Honda ZR-V: SUV com jeitão de perua anabolizada vai encarar o Corolla Cross

Derivado do Civic de 11ª geração, modelo está confirmado para o Brasil em 2023, mas será que tem alguma chance de produção local?
LF
Por
20.05.2022 às 19:00
Derivado do Civic de 11ª geração, modelo está confirmado para o Brasil em 2023, mas será que tem alguma chance de produção local?

Em meio a notícias negativas, como o fim de linha do Civic nacional – o sedan médio voltará ao país no fim deste ano, importado e híbrido, conforme revelado em primeira mão pela Mobiauto – e do Fit – este, substituído definitivamente pelo City Hatch –, a Honda fez um anúncio generalizado de novos lançamentos para o mercado brasileiro.

O objetivo é mostrar que a marca japonesa segue firme apostando em nosso mercado. A ofensiva já começou com a nova geração do City Sedan, no fim do ano passado, e com o próprio City Hatch, há poucos meses. O próximo da lista será a segunda geração do SUV compacto HR-V, com chegada às lojas já confirmada para agosto.

Anuncie seu carro na Mobiauto

Sobre o novo HR-V, aliás, nossa reportagem apurou exclusivamente que ele estreará no Brasil o sistema My Honda Connect, que incluirá Wi-Fi a bordo e aplicativo no celular para funções com partida do motor e destravamento remoto das portas via celular, entre outros serviços.

Para 2023, já está sacramentada a chegada de dois outros SUVs: a nova geração do CR-V, que passará a ser híbrida – também conforme a Mobiauto vem apontando há meses – e um SUV inédito, de porte compacto-médio, baseado na 11ª geração do Civic.

Derivado do Civic de 11ª geração, modelo está confirmado para o Brasil em 2023, mas será que tem alguma chance de produção local?

Esse modelo, ainda sem nome confirmado para o Brasil, se chamará HR-V nos Estados Unidos, mas nada tem a ver com o nosso HR-V. Por isso mesmo, receberá outra identificação na China, ZR-V, muito fortemente cotada para designá-lo também em praças brasileiras.

Leia também: Avaliação: novos Honda City sedan e hatch, 5 boas sacadas e 5 vacilos

Derivado da plataforma do Civic G11, o ZR-V ainda não foi efetivamente lançado nem teve muitos detalhes revelados. O interior, por exemplo, segue um mistério, embora seja plausível esperar por uma cabine com muitos elementos herdados do Civic.

Porém, algumas informações sobre o modelo já começaram a vazar na China, como as dimensões. Espera-se que o SUV com jeitão de perua anabolizada meça 4.568 mm de comprimento, 1.840 mm de largura, 1.611 mm de altura e 2.655 mm de entre-eixos.

No gigante asiático, seu motor será 1.5 turbo quatro-cilindros 16V com injeção direta de combustível, rendendo 184 cv de potência e 24,5 kgfm de torque. Trata-se do mesmo propulsor que estará presente nas versões de topo do nosso novo HR-V, com a diferença de que, lá, será movido apenas a gasolina, enquanto aqui será flex.

Derivado do Civic de 11ª geração, modelo está confirmado para o Brasil em 2023, mas será que tem alguma chance de produção local?

Leia também: Novos Honda Civic e:HEV e Type R farão marcação aos Corolla Hybrid e GR

Já nos EUA, o modelo usará uma unidade naturalmente aspirada de 2 litros com 160 cv e 18,7 kgfm. Resta saber qual dessas opções será escolhida para nosso país. Quanto ao câmbio, ponto pacífico: deve ser automático do tipo CVT (continuamente variável).

Outra dúvida é se o ZR-V virá importado, o mais provável, ou se terá produção nacional. Em recente entrevista aos parceiros do Auto Papo, o presidente da Honda na América do Sul, Atsushi Fujimoto, declarou que, “no próximo ano, vamos produzir aqui um SUV inédito”. 

Seria esse produto o ZR-V? Tudo indica que está muito em cima da hora para preparar a fábrica de Itirapina (SP) a fim de produzi-lo localmente já em 2023, mas quem sabe? Veja mais sobre o futuro SUV compacto-médio da marca no país em mais um vídeo do quadro O Que Vem Pra Pista:

 

Você também pode se interessar por:

Avaliação: Honda City hatch é melhor que o Fit. Terá o mesmo sucesso?
Avaliação: novo Honda City consegue consolar os órfãos do Civic?
Hora do adeus: este é o último Honda Civic feito no Brasil
Honda mata WR-V e deixa HR-V na geladeira até nova geração chegar

Comentários