Avaliação: Volvo XC40 Plus é elétrico de luxo mais barato que um Compass

Por R$ 17.000 a menos que um Compass híbrido, XC40 Recharge Plus renovado e com mecânica mais simples é um elétrico surpreendentemente “acessível”
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10.11.2022 às 08:15
Por R$ 17.000 a menos que um Compass híbrido, XC40 Recharge Plus renovado e com mecânica mais simples é um elétrico surpreendentemente “acessível”

Quantos carros elétricos de luxo você não viu serem lançados recentemente, sempre acima da faixa de meio milhão de reais? Sim, ser amigo do meio ambiente ainda custa caro. Mas há um elétrico de marca premium vendido a preço relativamente acessível, sendo inclusive mais barato do que um Jeep Compass 4xe híbrido. Estamos falando do Volvo XC40 Recharge 2023.

Conforme a Mobiauto noticiou em primeira mão em setembro deste ano, o XC40 está recebendo um facelift no Brasil. A pré-venda começou no fim de agosto e, agora, o SUV elétrico renovado com a mesma frente do irmão C40 já está chegando a todas as lojas da marca, em duas configurações: Plus P6 e Ultimate P8.

O novo XC40 Recharge Plus P6 custa R$ 329.950, R$ 17.350 a menos que um Compass 4xe, e traz embarcada uma mecânica mais simples, formada por apenas um motor elétrico dianteiro de 231 cv e 33,6 kgfm. São 7,4 segundos para o 0 a 100 km/h e 423 km de alcance no ciclo de WLTP, para um conjunto de baterias de íons de lítio de 69 kWh e 2.030 kg de peso.

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Já o novo XC40 Recharge Ultimate P8 sai por R$ 399.950 e acrescenta um motor elétrico traseiro, o que confere ao SUV tração integral e eleva potência e torque para 408 cv e 67,2 kgfm, respectivamente. O 0 a 100 km/h baixa para 4,9 s e a capacidade das baterias sobe para 78 kWh, o que faz com que a autonomia caia apenas 5 km, para 418 km, mesmo com o desempenho extra e o aumento do peso para 2.188 kg. 

Em termos de equipamentos, as duas versões são praticamente iguais, mas a de topo acrescenta rodas de liga leve aro 20, sensores de estacionamento laterais, câmera 360º para manobras e ar-condicionado digital com purificador de ar multiativo.

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Porém, é a opção Plus que traz a principal novidade na gama, o motor menos potente, tornando-se uma opção mais racional para quem quer um elétrico na garagem sem precisar gastar tanto assim. 

E foi ela que a Mobiauto experimentou em primeira mão no Electric Experience, evento voltado a experiências com carros elétricos e híbridos que vai de 8 a 15 de novembro no Haras Tuiuti, interior de São Paulo.

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O que muda no Volvo XC40 2023

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As mudanças do Volvo XC40 Recharge 2023 se concentram basicamente na dianteira, onde o SUV elétrico adota os mesmos faróis e para-choque do irmão cupê C40. Os desenhos dos jogos de rodas também são novos, mas a traseira é idêntica à do modelo anterior. Ou quase, porque a Volvo aplicou um emblema “Recharge” no canto direito da tampa de porta-malas.

De resto, o XC40 Recharge 2023 é muito parecido com o que já era, e por dentro é igualzinho ao irmão C40. Isso significa, por exemplo, que não há botão de partida: basta estar com a chave próxima e se sentar no banco do motorista que o carro liga automaticamente, aí é só colocar a manopla do câmbio em D e sair acelerando.

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O painel também possui uma faixa central translúcida feita de plástico reciclado, chamada pela marca de Topography, assim como bancos, volante e câmbio revestidos de plástico tricotado à base de PVC com suporte têxtil feito com poliéster emulando couro. Tudo reciclado, como já se poderia esperar. Já a superfície dos tapetes reaproveita o plástico de garrafas PET.

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Diferentemente do C40, que oferece opcionalmente um tom interno “azul Fiorde”, o XC40 Recharge tem acabamento interno sempre na cor preta e não possui teto panorâmico com vidro capaz de bloquear a incidência de luz solar. Por outro lado, o espaço para cabeças no banco de trás é maior e o volume do porta-malas também: 452 contra 414 litros.

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DIMENSÕES
Comprimento: 4.425 mm
Entre-eixos: 2.702 mm
Largura: 1.863 mm
Altura: 1.647 mm
Porta-malas: 452 litros

Como anda o Volvo XC40 Recharge Plus P6

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Nossa experiência com o XC40 Recharge Plus foi em ambiente fechado, mas deu para sentir do que o motor mais manso é capaz. E o que podemos dizer é que o desempenho é mais que suficiente para quem quer um SUV com status, conforto e luxo sem necessariamente ter à mão um carro com arrancada esportiva.

A motorização P6 entrega acelerações e retomadas mais pacatas, verdade, mas longe de serem letárgicas, até porque estamos falando de um motor elétrico, com entrega praticamente instantânea de torque máximo. Para usar no dia a dia da cidade, é mais do que suficiente.

Impressiona o nível de silêncio a bordo, quase sem interferência de ruídos externos como vento, rolagem de pneus ou outros veículos. Já a dinâmica é a mesma que já conhecíamos de outrora no XC40: macias e muito confortáveis em perímetro urbano, mas inclinam demasiadamente em curvas mais fortes. Afinal, é um SUV...

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MOTORIZAÇÃO E DESEMPENHO:
Motor: elétrico dianteiro
Potência: 231 cv
Torque: 33,6 kgfm
Peso/potência: 8,79 kg/cv
Peso/torque: 89,82 kg/kgfm
Câmbio: Automático, 1 marcha
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 7,4 segundos
Velocidade máxima: 160 km/h limitados eletronicamente

Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão dianteira McPherson com molas helicoidais; suspensão traseira multilink com molas helicoidais; freios dianteiros a disco ventilados e freios traseiros a disco sólidos; diâmetro de giro: 11,4 m; Cx: 0,329; vão livre do solo: 176 mm; ângulo de ataque: 20º, ângulo central 16,2º, ângulo de saída 26,6º; carga útil: 466 kg; pneus 245/45 R19. Estepe por kit de reparo emergencial.

Volvo XC40 Recharge Plus P6 2023 – Itens de série

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Visual e exterior: faróis full-LED com acendimento automático e ajuste automático de altura do facho; faróis de neblina em LED; lanternas traseiras em LED; retrovisores externos com rebatimento e escurecimento automático; chave com sensor presencial; rodas de liga leve aro 19 com kit de reparo emergencial (sem estepe); barras longitudinais de teto; porta-malas com abertura por sensor de aproximação.

Conforto e acabamento: bancos revestidos em microtech; bancos dianteiros com regulagem elétrica, incluindo lombar, função memória para o motorista e extensão manual do assento para pernas; sensor de chuva; direção elétrica progressiva; retrovisor interno eletrocrômico; ar-condicionado digital de duas zonas com sensor de umidade; teto solar panorâmico elétrico.

Por R$ 17.000 a menos que um Compass híbrido, XC40 Recharge Plus renovado e com mecânica mais simples é um elétrico surpreendentemente “acessível”

Tecnologia: partida do motor por sensor de chave; quadro de instrumentos digital de 12,3”; central multimídia de 9” com Google Automotive Service; Android Auto e Apple CarPlay sem fio; carregador de celular por indução; duas entradas USB dianteiras e duas traseiras; som Harman Kardon com 660 Watts de potência, 13 alto-falantes mais subwoofer e tecnologia woofer air; sistema One Pedal Drive (aceleração e frenagem usando modulando o pedal do acelerador); sistema Volvo on Call. 

Segurança: alarme; seis airbags (frontais, laterais e de cortina); frenagem autônoma emergencial para colisões frontais e traseiras; proteção contra impactos laterais (SIPS); proteção contra lesões na coluna cervical nos bancos dianteiros (WHIPS); controle de cruzeiro adaptativo (ACC); câmera de ré; sensores de estacionamento frontais e traseiros; alerta de ponto cego; assistente autônomo de mudança de faixa; assistente de partidas em subidas em descidas; controle de velocidade em declives; monitoramento de pressão dos pneus; freios ABS.

Vale a pena o Volvo XC40 Recharge Plus P6?

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Para quem quer um SUV premium elétrico que seja eficiente e esperto, mas não necessariamente um arroubo de desempenho nem uma facada em termos de preço, esta não há opção mais ideal que esta. 

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