VW anunciará plano de R$ 5,4 bilhões para novos SUV, picape e híbridos flex
A Volkswagen iniciou oficialmente nesta semana as negociações para uma extensão de seu atual plano de investimentos no Brasil. O ciclo atual, de R$ 7 bilhões, está previsto para terminar em 2025. A fabricante prevê estendê-lo até 2028, com um aporte adicional de 1 bilhão de euros, equivalente hoje a R$ 5,4 bilhões.
Os quatro complexos nacionais da marca devem ser contemplados: São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São José dos Pinhais (PR) e a fábrica de motores de São Carlos (SP). É possível que dentro desse novo montante ainda constem recursos remanescentes do ciclo anterior, visto que se fala em “lançamentos nos próximos cinco anos”, ou seja, entre 2024 e 28.
Nossa reportagem entende que dois produtos já em desenvolvimento serão os carros-chefes do novo ciclo: o projeto A0 SUV ou VW246, revelado por este jornalista no fim de 2019, e que já tem sua produção confirmada para Taubaté no início de 2025; a A0 picape ou VW247, descoberto em primeira mão pela Mobiauto em julho deste ano.
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Como será o VW A0 SUV
Sobre o A0 SUV, além de já ter confirmado o local e começo de produção, nossa reportagem pode afirmar que a VW já se encontra em nível relativamente avançado de desenvolvimento. Seu visual e suas dimensões foram definidos e, agora, a empresa cota a confecção de peças para os primeiros protótipos com carroceria definitiva do modelo.
Ele utilizará a plataforma MQB A0 de Polo, Virtus, Nivus e T-Cross, e deve replicar os 2,56 metros de entre-eixos do hatch e do SUV cupê. Já o comprimento deve ser de pouco mais de 4,10 metros. Terá motorização 170 TSI e 200 TSI flex, sem previsão de versões híbridas em um primeiro momento.
Seus rivais mais diretos serão Fiat Pulse e Renault Kardian, abrindo caminho para que o Nivus ocupe um degrau acima em termos de faixa de preço, concorrendo mais diretamente contra o Fiat Fastback. Isso empurrará o T-Cross definitivamente para uma briga mais nichada contra Jeep Renegade e Hyundai Creta.
Como será a VW A0 picape
Já a A0 picape se encontra em estágio um pouco mais primário de evolução. O que sabemos é que ela aproveitará boa parte da estrutura, mecânica e acabamento interno do A0 SUV, porém com porte mais robusto e outros componentes, com suspensão e freios dianteiros, herdados do T-Cross.
Terá porte compacto-médio, similar ao de Chevrolet Montana e Renault Oroch, com cerca de 4,50 metros de comprimento e 2,80 metros de entre-eixos. Sua produção deve começar apenas em 2026 e ainda não se sabe em qual fábrica será produzida. A paranaense São José dos Pinhais é a favorita na disputa.
O que se pode apostar é que a A0 picape deve ser o primeiro produto híbrido flex nacional da Volkswagen, contando com o motor 1.4 turbo integrado a um conjunto híbrido leve (MHEV) em um sistema que deve ser batizado como eTSI. Já as versões mais básicas devem usar o conjunto 200 TSI.
Motores híbridos flex
O plano de investimentos envolve São Carlos porque a VW já cota com fornecedores a produção nacional de motores 1.0 e 1.4 TSI eletrificados. Ambos devem receber sistemas híbridos leves de 48V na já mencionada família eTSI, mas o propulsor de maior capacidade cúbica pode também contar com uma especificação híbrida plena (HEV).
A partir disso, toda a gama de produtos nacionalizados da marca, incluindo o argentino Taos, devem ser contemplados com versões híbridas flex até 2028. São Bernardo do Campo entraria no ciclo sendo escolhida como centro de armazenamento de baterias.
Além disso, o ciclo deve contemplar a atualização de produtos já existentes da marca entre 2024 e 25, como T-Cross (São José dos Pinhais) e Nivus (São Bernardo do Campo), incluindo possíveis versões 170 TSI flex para os dois SUVs e, finalmente, a chegada da esportiva GTS 250 TSI para o Nivus.
Imagem abre: reprodução/gessnermotors
Jornalista Automotivo
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