Exclusivo: VW prepara novo motor 1.5 turbo flex para híbridos nacionais

Motor 1.5 TSI Evo2 está em estágio avançado de desenvolvimento para substituir o atual 1.4 TSI no mercado brasileiro
LF
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05.09.2023 às 11:10
Motor 1.5 TSI Evo2 está em estágio avançado de desenvolvimento para substituir o atual 1.4 TSI no mercado brasileiro

Depois do projeto da A0 picape, descobrimos outro projeto secreto que a Volkswagen prepara para o Brasil nos próximos anos: a fabricante está desenvolvendo uma variante flex do motor 1.5 TSI Evo2, que representa uma segunda evolução do atual 1.4 TSI da família EA211 que já temos no mercado nacional.

O motor 1.5 TSI Evo2 flex faz parte da estratégia da VW para se adequar ao futuro Proconve L8, novo arcabouço de normas de emissões previstos para entrar em vigor em 2025. Além disso, será um trunfo importante para enfrentar Fiat, Renault, Toyota e as chinesas BYD e GWM no processo de eletrificação da frota nacional.

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Segundo documentos aos quais a Mobiauto teve acesso, a fabricante alemã vem trabalhando no desenvolvimento da variante flex desse motor pelo menos desde janeiro de 2022, ou seja, há mais de um ano e meio. O projeto, inclusive, pode ser a grande explicação por trás dos flagras de protótipos de T-Cross e Nivus sem mudanças visuais rodando pelo País.

Como é o motor 1.5 TSI Evo2


Como dissemos, o 1.5 TSI Evo2 representa uma segunda evolução do atual motor 1.4 TSI que equipa Virtus, T-Cross e Taos no mercado brasileiro. Pertence à mesma família, EA211, porém com deslocamento levemente revisado, a fim de entregar os mesmos picos de potência e torque – 150 cv e 25,5 kgfm –, porém com menos esforço e consumo de combustível.

Em relação ao atual 1.4 TSI, que existe há mais de dez anos e, por isso, dificilmente se enquadraria nos parâmetros de emissão do PL8, o 1.5 TSI Evo estreado em 2016 na Europa traz a mesma receita de turbocompressor com injeção direta de combustível.

Porém, com algumas melhorias, como turbo de geometria variável, pressão da injeção aumentada de 200 para 350 atmosferas, e um sistema de gerenciamento ativo de cilindros, que desativa dois cilindros a cargas baixas ou médias de potência e torque, a fim de economizar combustível (similar ao que será usado pela nova Chevrolet Silverado).

Já o 1.5 TSI Evo2, anunciado em julho 2022 no Velho Continente, estreando no SUV cupê T-Roc, combina outras melhorias, como um catalisador de três vias e o filtro de partículas do combustível realocado para perto do motor, em um módulo unificado de controle de emissões. Isso ajuda ainda mais a conter os índices de emissões de poluentes.

Ainda, o sistema de gerenciamento ativo de cilindros foi aprimorado e passou a contar com mais faixas de operação, passando a se chamar ACTPlus. Todos esses recursos são esperados na versão flex nacionalizada desse propulsor, que deve ser produzido em São Carlos (SP) a partir de 2026, dentro do próximo ciclo de investimentos de R$ 5,4 bilhões da marca.

Outro trunfo desse motor está no fato de ele trabalhar em ciclo Miller e já estar preparado para a eletrificação. Se sozinho ele rende os mesmos 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque de seu avô, 1.4 TSI, em variante híbrida plug-in, combinado a outros dois motores elétricos, ele pode chegar a 272 cv.

Quais VW usarão o motor 1.5 TSI Evo2 flex

Há, também, uma variante híbrida leve de 48 Volts combinada ao famoso câmbio DSG (automatizado de dupla embreagem) com sete marchas, chamada eTSI. É bem possível que esse conjunto esteja presente nos futuros produtos híbridos flex nacionais da VW de porte compacto para médio, como T-Cross, Virtus, Taos, A0 picape, Polo GTS e um possível Nivus GTS.

Já os compactos de entrada, como Polo, A0 SUV e versões mais básicas de Nivus e Virtus, devem utilizar a variante 1.0 eTSI, também com um sistema híbrido leve de 48 Volts. Antes disso, o motor 1.5 TSI Evo2 deve ser usado sem eletrificação nos produtos da VW no Brasil que atualmente possuem a configuração 1.4 TSI.


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