Empresa cria sistema para recarregar carros elétricos em 1 minuto

Chinesa de tecnologia visa sanar problema de autonomia dos carros elétricos não com recarga, mas sim com trocas rápidas dos módulos de bateria
Camila Torres
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25.01.2022 às 09:00 • Atualizado em 26.01.2022
Chinesa de tecnologia visa sanar problema de autonomia dos carros elétricos não com recarga, mas sim com trocas rápidas dos módulos de bateria

 Choco-SEB (bloco elétrico para troca) é o nome das baterias em formato de barra de chocolate criadas pela empresa CAES, subsidiária da chinesa CATL (Contemporary Amperex Technology), a maior fornecedora de baterias no mundo.

A gigante da área de tecnologia visa solucionar o problema de autonomia de carros elétricos por meio não da recarga de baterias com pouca energia, mas sim da troca rápida dos módulos em postos especializados. 

A empresa, inclusive, promete substituir um dos módulos descarregados por outro com carga completa em menos de 60 segundos, o que permitiria recuperar até 200 km de alcance de um veículo elétrico no intervalo de 1 minuto.

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Autonomia: o grande gargalo do carro elétrico

Chinesa de tecnologia visa sanar problema de autonomia dos carros elétricos não com recarga, mas sim com trocas rápidas dos módulos de bateria

Empresas que atuam no setor de veículos elétricos já entenderam que a autonomia está entre os principais problemas para difundir a tecnologia entre a maioria dos consumidores, visto que há muita resistência ao uso de modelos 100% eletrificados, principalmente quando falamos de viagens mais longas

Com isso, desde fabricantes de automóveis até empresas de tecnologia vêm entrando na corrida para encontrar uma solução tão rápida e eficaz quanto é hoje parar para abastecer o carro a combustão em um posto de combustíveis.

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Em vez de carregar, troque as baterias

A empresa chinesa CATL é uma delas. A gigante chinesa afirma que já é possível substituir um módulo de baterias de 26,5 kWh em apenas um minuto. Estamos falando da metade da capacidade das baterias de um Renault Zoe E-Tech, por exemplo.

É mais rápido do que encher 25% ou um quarto de um tanque, e o suficiente para rodar cerca de 200 km, nas contas da fabricante de baterias. No entanto, o valor do serviço ainda não foi divulgado.  

Cada cliente pode alugar para o seu automóvel elétrico de um a três módulos de baterias. “Pequenas, flexíveis, minimalistas e com alta densidade de energia”, assim são descritas as baterias pela CATL para tentar explicar ao público como são as Choco-SEBs.

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Chinesa de tecnologia visa sanar problema de autonomia dos carros elétricos não com recarga, mas sim com trocas rápidas dos módulos de bateria

A solução, batizada de Evogo, consiste em estações de troca rápida de baterias realizada por blocos ou mídulos. Para facilitar, um aplicativo conecta os clientes aos pontos de troca.

O melhor é que as Choco-SEBs são compatíveis com 80% das baterias do tipo BEV disponíveis no mercado global, incluindo modelos que serão lançados nos próximos dez anos. Afinal, como dissemos, a CATL detém a maior fatia de fornecimento de baterias em todo o mundo.

A capacidade das estações de troca será de 48 células modulares, sendo que cada uma delas ocupará cerca de três vagas de estacionamento. As baterias poderão ser utilizadas desde automóveis de passeio até veículos comerciais.

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Projeto ainda incipiente

A empresa de tecnologia não entrou em detalhes para explicar a logística de substituição das baterias originais de um carro elétrico pelas Choco-SEBs - como, por exemplo, se as baterias originais ficarão retidas com a empresa até serem coletadas pelo proprietário.

Tampouco detalhou como o cliente deve proceder depois que usar toda a autonomia, já que se trata de um aluguel das baterias. O gerente da CAES, Chen Weifeng, apenas afirmou que a empresa pretende lançar a solução inicialmente em dez cidades na China, mas também não revelou quais serão elas. 


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