VW Tera: 5 truques do sucessor do Gol para não parecer um SUV barato
Volkswagen Tera, nome oficial, mas também pode chamar de “Novo ícone Pop”, sucessor do VW Gol e Fusca e expectativa de carro mais vendido do Brasil pela marca. Feito por brasileiros e para brasileiros (sob o comando do designer José Carlos Pavone), o Tera tem truques de design e novidades que dão ao SUV um status acima do seu posicionamento de entrada na gama da VW.
O SUV inédito da marca alemã foi revelado ao mundo no último Carnaval com direito a desfile pela Marquês de Sapucaí. Esqueça alegorias e adereços ou camuflagem no caso do Tera, o modelo foi apresentado sem esconder nada na sua versão de topo na passarela do samba.
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Assim, conhecemos o Tera High com pacote Outfit, como no Nivus. Além dela, serão outras três variantes, inclusive uma com o mesmo motor do Polo Track. Claro que essas informações foram obtidas pela nossa reportagem. Outras, como preços e itens de série das versões, serão fornecidas em um outro momento.
Mesmo sem ver as outras versões, é possível citar, inclusive por um flagra recente da versão mais básica, o que o Tera vai oferecer.
Acabamento
Apesar da mesma plataforma MQB A0 de T-Cross, Nivus, Virtus e Polo, o Tera possui uma estamparia, tanto interna como externa, única. As soluções de acabamento também são diferentes.
No interior, sai aquele plástico liso e sem “vida”, para materiais com texturas para dar um requinte maior. No painel, o Tera tem mais que um vinil de Nivus e T-Cross, pois ostenta material macio ao toque numa faixa do painel, o que inicia um padrão de design.
Mais tecnologia
A central multimídia, por exemplo, é flutuante, igual ao do novo Taos que ainda não chegou. Ainda que sem a confirmação para outras versões, o Tera High tem carregador de celular por indução com ventilação para o compartimento. Coisa que o Peugeot 208 já oferece, mas o diferencial é que o Tera possui um botão para controlar a saída do ar, algo que nem o VW T-Cross Highline possui.
A tela de entretenimento de 10,1 polegadas ainda recebeu o VW Play connect, o mais atualizado sistema da montadora, enquanto Kardian e Pulse são insuficientes nesse sentido. A iluminação ambiente também é toda por LED.
Segurança
Logo de cara, o Tera já sai na frente das versões de entrada de Fiat Pulse e Renault Kardian. O SUV da Volkswagen oferece quatro airbags de série, assim como o Kardian, enquanto o Pulse apenas quatro.
O Tera já vem também com sensores de estacionamento e poderá
contar com itens do pacote ADAS, provavelmente só para as versões de topo no
pacote Outfit.
Na versão High, o Tera possui freio a disco nas quatro rodas, diferente dos rivais tem freios a tambor nas rodas traseiras.
Visual de carros mais caros
Mesmo na versão de entrada, o Tera já tem um visual de modelos mais caros. Basta olhar para o novo Taos. Também, o SUV menor não terá as luzes de neblina, contando somente com entradas de ar no mesmo espaço – provavelmente também para otimizar o consumo e aerodinâmica, como no Nivus.
As formas na dianteira e na traseira “mais musculosas” dão um tom de carro de maior porte que ele realmente tem de compacto.
Na proporção entre a grade e logotipo, assim como o desenho dos faróis, o Tera chega a parecer um VW Tayron (novo Tiguan) olhando somente de frente.
A iluminação também é sempre de LED para dianteira e nas lanternas, exceto para luzes de seta e marcha a ré. Apesar de simples, o Tera pegou emprestado do Polo Track o ajuste de profundidade e altura do volante.
Soluções de carros elétricos
Até mesmo o forro das portas possui um material superior ao que vemos nos SUVs de entrada. Utilizando soluções dos modelos VW ID, o Tera já vem com nicho ajustável onde está localizado o porta-copos. Assim, o compartimento pode acomodar desde itens menores, até garrafas maiores.
No mesmo caminho, o encosto de braço flutuante nas portas com maçaneta de abertura “escondida” é outra característica dos modelos elétricos da marca.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.