Apesar do investimento de R$ 16 bi, Volkswagen manterá plataforma de 12 anos

Plataforma MQB receberá diversas melhorias, além de opção de motores híbridos
Renan Rodrigues
Por
02.02.2024 às 02:05
Plataforma MQB receberá diversas melhorias, além de opção de motores híbridos

A Volkswagen anunciou uma nova rodada de investimentos na última quinta-feira (1º). Serão mais R$ 9 bilhões que, somados aos R$ 7 bilhõesanunciados anteriormente, darão vida a 16 novos carros, entre eles uma picape,um SUV compacto, mais dois modelos nacionais e um inédito motor híbrido. No entanto, não há uma nova plataforma, mantendo a MQB, apresentada em 2012, por ao menos mais quatro anos.

Se tornou habitual, ao menos em grandes investimentos, o anúncio de novas plataformas. Foi assim com a Renault e plataforma CMF-B, queequipará o Kardian e a picape Niagara, por exemplo, além da Stellantis, que anunciou R$ 2,5 bilhões até 2025 para adaptar a fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro, à plataforma CMP.

Você também pode se interessar por:

Ainda falando do conglomerado formado por Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, o grupo promete anunciar o maior investimento da história da indústria automotiva em breve. A Mobiauto já desvendou que a marca trará aplataforma STLA Medium para produzir novos produtos no Brasil.

Já a Volkswagen, mesmo somando R$ 16 bilhões em investimentos, manterá a plataforma MQB, que apenas passará a ser chamada de MQB Hybrid, uma vez que receberá o motor 1.5 TSI Evo2, que já explicamos ofuncionamento neste outro texto.

Mudanças na plataforma MQB

Apesar de não mudar a estrutura da plataforma, a base MQB terá modificações importantes. O primeiro, como citamos, é o motor 1.5 híbrido. E esse propulsor está diretamente ligado à segunda modificação importante.

O motor poderá receber diferentes tipos de eletrificação. Desde o híbrido leve, que usa um superalternador para auxiliar o motor térmico em circunstâncias específicas, até mesmo a instalação de dois motores elétricos com recarga externa, ou seja, um híbrido plug-in.

Vale lembrar que o investimento contempla uma nova transmissão. Não sabemos ainda qual, mas fora do Brasil o motor 1.5 é conectado somente à caixa DSG DQ200, que é automatizada de dupla embreagem com sete marchas. Esse tipo de câmbio não tem boa fama por aqui, o que pode levar a Volkswagen a procurar novas alternativas para o mercado nacional.

Outro ponto importante é que haverá uma nova arquitetura elétrica, isso permite a instalação de novos equipamentos. Esse tipo de tecnologia é a que permite a criação de carros autônomos e nos leva diretamente para a próxima novidade.

A Volkswagen também confirmou novo ADAS, ou seja, o pacote de assistência ao condutor mais moderno. Atualmente, nos produtos vendidos no Brasil há controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência e somente o Taos é equipado com sensor de ponto cego.

Com o novo ADAS, espera-se assistente de permanência e centralização de faixa, por exemplo, além, claro, de adicionar o pacote de equipamentos de segurança aos futuros lançamentos da marca.

Comentários