Honda mata WR-V e deixa HR-V na geladeira até nova geração chegar

Marca japonesa está em processo acelerado de renovação da gama de produtos no país. Importados Accord e CR-V têm vendas suspensas
Por Renan Bandeira
26.01.2022 às 12h:58 • Att. há cerca de 4 meses
Marca japonesa está em processo acelerado de renovação da gama de produtos no país. Importados Accord e CR-V têm vendas suspensas

A Honda segue atualizando - e enxugando - seu catálogo de carros no Brasil. Depois de tirar Fit e Civic nacionais de linha, no final do ano passado, e apresentar a nova família City com hatch e sedan, a marca japonesa mata WR-V e HR-V da atual geração.

Em comunicado enviado à Mobiauto nesta quarta-feira (26), a fabricante esclarece que “as atuais gerações de WR-V e HR-V seguem em produção na fábrica de Itirapina (SP), exclusivamente para exportação.”

Anuncie seu carro na Mobiauto 

Marca japonesa está em processo acelerado de renovação da gama de produtos no país. Importados Accord e CR-V têm vendas suspensas

Além disso, confirma que a “comercialização de WR-V e HR-V (geração atual), produzidos até dezembro de 2021, ocorrerá enquanto houver disponibilidade de estoque na rede.”

Sem uma renovação à vista, o WR-V sairá de linha em definitivo. O SUV de entrada é mais uma vítima das novas regras de emissão da sétima fase do Proconve L7, e seguirá os passos do irmão Fit - com quem compartilha plataforma, motor e várias peças de estamparia.

A atual geração do HR-V também será descontinuada. No entanto, o SUV compacto terá um futuro diferente e seguirá no catálogo da marca com uma nova geração, que deve ser apresentada nos próximos meses e tem previsão de estrear no mercado nacional no segundo semestre deste ano.

O HR-V atual deixou de ser vendido justamente porque os motores 1.8 aspirado flex e 1.5 turbo a gasolina não estão ainda adaptados à nova legislação sobre emissões de poluentes.

Leia também: Hora do adeus: este é o último Honda Civic feito no Brasil

Como será o novo HR-V

Marca japonesa está em processo acelerado de renovação da gama de produtos no país. Importados Accord e CR-V têm vendas suspensas

Sua segunda geração, porém, segue em ritmo acelerado de testes e trará sob o cofre duas variantes do propulsor 1.5 BSB com injeção direta e flexível, já estreado pelos novos City hatch e sedan: a naturalmente aspirada rende 126 cv (qualquer combustível) e 15,5/15,8 kgfm (gasolina/etanol).

Já a configuração turbo será convertida para flex e deve manter a potência na casa de 170 cv, seja com o combustível derivado do petróleo ou o de origem vegetal. Já o torque deve subir dos atuais 22,4 kgfm. Em todos os casos, o câmbio será CVT com simulação de sete marchas.

A segunda geração do HR-V terá dimensões um pouco mais generosas do que a atual: 4.340 mm de comprimento (+11 mm), 1.790 mm de largura (+68 mm), 1.582 mm de altura (-2 mm) e 2.610 mm de entre-eixos (mesma medida do atual).

Marca japonesa está em processo acelerado de renovação da gama de produtos no país. Importados Accord e CR-V têm vendas suspensas

Isso significa que, assim como o novo City sedan, o próximo HR-V deve manter a plataforma HGSC (Honda Global Small Car) da primeira geração, mantendo os mesmos pontos de fixação, componentes mecânicos e elétricos e elementos como colunas, para-brisa e caixas de roda, mas alterando toda a estamparia.

Com apresentação prévia, a chamada avant première, prevista para acontecer ainda no primeiro semestre, o HR-V 2023 nacional deve começar a ser produzido de fato em Itirapina no começo do terceiro trimestre. Sua chegada às lojas deve ocorrer no máximo até agosto.

Leia também: Avaliação: novo Honda City consegue consolar os órfãos do Civic?

Civic importado chega ainda este ano

Marca japonesa está em processo acelerado de renovação da gama de produtos no país. Importados Accord e CR-V têm vendas suspensas

O Civic nacional, produzido até dezembro de 2021, também será vendido enquanto houver estoque nas concessionárias, segundo a Honda. 

Já a nova geração virá importada ao Brasil no segundo semestre de 2022, provavelmente no último trimestre, estreando uma versão híbrida antecipada em primeira mão pela Mobiauto, para concorrer com o Corolla Hybrid.

O sedan médio completará o time de modelos importados da marca japonesa no Brasil. Atualmente, a gama conta com Accord e CR-V nesse portfólio, mas eles estão indisponíveis para compra no site temporariamente.

Leia também: Avaliação: novo Honda Accord aspira a limusine com consumo de popular

Accord e CR-V com vendas suspensas

Marca japonesa está em processo acelerado de renovação da gama de produtos no país. Importados Accord e CR-V têm vendas suspensas

Segundo a marca, “Accord Híbrido e CR-V, seguem no line up, porém, em função do cenário atual, dependem da disponibilidade de produção para a importação de novos lotes.”

Tanto a nova geração do sedan grande quanto o SUV médio renovado chegaram ao Brasil em meados de 2021. Apesar das vendas suspensas, a Honda afirma que eles não devem sair de linha tão logo, mas não informa quando novos lotes de ambos serão disponibilizados.

Enquanto o Accord trocou de geração e passou a ser híbrido no ano passado, o CR-V possui um projeto mais envelhecido. O SUV médio deve ganhar uma nova geração globalmente ainda este ano, que chegará ao Brasil em 2023.

Marca japonesa está em processo acelerado de renovação da gama de produtos no país. Importados Accord e CR-V têm vendas suspensas

A novidade é que, por aqui, o modelo será vendido como híbrido, utilizando provavelmente o mesmo trem de força e:HEV do Accord. Será ele o terceiro produto eletrificado que a fabricante pretende trazer para o país até o ano que vem, um plano que vem sendo divulgado por executivos da marca desde 2019.

Os outros dois são o próprio Accord e, como dissemos mais acima, a 11ª geração do Civic. “[A Honda vai] lançar, em 2023, outras novidades no país, entre modelos inéditos e renovações dos produtos atuais”, diz a fabricante no comunicado enviado à Mobiauto, sem especificar se um desses lançamentos será o CR-V.

Você também pode se interessar por:

Honda City hatch, com bancos mágicos, vai matar o Fit no Brasil
Honda vai reduzir linha de carros nacionais. Veja quais morrem
14 hatches e sedans que vão invadir o mercado brasileiro em 2022
Honda City hatch: os detalhes de como será o sucessor do Fit no Brasil


Honda HR-V sai de linha
Honda WR-V sai de linha
Carros da Honda
SUVs da Honda
Honda HR-V
Honda WR-V
Honda Accord
Honda CR-V
Honda Civic
Novidades da Honda
Carros que saíram de linha
rosto de óculos escuros

Comentários