Ford Bronco Sport, R$ 256.900, esnoba Compass e mira na Land Rover

Com motor turbo de 240 cv e tração 4x4, novo SUV quer conquistar clientes de marcas premium com aptidões para rodar dentro e fora do asfalto
LF
Por
20.05.2021 às 10:00
Com motor turbo de 240 cv e tração 4x4, novo SUV quer conquistar clientes de marcas premium com aptidões para rodar dentro e fora do asfalto

Quando a Ford lançou o Mustang Mach 1, nova versão do muscle a ser comercializada no Brasil, por R$ 500.000, estava claro que a nova estratégia da marca, que deixou de produzir veículos no país este ano e passou a atuar apenas como importadora, seria desencanar de vez dos carros populares e focar em segmentos de tíquete médio mais elevado. 

A premissa segue presente no Ford Bronco Sport, um SUV alto e quadradão, com pegada de jipe aventureiro, que chega ao país nesta semana em versão única, a Wildtrak 2.0 turbo a gasolina, por R$ 256.900. 

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

Com motor turbo de 240 cv e tração 4x4, novo SUV quer conquistar clientes de marcas premium com aptidões para rodar dentro e fora do asfalto

Em comprimento, o Bronco Sport é até menor do que um Jeep Compass – 4.386 mm contra 4.424 mm do SUV da Stellantis –, mas a largura e a altura maiores, o uso de um motor turbo a gasolina com 240 cv e o posicionamento de preços mostram que o novo “cavalo” da Ford quer passar longe da briga com o Compass.

Durante toda a apresentação, executivos da marca fizeram questão a todo momento de posicionar o Bronco Sport como um rival de SUVs premium, como Mercedes-Benz GLA, BMW X1, Audi Q3 e, em especial, Land Rover Discovery Sport. Este, na visão da fabricante, é o principal desafiante de seu novo SUV.

A grande questão é: tão pouco tempo depois de fazer volume com modelos mais populares, como Ka e EcoSport, a Ford já está preparada para se posicionar como marca exclusivamente premium e conquistar clientes que comprariam inicialmente um SUV de uma rival alemã ou inglesa? A resposta virá com o Bronco Sport, pois a empresa parece apostar alto no produto. 

Leia também: Exclusivo: VW Polo Track terá motor 1.0 de 86 cv e peças de Gol

Com motor turbo de 240 cv e tração 4x4, novo SUV quer conquistar clientes de marcas premium com aptidões para rodar dentro e fora do asfalto

Importado, mas exclusivo

Tanto que, apesar de o SUV vir do México, a configuração Wildtrak é exclusiva do mercado brasileiro, pelo menos por enquanto. Uma das estratégias da Ford será comparar o Bronco Sport diretamente com o Discovery Sport sempre que possível, mas vendê-lo a um preço mais baixo, apelando a uma boa relação custo-benefício dentro do mercado premium.

O Bronco Sport importado ao nosso mercado vem equipado com o propulsor 2.0 EcoBoost, um quatro-cilindros turbo a gasolina já usado pelo extinto Fusion, que rende 240 cv de potência e 38 kgfm de torque. Ele é gerenciado por um câmbio automático de oito marchas.

A escolha do motor pode indicar um SUV de uso prioritariamente urbano, até porque a arquitetura do Bronco Sport é do tipo monobloco e suas suspensões são do tipo independente nos dois eixos, com braços de alumínio. É um combinação pouco usual em um jipe mais voltado ao uso no barro e na lama.

Leia também: As picapes mais rápidas à venda no Brasil

Com motor turbo de 240 cv e tração 4x4, novo SUV quer conquistar clientes de marcas premium com aptidões para rodar dentro e fora do asfalto

No entanto, a Ford quer que o veículo seja versátil para agradar gregos (usuários urbanos) e troianos (amantes do off-road). Por isso, o motor a gasolina será complementado por um sistema de tração 4x4 com vetorização de torque e bloqueio eletrônico do diferencial traseiro.

Ao mesmo tempo, as suspensões independentes de alumínio terão a companhia de pneus Pirelli Scorpion AT de uso misto, e o pacote de conectividade incluirá uma câmera dianteira de 180 graus para ajudar a passar por trechos de transposição cega no fora-de-estrada.

O SUV possui ainda sete modos de condução em um seletor chamado “Goat” (sigla em inglês que significa “Goes Over Any Type of Terrain” ou “encara qualquer tipo de terreno”, na tradução livre para o português). 

Leia também: Comprar um Caoa Chery vale a pena? Quem comprou responde

Com motor turbo de 240 cv e tração 4x4, novo SUV quer conquistar clientes de marcas premium com aptidões para rodar dentro e fora do asfalto

O porta-malas traz revestimento antiderrapante, uma divisória modular que pode separar o compartimento horizontal ou verticalmente (servindo até como mesa), vidro com abertura independente para acesso rápido, tomada de 110 Voltas para recarregar um eletrônico mais pesado e até um abridor de garrafas. 

Além disso, toda a construção do jipe foi pensada para um bom aproveitamento no off-road: entre-eixos relativamente curto, de 2.670 mm; vão livre do solo de 223 mm; ângulos de ataque e saída acima de 30 graus (30,4 e 33,1 graus, respectivamente); tanque de combustível com generosos 64 litros de capacidade; capacide de imersão de 600 mm.

Com motor turbo de 240 cv e tração 4x4, novo SUV quer conquistar clientes de marcas premium com aptidões para rodar dentro e fora do asfalto

A Mobiauto já experimentou o Bronco Sport e publica em breve suas primeiras impressões a respeito dele, em texto e em vídeo. Confira agora os itens de série da versão Wildtrak, por enquanto a única do SUV a ser oferecida em nosso mercado:

Ford Bronco Sport Wildtrak 2.0 EcoBoost – principais itens de série

  • Nove airbags (frontais, laterais dianteiros, laterais traseiros, de cortina e de joelho para o motorista)
  • Frenagem autônoma emergencial com detecção de pedestre
  • Alerta de ponto cego
  • Assistente de permanência em faixa
  • Leitor de placas de trânsito
  • Assistente de manobras evasivas
  • Farol alto automático
  • Controle de cruzeiro adaptativo
  • Controle de cruzeiro off-road (até 32 km/h à frente e 10 km/h à ré)
  • Sete modos de condução
  • Ganchos de reboque
  • Faróis e lanternas em LED
  • Rodas de liga leve aro 17
  • Quadro de instrumentos parcialmente digital com tela colorida de 7”
  • Porta-malas com vidro de abertura independente, gerenciamento de carga e tomada de 110 Volts para recarga de eletrônicos
  • Banco do motorista com ajuste elétrico
  • Bancos dianteiros com aquecimento
  • Bancos com revestimento em couro, couro microperfurado e suede
  • Ar-condicionado automático de duas zonas
  • Carregador de celular por indução
  • Central multimídia Sync 3 de 8” com projeção de celulares via cabo
  • Sistema de áudio B&O com 10 alto-falantes, subwoofer e 1.000 Watts
  • Sistema Ford Pass Connec, que permite controlar funções do carro via app no celular

Leia também: Novo Citroën C3 revela frente de Cactus e traseira de Kwid em miniatura

Mais Bronco que Ford

Com motor turbo de 240 cv e tração 4x4, novo SUV quer conquistar clientes de marcas premium com aptidões para rodar dentro e fora do asfalto

Ao olhar as imagens do Bronco Sport, o leitor pode estranhar a quase ausência de emblemas da Ford. O único se encontra no canto esquerdo da tampa do porta-malas. De resto, há apenas o nome Bronco destacado em branco no centro da grade e o desenho de um cavalo empinando no cubo central do volante e no suede dos bancos dianteiros.

Assim como o Mustang, a fabricante do oval azul está tentando fazer do Bronco uma família de SUVs, inicialmente formada pelo Bronco Sport e pelo Bronco, um utilitário esportivo de pegada ainda mais lameira, mas que por enquanto não tem previsão de chegada ao Brasil.

Bronco é um dos pioneiros entre os utilitários esportivos, tendo sido lançado em 1966 nos EUA. Foi comercializado ininterruptamente por 30 anos e cinco gerações até ser descontinuado, em 1996. Volta, 25 anos depois, na geração seis e tentando recuperar o legado do velho Bronco com carroceria sobre chassi.

Você também pode se interessar por:

Os 10 carros mais importantes produzidos pela Ford no Brasil
Ford Territory fica mais barato que Compass para frear queda nas vendas
Ford: funcionários demitidos terão indenização mínima de R$ 130 mil
Exclusivo: Ford Maya, o SUV cupê brasileiro que morreu antes de nascer

Comentários