Novo VW Nivus GTS chegará ao Brasil no fim do ano e terá novo visual
O Volkswagen Nivus chegou em 2020 ao Brasil. Uma das aparições de Pablo Di Si, então presidente da VW no Brasil, com um dos protótipos gerou expectativas quanto a uma possível versão esportiva R-Line por causa de um badge lateral na unidade. No entanto, isso não saiu do papel no lançamento oficial, e caiu no esquecimento.
Fato é que o assunto voltou à tona no último ano com a possibilidade de a Volkswagen estar trabalhando em uma configuração GTS para o Nivus como uma resposta ao esportivo Abarth Fastback. E o SUV cupê da marca alemã realmente receberá essa nova versão.
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Isso acontecerá no segundo semestre deste ano, como Mobiauto apurou com fontes próximas a montadora. O novo Nivus GTS receberá não só a sigla igual ao do irmão hatch, o Polo, mas também o motor 250 TSI.
Trata-se de um 1.4 turbo flex que rende até 150 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque. O câmbio é um automático do tipo convencional que troca seis marchas. Uma boa combinação já presente em T-Cross Highline, Taos, Virtus Exclusive, além da versão esportiva do Polo.
Muito se espera sobre o visual também. O Nivus chegou ao mercado há pouco mais de três anos com visual arrojado, silhueta diferenciada e linhas que se tornariam referência para os demais projetos da marca.
Agora ele mudará e deve ter design mais próximo ao do Taigo, sua variante vendida na Europa. Isso quer dizer que podemos ter um para-choque diferente e lanternas com a barra preta funcional. Ou seja, a faixa horizontal refletiva pode dar espaço para uma fita de LED.
Na dianteira, também deve mudar para-choque e cara ficará mais próxima a do Virtus atual. Tomada de ar inferior e grade novas é que vão aproximar os dois produtos visualmente.
Por dentro, a expectativa é que ganhe acabamento macio ao toque nos painéis de porta e frontal. A configuração Highline, de topo, recebeu revestimentos desse tipo na linha 2024, ano passado. No entanto, a GTS deve ter uma combinação diferente de cores internas, se aproveitando bastante do vermelho.
Bancos de couro sintético com a inscrição GTS, pedaleiras de cores diferentes, volante com costuras vermelhas, painel de instrumentos digital e multimídia de 10 polegadas são esperados. Afinal, o produto deve usar como base a configuração mais completa da linha, e precisará justificar o valor cobrado.
Como o Nivus Highline atual parte de R$ 149.390, o GTS deve chegar ao mercado por pelo menos R$ 160 mil. E pode alcançar até os R$ 180 mil. Um Polo Highline e um GTS têm hoje a diferença de R$ 30 mil, como referência.
Vale lembrar que as opções convencionais do Nivus, ou seja, Comfortline e Highline, receberão esse mesmo tapa no visual. O SUV cupê ainda pode ganhar uma nova versão de entrada 170 TSI, com motor 1.0 turbo flex e mesma calibração do Polo. Ela já é vendida em outros mercados da América do Sul, e seria uma resposta à ofensiva da Renault com o Kardian, além de rivalizar com o Fiat Fastback nas opções de entrada.
Projeção: @kdesignAG
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.