Flagra: Novo VW Tera 2026 confirma motorização de Up! contra Fiat Pulse

Novo SUV compacto se despede da camuflagem e revela emblema na traseira
Diego Dias
Por
17.03.2025 às 15:09 • Atualizado em 25.04.2025
Compartilhe:
Novo SUV compacto se despede da camuflagem e revela emblema na traseira

Apresentado à imprensa no Carnaval em sua versão topo de linha, o novo VW Tera 2026 ainda escondia o motor que trazia debaixo do capô, embora a capa do motor e ronco do propulsor não nos deixava dúvida que se trata do 1.0 turbo TSI. No entanto, ainda não havia a confirmação oficial sobre qual calibração o SUV compacto contaria: 170TSI do Polo ou 200TSI usada no Virtus, Nivus e T-Cross.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

O flagra que você confere agora e que foi publicado pelos colegas do perfil @placaverde no Instagram não nos deixa mais dúvidas, pois o novo VW Tera 2026 contará com o motor 1.0 turbo na calibração 170TSI, que era a mais esperada desde quando o SUV compacto começou a ser especulado, sem contar que o modelo traz um porte somente um pouco maior que o Polo, com isso tal motorização já deveria ser suficiente.

Você também pode se interessar por:

Na imagem retirada de um frame de vídeo é possível notar que o carro flagrado já roda sem qualquer tipo de disfarce, afinal, a fabricante já o revelou para o mundo aqui no Brasil. Mas enquanto carro mostrado na Sapucaí trazia o logotipo TSI sozinho com acabamento preto na tampa traseira (fruto do pacote Outfit), essa unidade flagrada mostra o emblema 170TSI cromado no lado direito do porta-malas.

Outro detalhe interessante é que o acabamento do para-choque é prateado, nos levando a crer que se trata da versão High sem o pacote Outfit, que deixa tudo escurecido. Já as rodas parecem ser as mesmas de 17 polegadas do modelo apresentado. Uma olhada com mais atenção também nos mostra que o acabamento mais claro também está presente na dianteira.

Vale sempre relembrar qual o rendimento do 1.0 turbo 170TSI, que hoje entrega 109/116 cv (G/E) a 5.000 rpm e 16,8 kgfm de torque (G/E) a 1.750 rpm. No Polo temos a combinação desta usina com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades, sendo bem provável que tais opções sejam ofertadas também no novo VW Tera.

Para efeito de comparação, o motor 1.0 turbo na calibração 200TSI entrega 116/128 cv (G/E) a 5.500 rpm e 20,4 kgfm (G/E) a 2.000 rpm, mas neste caso sempre com transmissão automática de seis posições.

Tal estratégia de oferecer o novo VW Tera com motor 170TSI é estratégico para a marca, pois o novo SUV fica posicionado abaixo do Nivus e T-Cross, ambos com o 200TSI. Por isso não faria sentido, ao menos nesse primeiro momento, oferecer a motorização com calibração mais potente em um modelo que será mais barato dentro da gama, caso contrário poderia haver algum tipo de canibalização, principalmente em relação ao Nivus, que deverá ter sua versão Comfortline com preço próximo ou até cruzando valores com o Tera High.

  Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp