estrear no Brasil em 2026, mas o mais provável é que fossem mesmo testes com a possível variante 170 TSI.

Como será o novo VW T-Cross nacional

O VW T-Cross 2025 brasileiro receberá novo conjunto óptico dianteiro, com faróis 100% de LEDs, sendo Ecoleds (por espelho) nas versões mais básicas e projetores dotados da tecnologia IQ Light na versão mais cara, Highline 250 TSI. Esta, inclusive, pode ter seu nome alterado para Exclusive, assim como ocorreu com o sedan Virtus.

Os faróis de neblina também passarão a ser por diodos. Haverá, ainda um redesenho dos dois para-choques, assim como dos arranjos internos das lanternas traseiras. No caso destas, a barra em preto brilhante que cruza a tampa do porta-malas, interligando as duas peças, deve enfim passar a ser funcional e não apenas refletora, contando com outro filete de LED.

Com isso, o novo T-Cross brasileiro atualizará seu visual sem passar por nenhuma mudança de estamparia, o que encareceria sua atualização. Vale observar que a VW adotou a mesma estratégia com o SUV homônimo vendido na Europa.

As dimensões, assim, não devem mudar muito em relação ao que já temos: 4.199 mm de comprimento, 1.568 mm de altura, 1.760 mm de largura e 2.651 mm de entre-eixos. Apenas o comprimento pode mudar, devido aos novos para-choques.

O novo VW T-Cross 2025 será lançado com os mesmos motores atuais: 200 TSI (1.0 turbo flex três-cilindros, 12V de 116 cv com gasolina e 128 cv com etanol, sendo 20,4 kgfm de torque com qualquer combustível) e 250 TSI (1.4 quatro-cilindros 16V turbo flex, sempre com pico de 150 cv e 25,5 kgfm). O câmbio é automático de seis marchas em ambos os casos.

Há chances de pintar uma nova versão básica com a já mencionada especificação 170 TSI. Já a motorização híbrida flex eTSI deve ficar para uma terceira fase do projeto do VW T-Cross brasileiro, com lançamento previsto para ocorrer entre 2026 e 27.


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