Flagra: possível substituto do Tiguan já roda em testes no Brasil
Já flagrado anteriormente, o Volkswagen Tayron aparece, mais uma vez, circulando em testes no Brasil, flagrado pelo perfil @placaverde. O modelo já confirmado pela montadora com exclusividade a Mobiauto durante a Expo Londrina 2025. E deverá ser a próxima aposta do segmento de SUVs médios da montadora.
O SUV em questão é um projeto da marca alemã pensado para o mercado chinês, que também é vendido em outros mercados como o europeu. Sua chegada ao Brasil ainda carrega muitas incertezas. Entre elas, a primeira é de que o modelo deve aterrissar por aqui como substituto do atual Tiguan, que já perde espaço no mercado desde o lançamento do Taos em maio de 2021.
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Reprodução/@placaverde
Embora existam mais incertezas do que certezas sobre o VW Tayron, a probabilidade de ele ser o novo Tiguan brasileiro são altas. Isso porque a Volkswagen parece estar queimando o estoque da linha 2024 do SUV para, em breve, retirá-lo do catálogo. Visto que em outros mercados ele já é atualizado na linha 2025, enquanto por aqui ele ainda possui o visual antigo e ano-modelo 24.
Ou seja, parece que a Volkswagen já prepara há alguns anos a aposentadoria do Tiguan no Brasil. Atualmente comercializado em versão única, Allspace R-Line 2024, equipada com motor 300 TSI 2.0 turbo a gasolina de 186 cavalos de potência e 30,6 kgfm de torque, que custa R$ 305.990.
Além disso, o VW Tayron será importado do México, assim como o Tiguan. Com motorização 1.5 turbo de 150 cv de potência e 25,5 kgfm torque – que é uma evolução do propulsor 1.4 turbo já conhecido, que equipa outros modelos como Taos e T-Cross.
Diferente do conjunto motor familiar, essa nova configuração trará autonomia maior, turbocompressor de geometria variável e substitui o funcionamento em ciclo Otto para ciclo Miller, que otimiza o consumo de combustível.
E ainda existem grandes expectativas de que, assim como T-Cross e Nivus, o Tayron – ou Tiguan brasileiro – ganhe fabricação nacional e posteriormente conjunto híbrido. Que faria o SUV médio brigar com modelos como GWM Haval H6. Isso porque na China, o modelo já é vendido com sistema híbrido leve e híbrido plug-in
Como é o Volkswagen Tayron
Divulgação/Mobiauto
Medindo 4,77 metros de comprimento, 1,85 metros de largura, 1,66 metros de altura e 2,68 metros de entre eixos, o Volkswagen Tayron é maior que o atual Tiguan brasileiro. Que mede 4,72 metros e comprimento, 1,83 metros de largura, 1,66 metros de altura e 2,79 metros de entre eixos.
Em outros mercados, o Tayron ainda é comercializado com duas opções de número de ocupantes, podendo transportar cinco ou sete pessoas. Ainda não sabemos qual das versões chegará ao Brasil, mas independente da escolha, não interferirá nas medidas do SUV médio.
Visualmente, o Tayron é parecido com Tiguan, visto que ele também possui a “family face” presente em todos os modelos da Volkswagen e porte de utilitário esportivo médio. A grande diferença estética está na traseira, que conta com lanternas interligadas e afiladas, que entregam que o modelo foi projetado para o mercado chinês.
Por dentro, o modelo também tem características chinesas de acabamento mais refinado e grande telas de 10,25 polegadas no painel de controle e até 15 polegadas na central multimídia - dependendo da versão.
Por Marcela Cavirro