VW registra no Brasil raríssimo Golf duas portas que nunca tivemos
O Volkswagen Golf não é mais vendido no Brasil como 0 km. O famoso hatch médio da marca alemã deixou o mercado em 2020, quando as últimas unidades da versão híbrida GTE foram liquidadas. Agora a fabricante faz um curioso registro no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) de uma versão antiga do modelo com apenas duas portas.
O Volkswagen Golf segue à venda pelo mundo e está em sua oitava geração. A última que tivemos foi a sétima, justamente a que foi registrada. O hatch foi vendido em várias versões com a carroceria de duas portas fora do Brasil, desde a mais básica com propulsor 1.0 TSI até as mais potentes, como a R, de mais de 300 cv de potência.
Você também pode se interessar por:
- Como a VW A0 picape tentará matar quatro coelhos em uma cajadada só
- Exclusivo: VW A0 picape, a rival híbrida da Toro com receita da Montana
- VW e Stellantis sofrem nas vendas de elétricos e culpa é dos chineses
- Volkswagen Jetta: os principais problemas, segundo os donos
As rodas são parecidas com as das variantes TDI, que conta com um motor turbo diesel, e também da R-Line, que tem acabamento esportivado. Como não há dados de especificações sobre motorização e câmbio e o visual das duas configurações são o mesmo, não dá para cravar qual versão é a que foi registrada.
Vale ressaltar que o Golf MK7 duas-portas nunca foi vendido no Brasil. Ele foi produzido e vendido entre 2012 e 2017 em outros mercados, mas recebemos aqui apenas a carroceria quatro-portas com motorizações 1.0 TSI e 1.4 TSI, nas opções intermediárias e de entrada, e 2.0 TSI, para a GTI.
Essa carroceria é uma das mais famosas do modelo. Afinal, foi assim que o Golf estreou mundialmente, ainda em 1974, quando tinha design coberto por vincos e desenho quadrado, como víamos nos VW Passat e na família Gol por aqui. Não só isso, afinal as versões GTi MK3 e VR6 MK4, duas das mais lendárias do hatch, eram construídas com duas portas também.
Seria uma nova tentativa de a Volkswagen tentar retomar o mercado de hatches médios? A pergunta é boa, já que Toyota e Honda lançaram seus esportivos GR Corolla e Civic Type R, respectivamente, este ano no Brasil. No entanto, essa não deve ser a ideia da marca alemã.
Afinal, o registro é de um produto antigo. O Golf atual não tem mais o visual das fotos. Outro ponto é que a versão não é compatível para a concorrência com esses esportivos. Se fosse a patente de um Golf MK8 R, a história seria diferente, já que teríamos uma opção com 2.0 turbo de 320 cv de potência e 38,7 kgfm de torque, sendo mais potente que os modelos japoneses.
Mesmo uma opção mais mansa não deve chegar ao Brasil. O mercado de hatches médios está com os dias contados por aqui por causa da evolução dos SUVs em nosso mercado. Nos últimos anos, além do VW Golf, modelos como Fiat Bravo e Ford Focus também foram descontinuados.
O único que segue no segmento é o Chevrolet Cruze Sport6, mas que também já está com os dias contados. A marca da gravata dourada já informou que as carrocerias hatch e sedan do produto sairão de linha no fim deste ano.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.
Outras notícias
- Novidades sobre carros
10 SUVs 0 km com preço de hatch que você não sabia
- Guia de compra
Volkswagen Polo 2025: preços, itens de série e diferença entre versões
- Novidades sobre carros
VW Polo Robust 2025: como é a versão mais barata feita para o agronegócio
- Novidades sobre carros
VW Virtus fica mais caro e agora versão mais barata sai por R$ 111.990
- Novidades sobre carros
Flagra: VW Tarok aparece pela primeira vez e usa roupa de Virtus
- Autos Originais
VW Passat 4M marcou a comemoração de 4 milhões de unidades da VW no Brasil
- Autos Originais
VW Logus foi o último da parceria com a Ford e abriu caminho para o Polo
- Novidades sobre carros
VW Tayron: marca alemã usará truque de Compass e Commander para novos SUVs
- Curiosidades
Este VW Up! custa o mesmo que um Hyundai HB20 e não precisa de CNH