Novo VW Tera 2026 terá motor de Up! e quatro versões no Brasil
Apresentado ao Brasil (e o mundo) no último domingo, o novo VW Tera 2026 deu as caras durante o carnaval do Rio de Janeiro. O evento foi somente uma apresentação prévia do novo SUV compacto, que deverá ser lançado até junho deste ano no mercado nacional. Embora a marca não tenha dados muitos detalhes, ela revelou que a novidade contará com quatro versões – embora tenha apresentado apenas uma delas.
Mas antes de detalharmos as quatro configurações do novo VW Tera 2026, vale relembrar qual será a sua motorização, mesmo que a Volkswagen ainda faça mistério acerca disso. Durante o lançamento, vimos de perto o Tera Outfit, nome da versão topo de linha que trazia o motor 1.0 TSI debaixo do capô, como a própria capa do propulsor e o logotipo na tampa traseira revelava.
Você também pode se interessar por:
- Novo VW Tera Outfit: 22 fotos exclusivas da versão mais cara do SUV
- VW Tera: o que o novo SUV revela do visual da "nova Saveiro"
- Os 30 carros mais vendidos no mês de fevereiro de 2025
- Volkswagen Tera pode viver drama do Honda Fit batido; entenda
O SUV compacto contará com o motor 1.0 turbo flex com a calibração 170TSI, aquela que era disponível para o saudoso VW Up! quando o motor TSI fez sua estreia no mercado e que depois foi aplicado ao Polo. A potência máxima é de 116 cv, enquanto o torque fica em 16,8 kgfm. Embora ainda não tenha sido possível dirigir o modelo, podemos imaginar que seu desempenho seja equivalente ao do Polo TSI, pois o Tera tem porte semelhante e divide a plataforma MQB-A0.
A expectativa é que haja a oferta tanto de câmbio manual de cinco marchas quanto automático de seis velocidades – que era a configuração que a reportagem da Mobiauto teve contato durante a prévia. Não podemos descartar ainda uma possível versão mais cara com a calibração 200TSI no 1.0 turbo, essa com até 128 cv e 20,4 kgfm.
Haverá ainda outra motorização disponível para o novo VW Tera: o conhecido motor 1.0 MPI aspirado flex, que deverá atender a configuração de entrada do SUV compacto. Atualmente disponível tanto no Polo Track quanto no Polo MPI, esse motor 1.0 de três cilindros e flex rende até 86 cv de potência e 10,3 kgfm de torque, que trabalha sempre em parceria com uma transmissão manual de cinco posições. Tal informação de que o modelo teria motorização 1.0 MPI foi publicada pelo jornalista Leonardo Felix, do site Autoesporte.
VW Tera 2026 - As possíveis versões do SUV
Durante a prévia do novo Tera 2026, a Volkswagen revelou que o novo SUV compacto que vem ao mercado para brigar com Fiat Pulse e Renault Kardian contará com ao menos quatro versões, confirmado somente a última: Outfit, que possivelmente se trata de um pacote exclusivo da versão topo de linha High. É isso mesmo: a marca deixará os nomes das versões mais simples, usando Tera High em vez de Highline como em outros modelos, uma estratégia que vimos no passado com o Up! A ideia é deixar o modelo mais descolado e próximo de um público mais jovem.
Descendo um degrau teremos a variante possivelmente chamada de Tera Comfort, diferente da nomenclatura Comfortline usada em modelos intermediários da marca. Logo abaixo deveremos contar com o Tera TSI, essa possivelmente a mais cotada para brigar com o Renault Kardian por combinar o motor 1.0 turbo a um câmbio manual. Por fim devemos contar com o Tera MPI, que terá a missão de fazer volume no mercado, sendo uma versão de base pronta para rivalizar com o Fiat Pulse 1.3.
A ordem das versões
- Tera MPI
- Tera TSI
- Tera Comfort AT
- Tera High AT
Recapitulando o Tera High Outfit, o mais provável é que ele seja um pacote opcional tal qual como é hoje para o Nivus. Assim, o pacote muda o visual por escurecer diversos pontos do SUV compacto, à exemplo dos logotipos pintados de pretos, assim como retrovisores e até mesmo o teto com tonalidade contrastante ao da carroceria. A cor preta também será aplicada na cabine, com teto preto, enquanto as rodas de 17 polegadas calçadas com pneus 205/55 da Goodyear.
Destaque ainda do pacote Outfit é o pacote ADAS completo com direito a monitor de ponto cego, assistente ativo de troca de faixa e até alerta de tráfego traseiro. Abaixo, confira a lista de equipamentos completa do VW Tera High Outfit:
- Painel de instrumentos Active Info Display de 10,25 polegadas
- Central multimídia VW Play Connect com tela de 10,1 polegadas
- Piloto automático adaptativo
- Ar-condicionado automático digital
- Carregamento de celular por indução
- Seis airbags
- Controles de tração e estabilidade
- Assistente de partida em rampas
- Bancos revestidos em vinil com acabamento degradê
- Encosto dos bancos com logo Outfit em baixo relevo
- Aplique macio de vinil no painel
- Iluminação ambiente de LED
- 4 portas USB tipo C
- Partida por botão
- Chave presencial para acesso e partida
- Volante multifuncional
- Aletas para trocas de marchas manuais atrás do volante
- Banco do motorista com descansa-braço
- Acendimento automático dos faróis
- Limpador automático do para-brisa (sensor de chuva)
- Retrovisor interno fotocrômico
- Câmera de ré
- Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
- Faróis full-LED
- Lanternas de LED com função “click clack” (mesmo sistema do Tiguan)
- Rodas de liga-leve de 17 polegadas diamantadas
- Freios a disco nas quatro rodas
- Sistema start-stop
- Abertura do porta-malas externa
- Rack de teto funcional
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.