Avaliação: Hyundai HB20S, o que é bom e o que poderia ser melhor

O melhor do Hyundai HB20 sedan na linha 2022 está guardado sob o capô e camuflado nas tecnologias que o modelo oferece
Camila Torres
Por
29.04.2022 às 12:37
O melhor do Hyundai HB20 sedan na linha 2022 está guardado sob o capô e camuflado nas tecnologias que o modelo oferece

A segunda geração do Hyundai HB20S foi lançada no fim de 2019, com um design polêmico, e os melhores atributos do modelo foram ofuscados pela sua fisionomia um tanto tristonha. 

Quase três anos depois, a família HB20 mostra que superou os obstáculos que os separavam dos consumidores e provou que nem sempre a beleza é determinante para se ter sucesso.  Tanto que o três-volumes fechou o primeiro trimestre de 2022 como o terceiro sedan mais vendido por aqui, ficando atrás apenas do Chevrolet Onix Plus e do Toyota Corolla. 

Anuncie seu carro na Mobiauto

O melhor do Hyundai HB20 sedan na linha 2022 está guardado sob o capô e camuflado nas tecnologias que o modelo oferece

A Mobiauto avaliou por uma semana a versão topo de linha, Platinum Plus, do Hyundai HB20S, comercializada pelo valor de R$ 108.390 - preço que já é bem salgado e esbarra nas etiquetas dos SUVs, segmento mais forte no mercado brasileiro atualmente. 

Em sete dias com o modelo, vimos que ele poderia melhorar em alguns aspectos, como nos detalhes do acabamento, falta de porta-objetos, a ausência de saídas de ar-condicionado e entradas USB na segunda fileira de bancos, por exemplo. 

O melhor do Hyundai HB20 sedan na linha 2022 está guardado sob o capô e camuflado nas tecnologias que o modelo oferece

A expectativa é que na renovação de meia-vida prevista para este ano, a família HB20 resolva esses problemas e também ganha um tapa no visual para fugir dos memes, como a Mobiauto já contou aqui.

Leia também: Hyundai HB20: os principais problemas, segundo os donos

Mas ele tem suas virtudes. O HB20S oferece um ótimo espaço interno, que acomoda muito bem até o passageiro do meio devido ao túnel central baixo. O porta-malas, que tem 475 litros, é um meio termo no segmento, sendo maior que o do Chevrolet Onix (469 litros), e menor que o do novo City Sedan (519 litros).

O melhor do Hyundai HB20 sedan na linha 2022 está guardado sob o capô e camuflado nas tecnologias que o modelo oferece

Por dentro, no geral o carro é bem acertado, e o couro claro dos bancos e em alguns detalhes mais rebuscados deixam a aparência mais fina. 

Leia também: Hyundai nega piora na segurança do HB20 e vai investigar teste do Latin NCAP 

Em tecnologia, o modelo traz um bom sistema multimídia de 8 polegadas, com destaque para o aplicativo Bluelink que permite controlar o carro a distância, como destravar portas, fechar janelas, ligar motor, checar nível de combustível. 

Outro ponto alto, é o seu desempenho. O motor 1.0 turbo da família TGDi de 120 cv a 6.000 rpm (G/E) e 17,5 kgfm de torque a 1.500 rpm (G/E) casado ao câmbio automático de seis velocidades deixaram o sedan bom de guiar. O HB20S vai de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos, um bom tempo para a categoria. 

O melhor do Hyundai HB20 sedan na linha 2022 está guardado sob o capô e camuflado nas tecnologias que o modelo oferece

Leia também: Avaliação: Hyundai HB20 tem custo-benefício melhor que Onix e Polo?

As arrancadas são muito espertas devido ao torque entregue numa rotação baixa, e nas ultrapassagens ele também mostra agilidade, e não há perda de fôlego nem mesmo em subidas íngremes. 

De fato, o melhor do HB20S está por guardado embaixo do capô. Mas ainda tem muito para se falar desse modelo, então dá o play na avaliação e vem de carona com a Mobiauto. 

Hyundai HB20S Platinum 2022 - Ficha técnica

Motor: 1.0, dianteiro, transversal, turbo, flex, 3 cilindros em linha, 12V, injeção direta de combustível.
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência combinada: 120 cv (G/E) a 6.000 rpm
Torque combinado: 20,4 kgfm (G/E) a 1.500 rpm
Peso/potência: 9,3 kg/cv
Peso/torque: 64 kg/kgfm
Câmbio: automatizado de seis marchas.
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 10,7 segundos
Velocidade máxima: 191 km/h 

Dados técnicos: direção elétrica / suspensão dianteira independente, McPherson com mola helicoidal e suspensão eixo de torção com mola helicoidal / freios dianteiros a disco ventilados e freios traseiros a tambor / diâmetro de giro: Não Informado / Vão livre do solo: 160 mm / Carga útil: 420 kg / Pneus dianteiros e traseiros: 185/60 R15  

Dimensões: Comprimento: 4.260 mm / Entre-eixos: 2.530 mm / Largura: 1.720 mm / Altura: 1.470 mm Porta-malas: 475 litros.

Talvez você também se interesse:

Hyundai HB20 mudará visual de novo em 2022 para deixar de ser meme
Exclusivo: Hyundai HB20 2023 terá 6 airbags e não demora a chegar
Hyundai HB20 2023: entenda o que vai mudar na família de hatch e sedan
Hyundai HB20 e HB20S: custos de revisão, seguro e peças de manutenção


Comentários