Flagra: novo Citroën C3 surge no Brasil e confirma origem indiana
A nova geração do Citroën C3 foi flagrada pela primeira vez em território brasileiro. Após um protótipo altamente camuflado aparecer na Índia alguns meses atrás, foi a vez de outro dar as caras em Barra Mansa, município do estado do RJ muito próximo a Porto Real, justamente onde o grupo PSA mantém sua fábrica no país.
As imagens foram captadas por Geraldo Carlos Francisco e publicada pelo colega André Gessner em seu perfil no Instagram. Gessner as cedeu gentilmente para nossa reportagem.
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Embora haja apenas ângulos do modelo de traseira, o nicho hexagonal de placa, logo abaixo da tampa do porta-malas, é idêntico ao do protótipo indiano. O formato das lanternas também é o mesmo.
Assim, o flagra confirma que o projeto do novo C3 brasileiro é mesmo originado da Índia, utilizando uma versão simplificada da plataforma modular CMP, presente no novo Peugeot 208. Só que enquanto o hatch da marca irmã vem da Argentina e tem apelo premium, o da Citroën terá pegada mais popular e produção nacional.
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O estilo “altinho” será mantido na nova geração do dois-volumes, mas a silhueta arredondada será substituída por um perfil um pouco mais quadrado e robusto.
O visual, tanto à frente quanto atrás, será inspirado no primo maior C4 Cactus e também no atual C3 vendido na Europa. Porém, suas lanternas terão desenho exclusivo e serão em peça única, lembrando muito as do Renault Kwid.
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Por ter sido desenvolvido na Índia, o hatch respeitará o limite de 4 metros de comprimento para pagar uma tributação menor no país asiático, o que significa que deve medir 3,99 m nessa dimensão.
A distância entre eixos deve ficar muito próxima aos 2,54 m do novo 208, o que significa que os balanços do novo C3 e que devem ser mais curtos. O flagra, por exemplo, comprova o quanto sua porção traseira é estreita.
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Sob o cofre, o novo C3 trará dois motores flex e naturalmente aspirados já bem conhecidos de nosso mercado: o 1.2 três-cilindros PureTech, de 84/90 cv e 12,2/13 kgfm (gasolina/etanol), e o 1.6 quatro-cilindros EC5, polemicamente adotado pelo novo 208, que rende 115/118 cv e 15,4/15,5 kgfm.
Enquanto a primeira opção será sempre manual, a segunda poderá vir aliada ao câmbio automático de seis marchas da Aisin. Os preços ficarão abaixo do novo 208, provavelmente entre R$ 60 mil e R$ 85 mil.
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A produção em série do novo C3 em Porto Real começará ainda no primeiro trimestre de 2021, com lançamento previsto para ocorrer ainda antes da metade do ano. O modelo atual, inclusive, já deixou de ser montado.
Além dele, a PSA fabricará outros dois produtos com a marca Citroën usando a variante simplificada da base CMP no país: um sedan compacto (que possivelmente se chamará C3 Lounge) e um pequeno SUV que substituirá o Aircross. Estes chegarão entre fim do próximo ano e primeiro semestre de 2022.
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Jornalista Automotivo